Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá novamente, boa noite.

Hoje em conversa com o empreiteito, este tentou convencer-me, de que não vale à pena isolar o chão de uma habitação, porque, segundo ele, "o calor sobe, não desce".

Sendo que, de facto, o ar quente é mais leve que o ar frio, é mesmo verdade que não vale à pena isolar o chão de uma habitação?

Obrigado
  2.  # 2

Não se deixe convencer.
    O seu técnico projectista estudou a térmica como um todo, e se ele definiu essa necessidade, então respeite a mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  3.  # 3

Colocado por: bodrelhosnão vale à pena isolar o chão de uma habitação

Tenho ideia de já ter lido que mesmo quando a casa está directamente assente na terra, deve ser feito um isolamento perimetral em volta de toda a casa.
    Bc
  4.  # 4

Não tenho projecto que vou "apenas" mudar a telha da casa.

Casa é R/C e 1º andar.

É uma casa de pedra. E materias pesados é só mesmo as paredes que tudo o resto é em madeira.

O piso do 1º andar é soalho em madeira.
    O tecto do 1º andar é forro em madeira.
    A armação do telhado é em madeira.
    Sotão não é utilizado.

Para o telhado, ele queria colocar XPS debaixo das telhas.
    Mas já ficou definido que o XPS irá ser colocado directamente sobre o forro.
    Debaixo das telhas (sobre os barrotes, debaixo das ripas de zinco) irá levar apenas aquele "pano" que não deixa passar a água e que respira.

Nas paredes ainda não está nada definido.

Para o chão do 1º andar, eu estava a pensar em colocar XPS debaixo do soalho. E é aqui que o empreiteiro diz que não vale à pena, que o calor subindo não tem como fugir pelo chão.

Gostaria de perceber como há perdas de calor pelo chão para poder explicar ao empreiteiro. Sei que há perdas mas não sei quantificar nem explicar.
  5.  # 5

bodrelhos

esse argumento do empreiteiro é muito fraco, ainda se ele dissesse que a casa realmente está "assente" no terreno, ou seja que não tem caixa de ar por baixo e ai sim não precisa de levar isolamento térmico a não ser junto ás paredes exteriores, tudo bem.
  6.  # 6

a transferência de calor dá se sempre de um espaço quente para um espaço frio. se por baixo do pavimento existir uma zona fria, e você aquecer a casa, existe transferência de calor, em sentido descendente (de cima para baixo), logo existem perdas, que serão minimizadas se colocar isolamento. claro que as perdas são maiores pela cobertura do que pelo pavimento, mas isolamento é investimento, uma vez que permite reduzir custos com climatização. (em construção nova, seria obrigado a colocá-lo).
    mesmo num pavimento térreo, em que o solo está mais frio que a casa, existem transferências de calor (perdas térmicas).
    Concordam com este comentário: pc ferreira, J Filipe
  7.  # 7

Hoje em conversa com o empreiteito, este tentou convencer-me, de que não vale à pena isolar o chão de uma habitação, porque, segundo ele, "o calor sobe, não desce".

Se der ao empreiteiro um dinheirinho extra, ele cientificamente retira de imediato o que disse. eheheheh
    Concordam com este comentário: pc ferreira, 1255

0.0128 seg. NEW