Iniciar sessão ou registar-se
    • uaru
    • 13 abril 2014

# 1

Estou a considerar comprar uma casa antiga, do início do século XX, com estrutura em madeira, e, por isso, tenho passado as últimas duas semanas a ler o fórum sobre os mais diversos temas, mas ainda não encontrei o assunto que gostaria de abordar, pelo menos especificamente e para já.

Um dos pontos que me preocupa nesta casa é a estrutura da mesma. Dá para perceber que tem soalho em tábua corrida, apesar de estar tapado com alcatifa em grande parte, os tectos estão também revestidos (estuque? estafe?), o que não deixa ver as vigas (?) de madeira, com exceção de um local no tecto da cave, onde se percebe que houve um problema de infiltração, deixando este revestimento meio caído, abaulado e expondo, parcialmente, a estrutura das vigas. Ora, neste local, dá para ver que pelo menos 2 das vigas estão "podres", ou seja, desfeitas até talvez metade da secção, numa extensão talvez de 30 a 50 cm - não consegui ver, no entanto, o ponto de inserção à parede lateral, em pedra. Ainda neste local, há uma parte mais considerável do tecto que está a fazer saliência para baixo, tipo uma barriga, como se tivesse inchado com a água e a estrutura tivesse cedido. No chão, por cima deste local, não se nota qualquer alteração.

Noutros pontos da casa é possível notar algum desnível no soalho, alguma "ondulação" em zonas em que parece ter cedido ligeiramente, fazendo uma cova. No global, tendo já visto algumas casas assim - e fazendo a ressalva de não ter conhecimento técnico suficiente - parece-me bastante firme, mesmo dando alguns pulos.

Sem poder levantar soalhos ou esburacar os tectos, o que pensam desta situação? Até que ponto a estrutura pode ser utilizável? Algum desnivelamento no soalho é normal? Ou deveria ser preocupante?

Quanto à zona da cave onde está o tal tecto descaído, disseram-me que essa parte podia ser removida, uma vez que está entre duas paredes de suporte em pedra (de parede a parede serão cerca de 2 metros), substituindo por laje em betão, mantendo o resto da estrutura da casa. Que vos parece esta solução? Seria viável, por exemplo, substituir as vigas de madeira que não estão em condições? Ou acaba por ser mais trabalhoso, mais demorado e mais dispendioso? Não sou muito adepto de destruir para reconstruir (prefiro recuperar), a menos que seja a opção mais lógica.

Agradeço as vossas opiniões e perguntas!
  1.  # 2

• uaru
    • 13 abril 2014

# 3

Boas simadyn, obrigado pela resposta!

Vi os links que indicou, mas são acerca de telhados e, neste caso, estou a falar das vigas (não sei se se chamarão assim) que formam o tecto/chão (com soalho de madeira corrida por cima) e ficam a separar os pisos da casa.
  2.  # 4

O nivelamento faz-se bem com outra camada em cima do piso, pode até aproveitar essa camada nova para embutir alguma rede, quanto ao aproveitamento da estrutura tem de ser analisado por um técnico qualificado.

Cumprimentos
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    • uaru
    • 14 abril 2014

# 5

Obrigado pela sua resposta, Nuno. A análise da estrutura será, realmente, analisada por alguém que tenha a capacidade técnica necessária. Queria era saber, nesta fase, se é viável/rentável substituir apenas algumas vigas ou se é preferível fazer uma laje em betão.

Quando fala de nivelar, isso implicaria levantar todo o soalho, correto? Ou seria para aplicar a camada por cima do piso existente? A minha intenção é manter o soalho original.

Obrigado!
  3.  # 6

Tente fugir ao betão reponha as peças que forem necessárias em madeira ou pondere uma estrutura em Aço.

talvez o melhor seja nivelar logo a estrutura, mas mesmo só indo ao local.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Rui Fernandes
  4.  # 7

Sempre a madeira!

Apresento a seguir alguns casos de aproveitamento e reforço de vigas. Uns tradicionais e outros mais actuais. Penso que também é aplicável a pisos de tecto/chão. O técnico melhor dirá. Fotos Ncrep.pt
      601068_401810826579881_1708439371_n.jpg
  5.  # 8

Fonte Ncrep.pt
      7502_IMG_4077_-_Final.jpg
  6.  # 9

mais uma
      301287_160267634067536_796848966_n.jpg

0.0142 seg. NEW