Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas pessoal,depois de ler vários tópicos e alguns parecidos ainda não encontrei o que realmente procuro ou seja, tenho um orçamento para uma casa térrea de 200 m2 de 5.200 Euros com iva incluído ao qual inclui tudo ou seja projecto de arquitectura ,Projecto Estabilidade e todas as especialidades obrigatórias ,apenas não està incluído Projecto de Execução por preferencia própria,e por fim caderno de encargos. Mas a questão è que depois do contrato assinado e depois de entregue o projecto de arquitectura foi me referido que teria que pagar mais ca. de 650 Euros para os certificados das especialidades para entregar na câmara, è normal ser o proprietário a pagar estes certificados? estes certificados normalmente não estão incluídos no preço final ? E para que efeito servem estes certificados e se è mesmo obrigatório. Resta apenas dizer que è uma casa térrea com anexos e garagem a traz e arranjos exteriores também ao qual já incluídos nas especialidades. Gostaria de saber mesmo já tendo entregue o projecto a um arquitecto se acham um preço justo e claro a questão dos certificados.
    Sei que à algo no fórum sobre orçamento de projecto mas não encontrei ninguém que mencionasse os tais ditos certificados. Desde Já obrigado a todos cumprimentos.
    • zeto
    • 19 abril 2014 editado

# 2

Para mim o seu orçamento está esaxerado,embora que irá ter mais comentários
    A dizer que é um preço bom etc,etc...
    Pois eu próprio já construi casa terrea tb
    E pedi três orçamentos todos rondavam entre 2000/2500€
    Consegui por 2200€ tudo incl. Como por exemplo acompanhamento obra,,Menos licença camara
    E correu tudo as mil maravilhas
  2.  # 3

Orçamento muito alto caro, mais ainda certificados por fora não!! esse orçamento devia ser tudo concluido, e ainda assistir a obra 1 vez por semana o Engenheiro, e ganha dinheiro no orçamento!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  3.  # 4

Boa noite,

Um projeto não é um proforma standarizado, existe preços muito muito díspares que variam conforme qualidade dos mesmos. É como comprar um carro, os preços são diferentes conforme a gama do carro.

O valor que referiu não está caro, os valores que outros utilizadores referiram não são para projetos de qualidade, embora eu já saiba que eles julguem que sim.

Quanto às certificações, estas são obrigatórias nos projetos térmico, gás, águas, etc. Cada especialidade tem se ser certificada pela sua entidade. O valor referente a essas certificações pode estar ou não incluído no orçamento, não há regra nem método habitual para isso. O seu projetista deveria no entanto ter-lhe falado nisso quando apresentou os seus honorários.

Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Keepper, SG_arquitecto, valtores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fsm1031
  4.  # 5

Colocado por: mfernandoOrçamento muito alto caro, mais ainda certificados por fora não!! esse orçamento devia ser tudo concluido, e ainda assistir a obra 1 vez por semana o Engenheiro, e ganha dinheiro no orçamento!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O Orçamento inclui obrigatoriamente pelo menos uma vez por semana visita a obra .
  5.  # 6

Neste processo inclui também apresentação do mesmo projecto no Gespar uma vez que o terreno e salvaguardado como terreno que està em ligação com patrimônio Nacional ou seja Mosteiro Landim ,uma vez que implica a apresentação deste mesmo em paralelo na câmara e Gespar ou seja o dobro dos documentos e trabalho claro .
  6.  # 7

Não acho nada caro esse orçamento. Nada mesmo.
    Tive orçamentos três vezes mais caros do que esse, e a maior parte era o dobro do preço (o que me parece normal).
    Espero que não seja daqueles projectos de tirar da gaveta e entregar na câmara (esses são baratos sim).
    Tendo em conta (pela minha experiencia) as horas que um arq. perde com um bom projecto, faça as contas aos meses de trabalho necessários para que tudo fique pronto (e custos com deslocações, etc), e veja se está caro.

Eu ando desde Fevereiro a trabalhar quase diariamente com o arq. e ainda estou na fase de estudo prévio... Por esse preço ninguem pode dedicar tanto tempo a um projecto (e depois no final secalhar pensa que valia a pena ter perdido mais algumas horas a pensar nos mais pequenos detalhes, mas já será tarde demais).

Quanto ao pagamento dos certificados, essa questão estará no contrato que assinou. Podem ou não estar incluidos no preço (duvido que estejam).

cpts,
    http://valtores.wordpress.com/
    Concordam com este comentário: doisarquitectos, SG_arquitecto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fsm1031
    • jafn
    • 20 abril 2014

# 8

Pois e Gespar quer dizer que os directores de fiscalização de obra e direcção técnica de obra seja Engenheiros civis Séniores, ou Arquitectos com mais de pelo menos 10 anos de experiência para puderem assinar os termos de responsabilidade.
  7.  # 9

IGESPAR e não Gespar!!! ;)
    jafn,
    Não misturem requisitos de Obra com Projecto. E menos ainda se a obra em si não for "património edificado". Uma coisa é estar dentro de área protegida...e daí decorre a nobrigatoriedade de o projecto ter de ser submetido a parecer vinculativo do IGESPAR.

Quanto ao valor das taxas a pagar, devem estar descritas na proposta de honorários... se se estão ou não incluídas. Eu por norma não incluo. Pois durante a fase de projecto pode haver alterações das condições dessas taxas que nos ultrpassam.
    Concordam com este comentário: adarq

0.0158 seg. NEW