Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a Tod@s,

Herdei uma casa dos meus avós, e tenciono remodela-la e fazer daí a minha habitação.
    Comecei à cerca de um ano a mexer os pauzinhos, contactei um conhecido meu para me fazer o projecto. Para tal paguei 2500 euros pelo projecto, + 1500 euros para as especialidades. No corrente mês recebi resposta da câmara municipal a dizer que estava tudo OK. Agora queria pedir orçamentos mas o arquitecto que me projectou a casa recusasse a entregar-me o caderno de encargos dizendo que para tal devo de pagar mais 1000€.
    Ele pode fazer isso ou está obrigado a apresentar o caderno de encargos?

Podem ajudar-me a tirar esta duvida por favor.
    Aproveito e desejo boa Pascoa a tod@s.
    • mog
    • 18 abril 2014

# 2

Bom dia, ele deve entregar-lhe aquilo que você contratou e pagou. Pelo que descreveu, fico com a sensação de que você só pagou/contratou os projectos, logo..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cerbeira
  2.  # 3

Colocado por: mogBom dia, ele deve entregar-lhe aquilo que você contratou e pagou. Pelo que descreveu, fico com a sensação de que você só pagou/contratou os projectos, logo..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cerbeira

Obrigado mog,
    Pode dizer-me que alternativas tenho? Todos os empreiteiros que consultei me pedem o caderno de encargos.
    Qualquer um me pode fazer o caderno de encargos ou somente quem projectou o pode fazer?
    • 1255
    • 18 abril 2014

# 4

Pelos valores que pagou provavelmente diz respeito apenas ao projecto de licenciamento: Arquitectura e especialidades.
    O caderno de encargos pode ser feito por outro técnico ou gabinete mas isso não faz sentido. 1º porque o valor que o seu arquitecto pede (1000€) é muito razoável. E depois quem melhor do que ele, que desenvolveu todo o projecto consigo, está mais familiarizado com as suas expectativas?
    O caderno de encargos, quando bem elaborado, é uma ferramenta muito importante para que a obra corra bem e não haja surpresas.
    1000€ parece-me barato, tem medições?
  3.  # 5

Colocado por: cerbeiraPode dizer-me que alternativas tenho?

alternativas a quê? a pagar para ter um caderno de encargos.

Colocado por: cerbeiraQualquer um me pode fazer o caderno de encargos ou somente quem projectou o pode fazer?

Qualquer um pode fazer, mas o ideal é ser feito pelos projectistas.

Cada projecto de especialidade deve ter um caderno de encargos.

Existem aqueles cadernos de encargos tipo "chapa 5" que é só imprimir, e por 50€ são caros, e existem aqueles que por 1000€ são baratos, estes demoram muito tempo a executar, e devem ser feitos com a participação do cliente na escolha dos materiais.

Colocado por: cerbeiraTodos os empreiteiros que consultei me pedem o caderno de encargos.

Já anda a consultar empreiteiros, mas parece-me que ainda não sabe que materiais é que quer aplicar. Certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cerbeira
  4.  # 6

Olá 1255,
    Grato pela sua resposta.
    Que medições me fala?

Olá Picareta,
    Muito obrigado pela resposta,
    Sim já.

Sinto-me um pouco perdido. :S
    O arquitecto que me tratou do projecto e especialidades pertence a um gabinete da qual já me apresentou um orçamento para execução da obra. Onde vem tudo descrito, e até que valores posso pedir certos materiais (exemplo louças dos WC's, cozinha, chão etc).
    • 1255
    • 18 abril 2014

# 7

As medições são os mapas de quantidades e descrição de materiais a aplicar na obra.
    É mau andar a pedir orçamentos sem saber que materiais é que vai aplicar.
    Cautela, a proximidade de um arquitecto ou gabinete de projectos a uma empresa de construção tem vantagens e desvantagens.
    Arranje um director de fiscalização que não seja tão próximo a estes.
    Concordam com este comentário: pc ferreira

0.0113 seg. NEW