Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Obrigado vizinho, desculpe Portugal de Barcelos
    E bem provável que necessite e agradecia as fotos se poder enviar.

    Na sua opinião acha que deveria no exterior reconstruir "com a pedra à vista" ou estucada e apenas com as pedras à volta das janelas e das portas?
  2.  # 22

    Acho que depende do que pretenda.... Se é conservar o "estilo" da casa ou mudar alguma coisa para poder ficar mais em conta para si.

    Para lhe enviar os pdfs preciso do seu mail... Tem exemplos de janelas, portas, varandas, balaustres etc

    Tem inclusive casas semelhantes com esses muros em pedra bem como algumas zonas envolventes.
  3.  # 23

    Qual das opções fica mais barata?

    Picar todas as fachadas, encher e pintar ou picar as fachadas, limpar a pedra e encher as juntas
  4.  # 24

    Ideias,ideias......
  5.  # 25

    Boas

    As minhas duvidas é se reconstruo com base no original, recuperando e reconstruindo com madeiras ou coloco placas de cimento, se mantenho todas as escadas mesmo as que me criem limitações na distribuição de divisórias, se recupero as portas ou ponho novas, se no exterior pinto de branco e mantenho a pedra à volta das janelas e portas ou ponho toda a casa em pedra à vista...


    Pessoalmente acho que partiria para a execução de "placas de cimento", embora envolva a demolição do interior. No fundo, só mantinha a "casca" do existente. Além disso vai provavelmente ter executar paredes interiores e um isolamento térmico que respeite as actuais exigências ( e crie as condições de conforto que lhe permitam usufruir ca casa de que tanto gosta); provavelmente o mesmo se passa no que diz respeito às caixilharias. Mas concerteza que o seu arquitecto a elucidou sobre estas e outras questões do género.
    Quanto às escadas,ninguém melhor que o seu arquitecto para a aconselhar, mas convém saber de antemão aquilo que prefere; por mim preferia estabelecer as divisões da forma que melhor servissem a mim, à minha família e aos hábitos de vida de cada um.
    No que diz respeito às portas, gostei do aspecto e consideraria fortemente a hipótese de as utilizar de novo. De facto era até capaz de revestir o tecto da adega com os mesmos materiais que agora o constituem; deve haver é "só" ter algum cuidado na demolição.
    Já no que diz respeito ao aspecto exterior, experimente pedir orçamentos para as duas hipóteses; quando da execução, manda picar as paredes e avalia o aspecto, podendo então decidir.

    a primeira comtemplava os dois pisos para habitação mas era tudo muito grande


    É assim que o dinheiro voa.

    Boa sorte

    José Cardoso
  6.  # 26

    Só sabendo mesmo o orçamento de cada coisa.

    Pessoalmente acho que tapar os muros em pedra já existentes seria uma ma opcão pois para isso então comprava-se um terreno sem casa...

    Uma vez que a casa ja possui a pedra, acho que faz todo o sentido valorizar essa caracteristica.
  7.  # 27

    Boa noite,

    Gostaria que me dessem a vossa opinião em termos económicos o que me fica mais acessivel:

    1ª Placa de piso + placa de tecto + placa de telhado (em abobadilha e vigota)

    2ª Placa de piso + placa de tecto + placa de telhado (betão)

    3ª Estrutura metalica piso e tecto + placa de telhado

    Sendo que qualquer das opções será para levar soalho maciço e pladur.

    Agradeço sugestões pois necessito de tomar a decisão para o projecto.

    Obrigada
  8.  # 28

    Essa resposta não é directa, muito longe disso.

    Não podemos olhar apenas para os preços de cada solução, porque ao contrário da obra nova, a opção por uma delas, implica outras soluções, por ex, amarrações às paredes, lintéis de coroamento, reforços de paredes etc, ~. è daquelas coisas que só vendo no local, para perceber qual a melhor solução
  9.  # 29

    Bom dia e obrigada pela resposta

    Depois da avaliação do arquitecto ao imóvel, sugeriu que seria preferível optar por uma estrutura metálica, por vários motivos.
    Foi nos também aconselhado que a estrutura ficasse independente das paredes exteriores assente em sapatas novas e nao apoiadas nas paredes existentes.
    A unica parte que assenta nas paredes seria a placa de telhado + uma cinta a toda a volta que servirá de travamento.
    claro que tudo isto foi a ideia que ficamos e que agradou a ambas partes na visita do arquitecto, mas a seguir irão ser feitos estudos para a opçao escolhida por nós.
    A nossa pergunta seria na possibilidade de podermos optar, caso os estudos efectuados á posterior nao condicionem a escolha e a pensar nas soluçoes que estao associadas a cada uma dessas opçoes, qual a mais económica no global sem pensar nos isolamentos, pavimentos pois serao os mesmos.
    Obrigado pela atençao.
  10.  # 30

    Ajuda precisa-se.
    Ideias davam jeito.
    Obrigado
  11.  # 31

    Em principio pode fazer uma estrutura metálica.
    O Steelframing pode ser uma solução? http://www.futureng.com/
    Há uma empresa em Braga http://www.engiaco.com
  12.  # 32

    Obrigada Pauloss.

    Alguém teve esta experiência e me sabe dizer qual a opção mais económica?

    Qual a opinião dos "experts" do forum
  13.  # 33

    Boas

    Como já disse o Paulo Correia a resposta não é directa já que depende de factores que só podem ser avaliados com o conhecimento exacto da construção existente e das alterações que pretende fazer. Acho que esta decisão deveria ser tomada com aconselhamento conjunto do arquitecto e de um eng.º de estruturas.
    Em termos gerais os pavimentos em laje de abobadilha e vigota são mais económicos, mas podem impor limitações na distribuição dos elementos estruturais e levam às vezes a construções com vigas à vista sob os tectos, etc. As lajes de betão armado são algo mais caras mas concedem mais liberdade à distribuição des elementos estruturais, permitindo escondê-los com mais facilidade; além disso são muito mais eficientes na reacção a fenómenos sísmicos.
    Não tenho suficiente conhecimento dos preços para pavimentos metálicos, pelo que não posso ajudar.
    Se optar por lajes de betão coloque ao seu técnico a hipótese de usar lajes colaborantes: em obra é outra limpeza e permite trabalhar com espessuras menores.
    No que diz respeito à cobertura, eu optaria algo do tipo onduline (o seu técnico lhe explicará com mais pormenores): é eficaz e leve, reduzindo as cargas na estrutura.

    cumps
    José Cardoso
  14.  # 34

    obrigada pela sua resposta,

    O arquitacto aconselhou estrutura metálica e o soalho seria a placa, não sei se me faço entender...

    Tenho algum receio desta opcão...
  15.  # 35

    Boas

    Não compreendi o motivo do seu receio; se puder ser mais explícita ...

    cumps
    Josá Cardoso
  16.  # 36

    A verdade é que vivi muitos anos noutra casa com placa em madeira e sentia o chão a mexer debaixo dos pés ao andar, não quero ter a mesma sensação nesta.

    O meu arquitecto diz-me que os valores serão muito sililares entre a opção madeira e a opção "vigotas e abobadilha", mas por razões estéticas a casa ficaria melhor com placa em madeira mas em vez dos troncos levaria estrutura metálica em aço galvanizado (vigas em H).

    E muito importante para mim a questão económica, daí pedir a vossa ajuda e conselhos.
  17.  # 37

    Boas

    No que respeita ao aspecto económico não posso ajudá-la (no que diz respeito à estrutura metálica). No que diz respeito à sensação de sentir o chão a mexer, penso que seria um pavimento com a própria estrutura em madeira e, se calhar, já antiga. Com estrutura metálica penso que isso não irá acontecer desde que tudo seja bem projectado e executado. Mas espere por outras opiniões porque há aqui gente entendida no assunto.

    cumps
    José Cardoso
 
0.0213 seg. NEW