Iniciar sessão ou registar-se
    • alc
    • 24 abril 2014

# 1

Boa noite.
    Vou começar a construir casa, estou agora a pedir orçamentos.
    No projecto marca tijolo térmico de 25cm e 6cm de EPS.

O projecto não contempla estores, mas estou decidido em colocar estores.
    Com bloco de 25cm dá para aplicar a caixa de estores? Ou terei que aplicar bloco de 30cm.

Qual a melhor opção:
    -bloco de 25cm;
    -bloco de 30cm;
    -bloco térmico de 20cm + caixa de ar + tijolo de 9cm.
    Qual o melhor sistema de caixa de estores par não haver perdas térmicas?
  1.  # 2

meu caro! isso devia estar tudo pensado e projectado já nesta fase...
    não pagou a alguém para tratar disso? a casa tem de ser pensada e projectada no seu todo. tudo tem de trabalhar em sintonia. Estrutura / Térmica / Acustica / infra-estruturas / etc...
    parede dupla não é a mesma coisa que Etics... Numa determinada situação a primeira pode ser mais adequada que a segunda, e o inverso também é verdade...
    Concordam com este comentário: Picareta
    • alc
    • 24 abril 2014

# 3

Colocado por: fernandoFerreirameu caro! isso devia estar tudo pensado e projectado já nesta fase...
    não pagou a alguém para tratar disso? a casa tem de ser pensada e projectada no seu todo. tudo tem de trabalhar em sintonia. Estrutura / Térmica / Acustica / infra-estruturas / etc...
    parede dupla não é a mesma coisa que Etics... Numa determinada situação a primeira pode ser mais adequada que a segunda, e o inverso também é verdade...

O projecto já está aprovado, e contempla bloco térmico de 25cm, EPS de 6 cm e Black out`s.

Mas como quero estores em vez de black ours, vinha pedir a vossa ajuda para saber qual a melhor solução:
    - manter o bloco de 25cm + 6cm de EPS;
    - optar por bloco de 30cm + 6cm de EPS;
    - bloco térmico de 20cm + caixa de ar + tijolo de 9cm + 6cm de EPS;
    - ou uma outra solucao .
  2.  # 4

como é o telhado?
    pode meter um corte?
    se tiver sacadas precisa pelo menos de 28 a 30 cm para a cx de estore. por isso se optar por uma alvenaria com menos de 30 cm, na zona da cx de estore tem de "roubar" no ETICS...
    • alc
    • 24 abril 2014 editado

# 5

A casa é de arquitetura moderna, sem telhado!!
  3.  # 6

sem ver a arquitectura não é fácil optar por ETICS ou Parede Dupla, embora para esse tipo de arquitectura o ETICS seja uma boa solução, desde que bem executado e desde que isolem tudo sem interrupções (pálas incluídas).
    O isolamento na cobertura seria também pelo exterior.
    • alc
    • 24 abril 2014

# 7

Mas a minha maior dúvida é mesmo em relação à aplicação das caixas de estores, mas talvez seja melhor optar pelo bloco térmico de 30cm!!
  4.  # 8

quer dizer, por causa da caixa de estores vai gastar mais uns valentes tostões ao passar do bloco de 25 para o de 30 cm quando que no projecto de térmica estão feitos os cálculos para bloco de 25???

repare que pode sempre conseguir meter as caixas de estores sendo o bloco de 25 cm. geralmente as caixas hoje em dia elas próprias já são pre feitas com isolamento bastando então que nessa zona o isolamento do ETICs seja menos espesso. esta é uma solução podem ser outras, agora estar a aumentar a espessura do bloco só por isso, acho uma disparate.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alc
    • alc
    • 24 abril 2014

# 9

O que me dizem a estas caixas de estores? http://www.fibrosom.com/ficheiros/pdfs/CAIXASPARAESTORE.pdf
    O meu problema é que ñ percebo muito de construção.
  5.  # 10

escolha a de poliuretano, tem melhor comportamento térmico.
    se tiver janelas com 2 m de altura, tem de usar a de 290mm

ou seja pode meter o bloco de 25, sendo a caixa de 29, fica de fora cerca de 4 cm.
    como em principio vai meter ETICS com 6 cm, no sitio da Caixa leva 2 cm de ETICS e no resto da área leva os 6 cm.
    • alc
    • 30 abril 2014

# 11

Um dos pedreiros a quem pedi orçamento, e talvez seja este que me vai fazer a casa, diz que ao colocar apenas uma parede de bloco térmico de 25cm, corro o risco depois de aparecer pequenas rachadelas por dentro.

a explicação que ele me deu foi a seguinte, ao colocar as paredes de bloco térmico de 25cm, os rasgos para a pichelaria, eletricista, A/C....... vai ser feita neste bloco, e depois mais tarde poderão aparecer pequenas fissuras na parede pelo lado de dentro (as paredes vao ser estanhadas, ñ vou colocar pladur), por fora isso ñ acontece porque o Capoto "tapa".

Então o que ele me aconselhou foi: bloco térmico de 20cm + caixa de ar + tijolo de 9cm + EPS de 6cm.

Em termos de orçamento, seja bloco de 25cm, seja de 20cm + cx de ar + tijolo de 9cm +....... é igual, ñ altera o orçamento.

O que me dizem em relação a isto?
  6.  # 12

se começar a aumentar a espessura das paredes perde área útil... pense nisso.
  7.  # 13

não percebo o que é que vai ganhar com essa solução...
    então e qual é que ficava por fora? o bloco ou o tijolo de 9? qualquer um deles é mais fraco que o bloco de 25...
    • alc
    • 7 maio 2014

# 14

Colocado por: fernandoFerreiranão percebo o que é que vai ganhar com essa solução...
    então e qual é que ficava por fora? o bloco ou o tijolo de 9? qualquer um deles é mais fraco que o bloco de 25...

Por fora ficaria o bloco térmico, mas à partida levará apenas uma parede simples de bloco térmico de 25cm.
    • alc
    • 7 maio 2014

# 15

Gostaria de uma ajuda vossa em relação aos €€€€, para eu me poder organizar da melhor maneira, uma vez que os €€€€ estão muito caros nos bancos :D :D.

A casa que vou construir é de arquitetura moderna, linhas retas, sem grandes vãos, de dois pisos, tendo as seguintes divisões:

Então temos no piso 0:

-Garagem: 38,70m2
    -WC: 4,31m2
    -Sala de estar: 17,98m2
    -Sala de jantar: 17,50m2
    -Cozinha: 12,40m2
    -Lavandaria: 6,50m2
    -Zona exterior (frente da sala): 19,61m2
    -Espaço de lazer coberto (traseiras da cozinha): 26,69m2
    -Telheiro (a fazer posteriormente):35,27m2
    -Logradouro: 157,68m2

No piso1:

-Suite: 11,25m2 + 8,82m2 + 6,58m2
    -Varanda: 8,76m2
    -Quarto1: 12,52m2
    -Quarto2: 12,10m2
    -Wc: 4m2
    -Distribuição: 4,74m2

Tendo esses dados, dá para ter uma ideia de quanto poderá ficar no total o preço da obra?
    Vou deixar aqui os valores que tenho em mente (material de média qualidade), mas se estiver errado podem-me e corrigir ;)

-Pedreiro: 36.000€ (já tenho este orçamento em minha posse);
    -Trolha: 33.000€
    -Eletricista: 4.000€
    -Picheleiro: 4.000€
    -Aluminio/Ferro/portões: 15.000€
    -Carpintaria: 10.000€
    -Cozinha: 4.000€
    -Painel solar c/reservatório: 2.500€
    -Recuperador de calor: 2.000€
    -Material diverso (casas de banho, cerâmicas...): 10.000€

Estou a esquecer-me de alguma coisa? Os valores são descabidos ou estão +/-?

Conclusão, pelos 120.000€ consigo fazer a casa com qualidade global boa?
    • AXN
    • 7 maio 2014

# 16

Colocado por: alc-Pedreiro: 36.000€ (já tenho este orçamento em minha posse);
    -Trolha: 33.000€
    -Eletricista: 4.000€
    -Picheleiro: 4.000€
    -Aluminio/Ferro/portões: 15.000€
    -Carpintaria: 10.000€
    -Cozinha: 4.000€
    -Painel solar c/reservatório: 2.500€
    -Recuperador de calor: 2.000€
    -Material diverso (casas de banho, cerâmicas...): 10.000€

Estou a esquecer-me de alguma coisa? Os valores são descabidos ou estão +/-?

Conclusão, pelos 120.000€ consigo fazer a casa com qualidade global boa?

Os isolamentos estão aqui incluidos?

O valor que tem para a cozinha incluem electrodomésticos?
    • alc
    • 7 maio 2014

# 17

Colocado por: AXN

Os isolamentos estão aqui incluidos?

O valor que tem para a cozinha incluem electrodomésticos?

Isto é apenas uma "previsão" minha, a unica certeza que tenho é na parte de pedreiro que já tenho o orçamento.
    Quanto aos isolamentos refere-se a telhados e capoto.....?

Quanto à cozinha refiro-me a tudo exepto ao Frigorifico, Máquina de lavar loiça, Máquina de lavar roupa e microondas (já tenho isto tudo, com 10 meses de uso). Ou seja, referi-me aos 4mil€ para os móveis, pedra para a bancada,forno, placa e exaustor.
    • alc
    • 12 maio 2014

# 18

Colocado por: Anonimo18072022A
    Eu pessoalmente não optava por esta opção.
    Existente de caixa de ar é sinónimo de patologias potenciais relacionadas com as condensações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:alc

Vai ser em bloco térmico de 25cm, e em prencipio EPS de 6cm, ou 4/5cm de XPS.
    • alc
    • 30 julho 2014

# 19

Quero uma vez mais agradecer ao Forum e a todos que nele participam, tem sido uma ajuda muito importante pra mim ;)

Vou atualizar a lista da previsão da construção da casa e depois algumas das decisões já tomadas e mais umas dúvidas.

Então aqui a lista das minhas previsões:
    Pedreiro: 36.000 € (já decidido);
    Trolha: 30.000 € (já decidido);
    Eletr: 6.000 € (já decidido);
    Pich: 4.500 € (em principio será este)
    Serr: 15.000 €
    Carp: 11.000 €
    Cozinha: 5.000 €
    P. Solar: 2.500 €
    Rec. Calor: 1.500 €
    Mat. Cerâmico: 10.000 €
    Material diverso/Ext: 10.000 €
    (telheiro, relva, churrasqueira…)

Total: 131.500€

Qual a vossa opinião em relação a isto?

Outras dúvidas já postas de parte e decisões tomadas:
    -Bloco térmico 25cm;
    -EPS 6cm;
    -Pladur duplo no interior;
    -Cobertura com 6cm de PIR;

Agora a minha grande dúvida ainda se mantém :( ESTORES vs BLACK OUT´S ...............

Apesar de a casa ter palas à frente blablabla....... tenho receio nos black out´s, e uma vez que se os colocasse gostava que fossem elétricos com calhe, ou seja, talvez fiquem mais caros do que os estores elétricos.
    Em termos estéticos prefiro sem dúvida os black out´s, mas tenho receio de me vir a arrepender.

Por isso continuo neste dilema :(
    • alc
    • 30 julho 2014

# 20

0.0214 seg. NEW