Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Andei a fazer uma inspecção à instalação eléctrica cá da casa, aproveitando que pretendo mudar a aparelhagem eléctrica, e verifiquei que em vários tubos de circuitos eléctricos de tomadas, iluminação e, inclusive, do termoacumulador, estão duas fases independentes a usar o mesmo neutro. Ora, do pouco que percebo do assunto, isto parece-me muito perigoso pois como o quadro eléctrico apenas tem disjuntores de um pólo, nomeadamente para as fases, pode ocorrer um sobreaquecimento dos fios do neutro e isso não vai ser detectado.

    A melhor solução seria reformular toda a instalação e corrigir estas deficiências mas o seu custo seria, em principio, elevado.

    Se introduzir disjuntores de 2 pólos nos circuitos em que isto acontece consigo garantir a segurança e integridade da instalação eléctrica?

    Obrigado
  2.  # 2

    tem contador monofásico ou trifásico?
  3.  # 3

    monofásico com potência contratada de 6.9 kVA.
    • eu
    • 21 abril 2014

     # 4

    Colocado por: paulomsA melhor solução seria reformular toda a instalação e corrigir estas deficiências mas o seu custo seria, em principio, elevado.

    Não me parece que o custo seja assim tão elevado... uma solução simples é passar mais um condutor de neutro, desde que a canalização permita...
    Concordam com este comentário: jorgealves
  4.  # 5

    Aqui tem um neutro para três fases.
      2013-10-31 15.00.16.jpg
  5.  # 6

    Como pode ver a secção do neutro é de cerca de metade de cada uma das fases, não se preocupe que o neutro não aquece.
  6.  # 7

    Colocado por: eu
    Não me parece que o custo seja assim tão elevado... uma solução simples é passar mais um condutor de neutro, desde que a canalização permita...
    Concordam com este comentário:jorgealves


    Pois, mas graças ao electricista (?) que fez o serviço, isso vai ser muito difícil. TEnho cá tubos anelados de 16mm com 7 fios de 1,5 mm2 e de 20 mm com 9 fios... Depois, as caixas de derivação também já estão um tanto atulhadas. Enfim, não percebo porque na altura quiseram poupar meia dúzia de euros mas agora, provavelmente, teria de abrir novos roços para aplicar tubos suplementares.
  7.  # 8

    Colocado por: Energia LivreComo pode ver a secção do neutro é de cerca de metade de cada uma das fases, não se preocupe que o neutro não aquece.


    Pode explicar um pouco melhor? Na minha ideia, um circuito de 16A tem de ter fio de 2,5 mm2 tanto na fase como no neutro (e na terra). Ou seja, tendo duas fases de 2,5 mm2 a descarregar num neutro de 2,5 mm2, nesse mesmo neutro podem passar 32A sem que os disjuntores disparem pois estes, como são de 1P, só estão a proteger as fases.
  8.  # 9

    Colocado por: Energia LivreComo pode ver a secção do neutro é de cerca de metade de cada uma das fases, não se preocupe que o neutro não aquece.
    cuidado com estas imagens porque esta caso é de uma instalação MONOFÁSICA com entrada monofásica,


    não creio que tenha cabos XV enfiados.

    PS: esse quadro já tem una anos, agora tem que ser classe II e esse é classe I.
  9.  # 10

    Colocado por: paulomstendo duas fases de 2,5 mm2 a descarregar num neutro de 2,5 mm2, nesse mesmo neutro podem passar 32A sem que os disjuntores disparem pois estes, como são de 1P, só estão a proteger as fases.

    exactamente por isso é que não pode ficar descansado,

    trocar os disjuntores só pode ter alguma viabilidade se colocar tripolares a cortar as duas fase e o neutro ao mesmo tempo.
    Concordam com este comentário: tokenize
    • ceac
    • 21 abril 2014

     # 11

    O disjuntor detecta excesso de corrente... Não de temperatura.

    O neutro é o mesmo para ambas as fases... Se você medir ambas as fases para o neutro deve receber o mesmo valor.
    Da mesma forma que a corrente que passa no neutro será a soma do que está a passar nas fases. Logo, se as fases estão protegidas, o neutro também estará desde que o diâmetro seja suficiente.

    Tem a certeza que esse fio que você vê não é do circuito de interruptores?

    O diâmetro do neutro é superior ao de cada fase?
  10.  # 12

    Colocado por: ceacLogo, se as fases estão protegidas, o neutro também estará desde que o diâmetro seja suficiente

    para isso o neutro teria de ser 4 ou 6mm, o que eu não acredito, logo o neutro não está protegido.
    Concordam com este comentário: ClioII
    • ceac
    • 22 abril 2014

     # 13

    Colocado por: jorgealves
    para isso o neutro teria de ser 4 ou 6mm, o que eu não acredito, logo o neutro não está protegido.


    Não sei... Não vi a instalação nem nos foi dito como está feito.
  11.  # 14

    Colocado por: ceacTem a certeza que esse fio que você vê não é do circuito de interruptores?

    O diâmetro do neutro é superior ao de cada fase?


    Não, é das tomadas. O diâmetro é o mesmo do das fases, 2,5mm2. Vários tubos de 20 mm têm 4 fios, duas fases, uma terra e um neutro.

    Aliás, hoje vi uma coisa muito curiosa numa das caixas de derivação. Um ligador com 4 neutros, 3 de 2,5mm2 e 1 de 1,5mm2....
  12.  # 15

    Colocado por: jorgealvesexactamente por isso é que não pode ficar descansado,

    trocar os disjuntores só pode ter alguma viabilidade se colocar tripolares a cortar as duas fase e o neutro ao mesmo tempo.


    Consegui o contacto do "artista" que remodelou há uns anos a instalação eléctrica da casa e já lhe pedi para cá passar para ver a coisa. Por telefone disse-me que não podia ser e que se estava assim estava mal. Agora quero ver o que é que ele vai dizer quando vir ao vivo.
  13.  # 16

    ?????????? mas para que ? um neutro é um neutro :) seja mono ou trifasico um neutro só por instalaçao,nao entendo esta coisa de dois neutros ;)
  14.  # 17

    Colocado por: joaosantosum neutro é um neutro :) seja mono ou trifasico um neutro só por instalaçao,nao entendo esta coisa de dois neutros


    Colocado por: joaosantosmas para que ?

    se calhar o principal motivo será para não fazer uma linda fogueira com inicio num neutro sobreaquecido e sem qualquer protecção, que está fora das mais elementares regras de segurança,
    • eu
    • 23 abril 2014

     # 18

    Colocado por: joaosantos?????????? mas para que ? um neutro é um neutro :) seja mono ou trifasico um neutro só por instalaçao,nao entendo esta coisa de dois neutros ;)

    Tem a ver com a corrente máxima que vai passar no neutro.

    Por exemplo, se tiver dois circuitos de tomadas com o mesmo neutro, ambos protegidos por disjuntores de 16 A, pode acontecer que estejam a passar 30 A no neutro sem que os disjuntores atuem...
  15.  # 19

    Então, vim aqui procurando entendimento sobre outra questão.
    Vou contribuir para esta e se alguém puder controbuir para a minha fico agradecido.

    No caso em debate:
    A importância de cada circuito ter o seu próprio Neutro é que em caso de Falta de Neutro em um circuito, apenas ele será afetado. Desligando o Neutro do circuito defeituoso não haverá problemas. Porém, em casas que usam duas fases, se houver um único Neutro para todos os circuitos as tomadas em 110 poderão ficar em 220 e causar danos a equipamentos. Sem contar que em qualquer tipo de manutenção você pode desligar somente o circuito envolvido. Se for um Neutro só isso não será possível, pois o Neutro do mesmo ainda estará energizado.

    No caso de o Neutro ficar sobrecarregado se utilizalo para vários circuitos, isso não ocorre. Quando você liga um circuito com uma fase e um Neutro, a corrente que passará pelo Neutro é apenas referente à resistência do próprio cabo. A menos que seja um circuito em série a corrente utilizada pela carga instalada, como a frase diz, é usada pela carga. O que você encontrará no Neutro é a tensão utilizada no circuito.
    Diferente do aterramento. Onde a corrente que passa pelo cabo é a corrente que a Terra puxa de uma fuga ou carcaça energizada, corrente essa que pode até tender ao infinito(curto circuito) dependendo da gravidade da fuga, da qualidade do aterramento e da ausência de DR.
    Em caso de duas fases diferentes utilizando o mesmo Neutro, também não há problema. Desde que não haja interrupção do Neutro. Pois quanto maior a tensão, menor é a corrente, proporcionalmente, assim o cabo Neutro jamais ficaria sobrecarregado neste caso.

    Resumindo, o correto é que cada circuito tenha o seu próprio Neutro.
    Mas o uso de um só neutro para dois ou mais circuitos não representa um risco por si só. Apenas em caso de rompimento do neutro da casa ou da consecionária.

    Minha dúvida:
    Eu Tenho dois pontos de aluguel, em baixo de um apartamento.
    O apartamento e um dos pontos têm a própria energia.
    O segundo ponto não têm a própria enrgia, quero ligar na mesma eneegia do apartamento.
    Porém, pretendo usar o mesmo Neutro do ponto que já tem energia, por que as luzes de lá estão no mesmo circuito e se eu interromper, não tenho como alcançar o local correto para dividir estes neutros sem danificar o forro.
    (Prédio antigo. Sem QDC.)
    Se eu usar o Neutro do outro Prédio, sendo que a fase é do apartamento, vai influenciar na medição de um ou de ambos os medidores de energia?
    Em resumo a questão é: O Neutro participa da medição de energia no contador? Ou só o fase?
  16.  # 20

    Colocado por: Gihélio DiggieraO Neutro participa da medição de energia no contador? Ou só o fase?
    desconheço como funcionam os contadores usados no Brasil
 
0.0224 seg. NEW