Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Saudações,

    Como infelizmente já devem ter lido, ocorreu mais um acidente que ceifou vidas na flor da idade.

    Pelas fotos pode-se ver que há um muro de tijolo, com altura a rondar os 2 metros, a fazer a sustentação de terras.
    Ora, isto não cabe na cabeça de ninguém...

    Assim, a minha pergunta é:
    No nosso país, ser incompetente é crime?
  2.  # 2

    O muro não estava a fazer sustentação de terras. O que chamam de muro não passa de caixas de correio numa construção própria para o efeito.
    Construção essa que já se apresentava bastante degradada sendo notório o seu desvio vertical.
    O que aconteceu é que os estudantes se foram pôr aos pulos em cima da construção e esta obviamente caiu.
    Corrigindo a sua questão: No nosso país, ser estúpido é crime?
  3.  # 3

    e voltamos ao tema "Praxes".....
  4.  # 4

    Já tarda o dia em que se porá fim às praxes nos moldes em que eles acontecem nos dias de hoje. Isto, na minha opinião.

    Dito isto, se durante uma sessão de praxe, o chão de um caminho desabar sob os pulos de um cento de caloiros a culpa não será propriamente da praxe.

    Quero com isto dizer, que as armadilhas que por aí andam espalhadas, à mercê da sorte são muitas vezes fruto da incompetência de alguém em dado momento...

    Aquele muro, era mais uma, das muitas armadilhas que por ai anda. Se o bom senso de muitos, mas pelos vistos não de todos, permitiria identificar a armadilha, a competência de alguém teria evitado a tragédia.
    Concordam com este comentário: Pedro Fernandes
    •  
      FD
    • 24 abril 2014 editado

     # 5

    E por aqui se vê muita gente a atalhar coisas.
    Lembro-me de um episódio passado aqui relacionado com uns muros de suporte de terras cujos cálculos foram feitos a olhómetro.
    Quem sabe quantos existirão no país.

    A verdade é que muitas coisas têm que ser feitas "fool proof" ou seja, à prova de ideias estúpidas.
    Concordam com este comentário: eu, becas, mog
  5.  # 6

    Eventualmente evoluímos para um "ser" mais avançado como os EUA, onde se tem de colocar nas instruções dos ferros de passar roupa: Não usar nos genitais.

    Parvoeira à parte, foi um acidente muito infeliz. É "normal" os jovens não ponderarem muito sobre as brincadeiras que estão a fazer.

    Para quem não sabe: Há um pico na taxa de mortalidade nestas idades, que torna a baixar passado uns anos. A razão apresentada é a seguinte: Os jovens saem de baixo da supervisão dos pais, que eram os que lhes diziam: Não subas ao muro!, fazem coisas arriscadas sem se aperceberem disso, e de vez em quando corre mal.

    A culpa também é nossa, dos pais, que não deixamos os putos aleijarem-se em nenhum lado. Somos nós que lhes negamos essas experiências, e experimentar é aprender.
    Concordam com este comentário: tonio, rafaelisidoro
  6.  # 7

    Com ou sem ser ligado? E se for ligado quanto tempo é que demora até podermos fazer isso? É para eu tomar nota para não esquecer-me... LOL

    A minha opinião as praxes só fazem sentido na Tropa, cá fora é mesmo uma baboseira.
    • joni
    • 24 abril 2014

     # 8

    São tragédias, são, mas la está, são azares que tanto podia acontecer a alunos de praxe a festejar, como a alunos do secundario ou basico nas suas brincadeiras de eu sou capaz e tu nao, como a um par de pessoas mais velhas com os copos a quem o muro poderia parecer um belo de um sitio para assentar o rabo
    •  
      FD
    • 24 abril 2014

     # 9

    De vez em quando a minha veia "Correio da Manhã" leva-me a um site onde se vê muita mas, mesmo muita estupidez junta: http://liveleak.com
    Se acederem, cuidado, ali não há filtros!

    E é bem verdade que, a maior parte da estupidez vem dos jovens.
    Tenho uma filha a aproximar-se perigosamente destas idades, a ver se a choco um pouco um dia destes para ver se percebe alguns dos perigos.
    Avisos não lhe faltam, especialmente quanto ao fenómeno da pressão de grupo mas, um pai sabe bem que muitas das vezes os avisos entram a 100 e saem a 200... a partir de certa idade o que dizemos para não fazer é o que eles querem fazer. :/
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, jorgealves
    •  
      Mk Pt
    • 24 abril 2014 editado

     # 10

    A foto do 'muro' antes de cair.
    Quando ouvi a noticia pela primeira vez [rádio] pensava que era um muro de contenção de terras que tinha cedido e tinham ficado lá de baixo. Afinal..

    Agora será culpa de algum 'incompetente'? Ou das praxes?

    Incompetente neste caso é quem se mete aos saltos em cima de algo assim. Incompetente pelo elevado grau de inconsciência.
    E é também incompetente quem critica de forma fácil e ignorante - porque não está informado daquilo que critica - técnicos ou a praxe.
    A parvoíce e inconsciência de adultos não deve ser desresponsabilizada culpando outros. Culpem os verdadeiros culpados: os próprios, não terceiros.

    Mas esta sede de criticar facilmente terceiros é fácil de explicar: comunicação social que tudo empola para criar escândalo e, assim, ter mais matéria para 'vender', e depois porque na nossa sociedade, infelizmente, parece que quem morre de repente passa a 'santo', e é um coitadinho e nada de mal fez, como foi o caso do angélico e do outro drogado dos morangos com açúcar antes dele, ou como vai ser com o Mário Soares, um ladrão que quando morrer é provável que venha a ter honras de Estado e considerado 'herói' e quase pai da nação.

    É triste, mas é a verdade e é o que se pode esperar de um país que tem como jornal mais vendido o correio da manhã.
    E não digo que outros países não sejam iguais ou piores, estou apenas a referir o nosso.
    Concordam com este comentário: Casa1980
  7.  # 11

    Deixem-se de parvoíces pá. Foi um acidente. Sim, se não tivessem aos saltos não tinha acontecido. Mas quando os jovens estão na euforia da brincadeira não estão a pensar nessas coisas, e não é espectável que corra mal.

    É lamentável, é um muro da treta, e morreram tão novos por tão pouco. É muito triste.
    Concordam com este comentário: mog, joni, Casa1980
  8.  # 12

    pois mas também resta saber quantos saltos foram precisos para aquela coisa já naquele lindo estado, vir abaixo.
    ou seja neste caso e numa zona perfeitamente urbana não teria a camara ter tomado já previdências??
    é mesmo arrepiante 3 vidas ceifadas por uma coisa tão ridícula.
  9.  # 13

    A câmara anunciou já que irá fazer uma vistoria. Parece que havia já quem tivesse alertado para a (in) segurança daquela construção.
    Eu sou contra as praxes (mesmo que sejam na tropa) mas se aquilo tivesse caido em cima de um idoso que na altura ia a passar passava ser acidente e não inconsciência daqueles que foram "obrigados" a saltar lá pra cima?
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, J Filipe
  10.  # 14

    Colocado por: danobregaDeixem-se de parvoíces pá.

    Cuidado danobrega,olhe que eu já fui chamado "á pedra" num outro topico por muito menos
    •  
      FD
    • 24 abril 2014

     # 15

    A propósito do comentário do Mk Pt, gostei de ouvir o Miguel Esteves Cardoso anteontem no Telejornal da RTP1.

  11.  # 16

    As praxes fazem sentido, no intuito da integração em determinado ambiente. Seja na tropa, seja na universidade, seja onde for que se considere um novo ambiente em que estejamos a ser integrados.
    Mas, há praxes e abusos. E não podemos confundir as brincadeiras da praxe com estupidez e necessidade de se afirmarem como superiores, obrigando alguém a fazer algo que a própria voz de comando acha humilhante mas engraçado para subjugar o seu alvo aos prazeres de um alter ego deficiente.

    Independentemente de ter sido no âmbito de uma praxe ou meramente uma brincadeira inconsciente, para mim o que está aqui em causa é a negligência por parte de quem tem obrigação, à reparação do respectivo muro! Porque pelos vistos já não se encontrava em bom estado. E como sempre, nunca se imagina o pior, e neste caso infeliz, o pior aconteceu...
    •  
      FD
    • 24 abril 2014

     # 17

    Colocado por: J FilipeCuidado danobrega,olhe que eu já fui chamado "á pedra" num outro topico por muito menos

    Suspenso por 1 semana.
  12.  # 18

    Colocado por: J FilipeCuidado danobrega,olhe que eu já fui chamado "á pedra" num outro topico por muito menos


    Eu assumo a responsabilidade dos comentários que faço. Se estiverem fora das regras e merecerem "castigo", eu aguento. Não há stress. ;)
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  13.  # 19

    Colocado por: flipey... para mim o que está aqui em causa é a negligência por parte de quem tem obrigação, à reparação do respectivo muro! Porque pelos vistos já não se encontrava em bom estado. E como sempre, nunca se imagina o pior, e neste caso infeliz, o pior aconteceu...


    E onde fica a responsabilidade de quem tem a obrigação de fiscalização?
    O que fez a protecção civil até ao momento neste caso?
  14.  # 20

    Colocado por: zedasilvaE onde fica a responsabilidade de quem tem a obrigação de fiscalização?


    Esse e o problema do sistema publico onde ninguem e responsabilizado por nada (a excepçao das bases).

    A culpa da morte dos estudantes, no meu entender, nao esta directamente ligada a falta de fiscalizaçao, mas sim a inconsciencia dos alunos que nao viram o perigo que dali poderia ocorrer. Mas quem deveria reparar o que ja tinha sido alertado como perigoso, esse deveria ser responsabilizado pela falta de actuaçao naquele local, nem que fosse a sinalizar o perigo de modo a evitar acidentes ate que algo pudesse ser feito.
    Concordam com este comentário: Gabinete OP
 
0.0238 seg. NEW