comprei uma moradia que está a necessitar de algumas obras. O telhado está em mau estado, e agora ao retirar a telha, a madeira está podre e a desfazer-se, tem de ser substituído na totalidade. No entanto, há quem me diga que para agora para fazer estas obras tenho de avisar a câmara municipal, outros dizem-me que não é necessário.
Venho pedir a vossa opinião, porque em principio amanhã vou à câmara porque não quero chatices nem pagar multas... Mas não calhava nada bem ter de pagar por licenças e burocracias....
Lol eu tirei fotos, na parte de trás da casa já está a telha toda retirada e vão retirar a restante amanhã. Já nem sei o que fazer :s
Infelizmente não conheço ninguém... Estive a ler o decreto lei 555/99 que diz "f) «Obras de conservação» as obras destinadas a manter uma edificação nas condições existentes à data da sua construção, reconstrução, ampliação ou alteração, designadamente as obras de restauro, reparação ou limpeza";
1 - Sem prejuízo do disposto na alínea d) do n.º 2 do artigo 4.º, estão isentas de controlo prévio: a) As obras de conservação; b) As obras de alteração no interior de edifícios ou suas fracções que não impliquem modificações na estrutura de estabilidade, das cérceas, da forma das fachadas e da forma dos telhados ou coberturas; c) As obras de escassa relevância urbanística;
Será que é mesmo necessário?? Não vou alterar nada, até vou colocar a mesma telha!
Obras desde que não altere a estrutura da casa, ou seja se manter estrutura igual ao que existia fica dispensada de licenciamento. No entanto poderá ter de comunicar à câmara o início das obras sobretudo se ocupar a via pública.
1 - São obras de escassa relevância urbanística: h) A substituição dos materiais de revestimento exterior ou de cobertura ou telhado por outros que, conferindo acabamento exterior idêntico ao original, promovam a eficiência energética;
Bem, acho que fico salvaguardada :). Veremos.
Entretanto, vou colocar isolamento no telhado (roofmate) alguns dizem que se deve colocar uma tela isoladora, é necessário?
a madeira está podre e a desfazer-se, tem de ser substituído na totalidade.
Se aqui estamos a falar em substituir a estrutura de estabilidade do telhado, e tem de ir à Câmara, tal como já citou aí atrás na citação do RJUE. Comunicação Prévia.