Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

bom dia solicito ajuda para ver se me aconselharam bem tendo em conta que não tenho conhecimentos na matéria.
    a minha casa é em lisboa e tem parede simples, vidros duplos e portadas. e bate o sol nas 2 laterais da casa.
    as divisões são as seguintes:
    2 quartos com 8m2 cada
    1 quarto com 11m2
    1 sala com 16m2
    a máquina exterior foi uma : mitsubishi MXZ-4D_72VA
    as máquinas interiores são:
    2 x MSZ-SF_20VA ( quartos peq. ) + 1 x MSZ-SF_25VE ( quarto maior ) + 1 x MSZ-SF_35VE ( sala ).
    as minhas duvidas são as seguintes:
    1º a máquina exterior está bem dimensionada para as 4 de dentro?
    2º se seria mais adequado os quartos serem todos de 9000BTU para fazer menos "esforço" nas alturas de mais frio e mais calor?
    3º em vez das máquinas interiores serem o modelo SF ser o modelo KIRIGAMINE. vi que o KIRIGAMINE é A+++ e o Sf é A ++ isso em dinheiro será muita diferença??
    4º a diferença entre modelos para as 4 máquinas são cerca de 450 € valerá a pena.

se me puderem ajudar agradecia imenso.

obrigado aguardo opiniões.
  2.  # 2

Apenas a minha opinião e como faria se fosse dimensionado por mim...

Sistema Multi-Split com as seguintes maquinas

Quartos de 8 m2 - 2 maquinas MSZ-SF15VA;
    Quartos de 11m2 - 1 maquina MSZ-SF20VA;
    Sala - 1 maquina MSZ-SF25VA;
    UExterior - MXZ-4D72VA

No caso acima a UE está bem dimensionada, contudo acho que jogaram pelo seguro no dimensionamento das UI's, pois a não ser que exista algum factor bastante influenciável que você não esteja a mencionar (como o pé direito maior que o normal) os quartos mantem-se bem a 7000btus colocando para o maior uma de 9000btus obviamente o facto de bater o sol nas duas fachadas por ter influenciado essa seleção.

Relativamente a gama Kirigamine(MSZ-EF), basicamente paga a estética são efectivamente A+++ enquanto os outros são A+, para ter uma ideia uma maquina de 9000btus MSZ-SF tem um consumo anual de 764kWh/a e uma MSZ-EF tem 716kWh/a cerca de menos 50kWh/a a meu ver e dependendo do uso que lhe irá dar será um processo longo até fazer os 450€ da diferença.

Tem essa informação neste catálogos:

http://www.mitsubishielectric.eu/pt/admin/uploadedfiles/90f5e98916eeca508c51a9f65a7a43a3.pdf
    http://www.mitsubishielectric.eu/pt/admin/uploadedfiles/6e301607d7caffdce25622769e7db407.pdf

PS1 - Escolheria na mesma a kirigamine pois são bem bonitas
    PS2 - Por curiosidade fui ver os preços e ver as diferenças de preço entre as duas gamas e esses 450€ foram bem esticados pois em média o preço de uma maquina para outra de igual potencia é inferior a 100€.
    Concordam com este comentário: dfserra
  3.  # 3

desde já obrigado pela ajuda,

o catalogo debaixo é do kirigamine zen esse sim é semelhante ao SF e os preços onde viu que eram abaixo de 100€ máquina se o kirigamine é bem mais caro??

a diferença são 400€ mais iva e logicamente porque são multi se fosse individual nem lhe chegava.

as máquinas têm bastantes diferenças, mas se a diferença são só cerca de 50kw ano demora muito a recuperar os €.
  4.  # 4

As máquinas KIRIGAMINE tem realmente mais funcionalidades, contudo algumas delas apenas tem interesse para áreas grandes.

São realmente mais eficientes em mono, em multi ´também o devem ser, mas creio não haver dados que quantifiquem tal.
    Concordam com este comentário: FPinheiro
  5.  # 5

Colocado por: gonçalo dias silvadesde já obrigado pela ajuda,

o catalogo debaixo é do kirigamine zen esse sim é semelhante ao SF e os preços onde viu que eram abaixo de 100€ máquina se o kirigamine é bem mais caro??

a diferença são 400€ mais iva e logicamente porque são multi se fosse individual nem lhe chegava.

as máquinas têm bastantes diferenças, mas se a diferença são só cerca de 50kw ano demora muito a recuperar os €.

Unidade Mural SF20 - 320€
    Unidade Mural KRIGAMINE ZEN - 380€
    Unidade Mural KIRIGAMINE - 460€

Efectivamente estava mesmo a referir-me as ZEN, para as ultimas (FH) realmente os preços são mais elevados contudo note que salvo erro essa gama so tem maquinas de 9000 btu's para cima o que no caso dos quartos pequenos ao optar por esta maquina ia comprar duas maquinas mais potentes...

0.0122 seg. NEW