Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá boa tarde

Nada como aproveitar um belo Domingo de Páscoa para fazer o IRS de 2013.
    Entretanto surgiram algumas dúvidas que espero que me possam esclarecer.

1. Faturas referentes a despesas de alimentação, mecânicos, cabeleireiros...Supostamente eles devolvem 5% do IVA gasto né?
    Tenho diversas faturas destes serviços. Em que campo devo declarar? Ou isto já é contabilizado automaticamente?

2. Fatura de inspeção do gás
    Tenho uma fatura de 60€ da inspecção do gás aqui em casa (quando fui fazer o contrato do gás disseram que era obrigatório inspecção). Isto pode ser considerado despesas com manutenção da habitação?

Desde já obrigado.
  2.  # 2

1. Não serão 5, mas 15% e é contabilizado automaticamente. Não coloca nada em lado nenhum, a não ser no e-fatura, caso não constem lá.

2. Sim, é uma despesa de "manutenção"
  3.  # 3

Colocado por: El_581. Não serão 5, mas 15% e é contabilizado automaticamente. Não coloca nada em lado nenhum, a não ser no e-fatura, caso não constem lá.

Obrigado!!!
  4.  # 4

Para o efactura já vai tarde...
  5.  # 5

Colocado por: mmgregPara o efactura já vai tarde...

Não era suposto serem os comerciantes a inserir lá a fatura?
    Eu por acaso a tempos atrás fui consultar o e-fatura, e tinha lá algumas que não estavam registadas... Na altura tbem não consegui registar porque dava um erro qualquer..depois acabou por passar-me e só me lembrei delas agora...
  6.  # 6

Sim, são os comerciantes que teem essa obrigração, mas nem todos serão cumpridores.

Pode sempre registar as que não estiverem, o crédito desse imposto é que já foi processado...
  7.  # 7

Colocado por: El_581. Não serão 5, mas 15% e é contabilizado automaticamente. Não coloca nada em lado nenhum, a não ser no e-fatura, caso não constem lá.

Como assim? Uma habitação particular pode meter despesas? Pensava que só os juros se poderiam colocar e mesmo assim só em casas compradas até 12/2011...
  8.  # 8

Colocado por: ragdoll

Como assim? Uma habitação particular pode meter despesas? Pensava que só os juros se poderiam colocar e mesmo assim só em casas compradas até 12/2011...

Note que referi e confirmei, perante a pergunta formulado, que ERA UMA DESPESA DE MANUTENÇÃO. Se pode ou não ser deduzida, depende da situação. Se houver aluguer pode, se for HPP é que não.
  9.  # 9

Colocado por: El_58

Note que referi e confirmei, perante a pergunta formulado, que ERA UMA DESPESA DE MANUTENÇÃO. Se pode ou não ser deduzida, depende da situação. Se houver aluguer pode, se for HPP é que não.

A casa é alugada. Pode ser deduzida no caso de ser eu a aluga-la? Ou só no caso em que a casa fosse minha e a estivesse a alugar a alguém?
  10.  # 10

Se você é o proprietário e a tem alugada a um terceiro, declara as rendas que recebeu e deduz essa despesa legitimamente.

Se você é inquilino, só pode colocar a renda que paga e mais nada. A manutenção já não entra.
  11.  # 11

Pois é, contrai um empréstimo para compra de habitação no inicio de 2013, e deduções no IRS nicles.
    Velhos tempos em os contraentes de credito à habitação, eram "ajudados" pelo estado com reembolso.

0.0133 seg. NEW