Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros Foristas,

Adquiri uma moradia, com um sistema de Painel Solar+caldeira, que já me deu algumas dores de cabeça e como tal preciso da V. ajuda e aconselhamento.

O que tenho é:
    EVOSOLAR SA SPA 300, termosifão de 260L, com 2 paineis de 2,09 sqm.
    Agregado: 3 pessoas
    VNF/Braga

Já procurei manuais e informação sobre este fabricante/modelo, para estudar e ver o que posso fazer, mas não tenho tido sucesso. Quem me puder orientar a direção certa, agradeço.

1 situação: as derivações das canalizações, estão mal feitas, porque a caldeira de apoio (NOVA FLORIDA Pictor Dual Line 24 CTFS) estava a direcionar a agua quente para o painel solar e só daí saia para as canalizações interiores, o que naturalmente não faz sentido. Solução que propuseram: separar os dois sistemas, junto ao painel solar, ou seja, o painel solar aquece a água e se porventura houver algum problema, vou ao painel solar, fecho a torneira, abro uma outra junto à caldeira, e a caldeira, aquece as águas. Como apoio ao painel solar, instalaram-me uma resistência/termostato, com relógio. Mais ou menos, por sensibilidade, (dias frios/mais quentes vs maior consumo/menor consumo de energia), fui reduzindo o tempo do relógio, até que desliguei o disjuntor da resistência no quadro, (porque não conseguia saber se de facto, a resistência ligou ou não) e na última semana, não tive qualquer problema com a temperatura da água e os consumos reduziram cerca de 1kwH...

Do que já vi por aqui, é o mesmo conceito do cilindro, o que não me agrada nada. Outra solução (custo/beneficio?), seria passar uma tubagem nova, do painel solar à caldeira, com os naturais constrangimentos. O que vos parece?

2- Posso instalar uma sonda, para saber qual é a temperatura da água no acumulador? Qual recomendam? Instalação por um técnico, ou com alguns conhecimentos é possível eu instalar?

3- Como saber se o termostato está a funcionar (ou melhor ainda, saber qual é a temperatura para o qual está calibrado?)?

Vou colocar algumas fotografias e desde já agradeço os V. comentários.

AF
  2.  # 2

outra fotografia.
      IMG_7691.JPG
  3.  # 3

outra fotografia
      IMG_7689.JPG
  4.  # 4

outra fotografia
      IMG_7694.JPG
  5.  # 5

outra fotografia.
      IMG_7673.JPG
  6.  # 6

Com o intuito de tentar ajudar, tem a certeza que a agua quente da caldeira é que vai ao painel e não o contrário?

Em casos normais, faria mais sentido a tubagem ir ao solar e do solar passar na caldeira por forma a ser a caldeira a dar apoio ao solar e não o contrário (que nunca iria acontecer).

Na ultima foto tem a misturadora AQS, que depreendendo que o tubo da direita estará ligado na entrada de AQ, para ter o sistema correcto deverá ter entrada de AF do lado esquerdo e o tubo de baixo deverá entrar na entrada de AF da Caldeira, depois terá a saída de AQ da caldeira directa para a sua instalação. Será isto que tem ?
  7.  # 7

Caro FPINHEIRO,

De facto, o normal seria o que me indicou. O que transpus, foi o que me foi dito pelo técnico a quem recorri. O mesmo que me sugeriu passar tubagem nova...daí, recorrer ao forum, para tentar ter mais opiniões. O teste da tubagem, foi o "tradicional" do sopro. Ou seja, ir soprando, até sentir em que tudo sai o ar. Foi daí que chegaram a essa conclusão.

Já pensei em recorrer a uma empresa com videoscópio, mas o problema, seria estar a pagar mais de 100€, para, porventura me dizerem o mesmo que o técnico me disse + a tubagem nova...

Obrigado.

AF
  8.  # 8

Pelo que verifico e pelas fotos visiveis salta-me á vista uma instalação que é precisamente um manifesto falta de profissionalismo:

-Isso está feito em PPR inclusivé com mistura de diversos fabricantes nunca uma tubagem vindo do acumulador até á valvula termostatica poderá ser feita com PPR/multicamada porque ai existe alturas que poderá vir a água a temperaturas acima dos 100o e a tubagem em questão não consegue suportar esta temperatura.

- Só seria aceitavel essa tubagem depois da válvula termostatica onde seria regulável porque existe esse T na saida da água quente?

-Para melhorar e rentabilizar esse sistema terá que fazar o seguinte:

-Traz um tubo da água quente vindo do acumulador diretamente á caldeira mural eliminando á partida essa válvula termostática, poderia aproveitar essa instalação sem necessidade de introduzir nova tubagem agora com PPR nessas circunstâncias NUNCA!
    -Deixa estar a alimentação fria diretamente ao acumulador.
    -O tubo da água quente vinda do acumulador entra na fria da caldeira, depois na água quente e antes da entrada na rede de alimentação introduz então essa válvula termostática regulável para a temperatura desejável não superior a 50/60o.
    -Será a caldeira a fazer a leitura da temperatura vinda do acumulador desiste da resistência que não está a fazer função nenhuma.
    -Não precisa de instalar qualquer sonda no acumulador é na própria caldeira que regula a temperatura ela arranca se a temperatura programada for inferior á temperatura na válvula termostática.
    -Como tem que fazer uma ligação da fria á válvula termostática partindo da fria que alimenta o painel neste percurso instala uma válvula de retenção.
    -Seria aconselhável instalar uma vaso de expansão antes da derivação para o painel solar, nunca depois da derivação do painel!

Ou seja se tiver temperatura vinda do painel a 60o por ex. a caldeira não arranca se não tiver arranca.

Se a caldeira for mista e se não tiver aquecimento central faz um by pass na caldeira entre a ida e o retorno do aquecimento.

Esta situação resolve o seu problema o que foi feito foi um autentico disparate partindo do principio logo pela instalação do sistema solar com tubagens inadequadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AFTSCHIKU
  9.  # 9

Isso é material da Oliveira irmãos (OLI) entre em contacto com eles k eles enviam os manuais todos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AFTSCHIKU
  10.  # 10

boa tarde, uma pergunta, esse painel sabe o que é uma manutenção??
  11.  # 11

Antes de mais, obrigado pela V. ajuda!

Costa53, pôs-me a pensar... principalmente nos Euros para tudo isso! mas, obrigado!

Sergio Rodrigues, obrigado!

ins.Bruno, supostamente devem saber, porque foi isso mesmo que paguei... além de tudo o resto que indiquei, o que lhe chamou a atenção? Se estiver disposto a ajudar, eu estou disposto a dar-lhe o que precisar, para me ajudar!

Novamente, obrigado!

AF

0.0149 seg. NEW