Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

bom dia solicito ajuda para ver se me aconselharam bem tendo em conta que não tenho conhecimentos na matéria.
    a minha casa é em lisboa e tem parede simples, vidros duplos e portadas. e bate o sol nas 2 laterais da casa.
    as divisões são as seguintes:
    2 quartos com 8m2 cada
    1 quarto com 11m2
    1 sala com 16m2
    a máquina exterior foi uma : mitsubishi MXZ-4D_72VA
    as máquinas interiores são:
    2 x MSZ-SF_20VA ( quartos peq. ) + 1 x MSZ-SF_25VE ( quarto maior ) + 1 x MSZ-SF_35VE ( sala ).
    as minhas duvidas são as seguintes:
    1º a máquina exterior está bem dimensionada para as 4 de dentro?
    2º se seria mais adequado os quartos serem todos de 9000BTU para fazer menos "esforço" nas alturas de mais frio e mais calor?
    3º em vez das máquinas interiores serem o modelo SF ser o modelo KIRIGAMINE. vi que o KIRIGAMINE é A+++ e o Sf é A ++ isso em dinheiro será muita diferença??
    4º a diferença entre modelos para as 4 máquinas são cerca de 450 € valerá a pena.

se me puderem ajudar agradecia imenso.

obrigado aguardo opiniões.
  2.  # 2

Apenas a minha opinião e como faria se fosse dimensionado por mim...

Sistema Multi-Split com as seguintes maquinas

Quartos de 8 m2 - 2 maquinas MSZ-SF15VA;
    Quartos de 11m2 - 1 maquina MSZ-SF20VA;
    Sala - 1 maquina MSZ-SF25VA;
    UExterior - MXZ-4D72VA

No caso acima a UE está bem dimensionada, contudo acho que jogaram pelo seguro no dimensionamento das UI's, pois a não ser que exista algum factor bastante influenciável que você não esteja a mencionar (como o pé direito maior que o normal) os quartos mantem-se bem a 7000btus colocando para o maior uma de 9000btus obviamente o facto de bater o sol nas duas fachadas por ter influenciado essa seleção.