Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    olá a todos! tenho acompanhado varios topicos deste site, porque como muitos tambem estou em fase de compra/construção de casa!
    ando de olho num lote que me agrada bastante, mas dado os preços que se praticam hoje em dia, terei que pedir um emprestimo para o mesmo e mais tarde tambem para a construção da casa. fui ao banco e a informação que me deram (sempre a despachar, verdade seja dita) foi que, para construção de moradia, so podiam emprestar o dinheiro se o lote ja tivesse projecto aprovado! ora, o lote que pretendia não tem nenhum projecto...... a minha duvida é a seguinte: haverá alguma maneira de adquirir um lote (atraves de emprestimo) para construir sem que este tenha projecto? ja alguem esteve na mesma situação?
    obrigado!
  2.  # 2

    BOM DIA

    Acho que na Caixa Agricola fazem emprestimos para se adquirir lotes/terrenos, experimente ir a uma e pedir essa informacao
    •  
      FD
    • 14 janeiro 2008

     # 3

    Exacto, nestes casos compensa sempre ir a diferentes bancos e analisar todas as propostas.
    Se foi tratado(a) a despachar nesse banco é porque o negócio não lhes interessa. Procure outro.
    Existem empréstimos para aquisição de lotes de terrenos, as taxas de juro é que são completamente diferentes das do crédito para construção...

    O Millenniumbcp: http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/30/article.jhtml?articleID=177221
    Esta Solução dá-lhe um prazo alargado para iniciar a construção da sua nova casa, que pode ir até 3 anos, para tratar com tranquilidade dos diversos aspectos necessários ao início da construção, nomeadamente, realização e aprovação do Projecto, obtenção das Licenças, etc..

    A CGD: http://www.cgd.pt/habitacao/caixazul_terrenos.htm

    Já agora, achei curiosa a existência de um produto só para casas pré-fabricadas: http://www.cgd.pt/habitacao/geral_prefabricadas.htm

    Se depois fizer alguma simulação, diga aqui como correram as coisas para ajudar quem estiver na mesma posição. ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: siclpema
  3.  # 4

    De facto achei estranho o Banco ter despachado o assunto, porque no que toca a créditos eles apanham tudo o que podem.
    Procure soluções noutros Bancos ou em outros balcões do mesmo Banco, nem todos funcionam da mesma maneira.

    Se pretende apenas crédito para adquirir o terreno é uma coisa, se pretender crédito para compra do terreno e construção, aí terá mesmo de apresentar o terreno com o projecto aprovado.

    Não se esqueça também de verificar as classificação do terreno, nem todos permitem a construção. (parece básico mas é sempre bom lembrar)
  4.  # 5

    Colocado por: PormenorDe facto achei estranho o Banco ter despachado o assunto, porque no que toca a créditos eles apanham tudo o que podem.

    eu quando fui ao banco foi apenas para pedir informações sobre o emprestimo, não fui fazer nenhuma simulação concreta nem oficializar o credito...se calhar por isso não se deram ao trabalho de me explicar todas as hipoteses...ou andavam mal dispostos!?

    Colocado por: PormenorSe pretende apenas crédito para adquirir o terreno é uma coisa, se pretender crédito para compra do terreno e construção, aí terá mesmo de apresentar o terreno com o projecto aprovado..

    o que eu pretendo é mesmo comprar o terreno e construir. o que me disseram foi mesmo isso :"o lote tem de ter projecto aprovado". alias, quando lhes perguntei "e se não tiver?" a resposta foi simples " tem de ter."...

    Colocado por: PormenorNão se esqueça também de verificar as classificação do terreno, nem todos permitem a construção. (parece básico mas é sempre bom lembrar)

    obrigado, ja fiz isso mesmo! (ja tinha estado a ler outros topicos sobre a escolha de terrenos - coisas que nem sabia - e foi a primeira coisa que fiz!)
  5.  # 6

    Nesse caso terá mesmo de ter um projecto aprovado para eles poder atribuir um valor sobre a obra em questão.
    É de acordo com o valor da obra que eles irão calcular o valor do empréstimo, o que poderá atingir um máximo de 90%, corrijam-me se estiver enganado.
  6.  # 7

    Colocado por: PormenorNesse caso terá mesmo de ter um projecto aprovado para eles poder atribuir um valor sobre a obra em questão.
    É de acordo com o valor da obra que eles irão calcular o valor do empréstimo, o que poderá atingir um máximo de 90%, corrijam-me se estiver enganado.


    O emprestimo é sobre 90% da avaliaçao, nao do valor de venda do imovel, o que faz com que o valor do emprestimo possa dar suporte a todo o valor pedido. Em relação á pergunta colocada acima, é necessario um projecto aprovado para ter emprestimo.
    No entanto, ha uma situação particular que não necessita. Se o terreno tiver uma parte urbana, pequena que seja, a situação poderá ser diferente.
  7.  # 8

    Boa tarde.

    Eu estou na mesma situação. Já sei que posso construir e o terreno é considerado urbano de média densidade o que me permite construir até 40% da are do terreno. Isto porque ainda não tem plano de pormenor, apenas pdm.

    A minha questão é a seguinte.

    Não estando ainda o terreno em meu nome, como é que eu posso por um projecto na camara??? A camara não vai aceitar certo?

    abc
    • FLR
    • 18 janeiro 2008

     # 9

    Qualquer interessado pode apresentar à Câmara um Pedido de Informação Prévia (vulgo PIP), que é uma espécie de pré-projecto de licenciamento, em que a aprovação incide apenas sobre a área total, numero de pisos, volumetria, e outros aspectos genéricos. Um PIP aprovado obriga a Câmara, durante um ano, a aprovar um Projecto de Licenciamento com os mesmos parâmetros, desde que, claro, os novos elementos não colidam com outros regulamentos.

    A única questão é que, pelo menos no Porto, a Câmara notifica o proprietário de que entrou um PIP para o terreno, em nome de fulano de tal. Mas se isso não for um problema, pode apresentar o processo.
  8.  # 10

    Terá de apresentar o PIP como promitente comprador e já agora tente negociar com o gabinete que lhe for fazer o PIP para, caso o processo avance, o valor que pagar pelo PIP seja subtraído ao valor do projecto.
  9.  # 11

    olá a todos!
    comecei a minha demanda pelos bancos! ja fui ao millenium e realmente, como está descrito no site, eles emprestam um montante para o lote sem ser necessario projecto... no entanto o credito não me agradou em nada :
    1º - emprestam 60% do valor da avaliação do lote (o que poderá nem sequer chegar perto do valor que preciso);
    2º - simulando o montante que pretendia (neste caso 37500) iria pagar mensalmente cerce de 250€, ate um periodo maximo de 3anos, e depois? depois tinha de pagar de uma so vez o capital pedido! ou a solução que me deram, era se quando fosse liquidar o credito do lote, se fizesse um credito habitação, quando fosse libertada a primeira parcela, poderia com ela pagar o credito do lote......o que me deixa a pensar em duas coisas: se eu agora não tenho 37500 que peço, como é que daqui a 3 anos terei esse valor? ainda para mais a pagar mais 250€ por mes..... e se optar por fazer um credito habitação, como é que irei iniciar a casa se a primeira parcela fornecida pelo banco (ou parte dela) for para pagar o lote?
    bem, ja se sabe que os bancos não dão nada a ninguem, mas irei procurar em mais bancos a ver as soluções que propoem!
 
0.0172 seg. NEW