Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Nos últimos meses tenho tido graves problemas de descanso devido aos barulhos permanentes dos vizinhos do andar de cima (sempre a partir das 23h e por vezes até às 2h/3h da manhã).

    Como última tentativa de solucionar o problema antes de procurar outra casa gostaria de isolar acusticamente o meu quarto (paredes e tecto). O problema é que enviei pedidos de orçamentos para 5 ou 6 empresas e ninguém me responde!
    Estamos a falar de um trabalho que terá necessariamente de envolver várias especialidades: pichelaria, pois tenho dois aquecedores a gás no quarto (um no quarto propriamente dito e outro na casa de de banho nele integrada), carpintaria, pois os armários são embutidos na parede e também será necessário reestruturar o caixilho das portas e das janelas (as paredes vão ficar ligeiramente mais grossas), etc.

    Alguém me pode aconselhar uma ou várias empresas decentes nesta área que possam fazer este trabalho? Resido na zona norte, mais concretamente em Guimarães.

    Muito obrigado, desde já, pela vossa ajuda!
  2.  # 2

    Bom dia,

    Nessa zona não o poderei ajudar, pois não conheço ninguem por aí, mas vc já falou com os vizinhos para terem cuidado com o barulho?? Se eles nao tem respeito pelos vizinhos, chame a psp para tomar conta da ocorrencia.
  3.  # 3

    Sim, já falei com os vizinhos (por duas vezes) e já chamei a polícia, entre outras coisas. Até a administração do condomínio tem tentado ajudar através de avisos, cartas e conversas com o proprietário da fracção em causa (os inquilinos não são os proprietários).

    No entanto, nada resolveu o problema. Ainda ontem, por exemplo, os pais decidiram começar a brincar com o filho (que não deve ter mais de 2 anos) por volta das 23h30. Entre gargalhadas, corridas pela casa e gritos, foi impossível pregar o olho. Não tenho nada contra brincadeiras entre pais e filhos, mas os meus dois filhos (um de 2 e outro de 5 anos) já estão na cama a essa hora, a descansar. E nas raras excepções em que estão acordados a essa hora, não andam certamente a correr ou a brincar como se fossem 3 da tarde...
    Já houve casos em que o fulano começou a serrar qualquer coisa à meia-noite. Quanto a arrastamentos de mobília, posso afirmar que são diários (sempre a partir das 23h, claro).

    Estes meus vizinhos não foram brindados com aquela mais-valia a que damos o nome de "educação".

    Voltando à questão da polícia... Quando chamei a PSP, o barulho intensificou-se nos dias seguintes, em jeito de vingança. Daí que me interesse tentar resolver o problema de outra maneira, através do isolamento do quarto.
    Se a coisa não funcionar, então nessa altura talvez me passe da cabeça e comece a chamar a PSP diariamente e avance para tribunal, recorrendo aos autos da polícia, aos meus emails e ao testemunho da administração do condomínio como meio de prova.
    •  
      FD
    • 24 abril 2014

     # 4

    Colocado por: ClockmakerO problema é que enviei pedidos de orçamentos para 5 ou 6 empresas e ninguém me responde!

    Como é que enviou os pedidos?

    Se não respondem, pode haver alguns motivos:
    -> excesso de trabalho - normalmente não têm estrutura de atendimento ao público e são os próprios que fazem esse trabalho, descurando as regras básicas para lidar com o público
    -> não têm interesse no trabalho - ou não o sabem fazer ou é de pequena dimensão logo, dá pouco dinheiro
    -> quando há riscos associados - se for para fazer algo difícil em que seja complicado dar garantia ou conseguir resultados, se for para corrigir as asneiras de outros, etc.
    -> incompetência
    -> um orçamento dá trabalho e custa dinheiro, quando um pedido de orçamento não parece credível, as empresas não respondem

    Quando é que um orçamento não parece credível?
    -> quando o dono de obra está à procura de preços e não de quem faça a obra, ou seja, quando escolhe o mais barato - há empresas que descartam este tipo de cliente, porque já sabem que não vão ganhar a obra, porque não são os mais baratos (há sempre alguém que aldrabando aqui e ali consegue mais barato)
    -> quando o dono de obra anda a fazer turismo, ou seja, quando só quer saber quanto custa a obra e não tem nenhuma intenção de a fazer
    -> quando o dono de obra só anda à procura de preços mais baixos para negociar com quem já decidiu adjudicar a obra

    O erro das empresas é que não respondem aos pedidos de orçamento com uma simples justificação. E assim, passam simplesmente por más empresas.
    Uma cultura errada mas...
    •  
      FD
    • 24 abril 2014

     # 5

    Colocado por: ClockmakerQuando chamei a PSP, o barulho intensificou-se nos dias seguintes, em jeito de vingança.

    Eles acordam à mesma hora que o Clockmaker?
  4.  # 6

    Colocado por: FD
    Como é que enviou os pedidos?

    Se não respondem, pode haver alguns motivos:
    -> excesso de trabalho - normalmente não têm estrutura de atendimento ao público e são os próprios que fazem esse trabalho, descurando as regras básicas para lidar com o público
    -> não têm interesse no trabalho - ou não o sabem fazer ou é de pequena dimensão logo, dá pouco dinheiro
    -> quando há riscos associados - se for para fazer algo difícil em que seja complicado dar garantia ou conseguir resultados, se for para corrigir as asneiras de outros, etc.
    -> incompetência
    -> um orçamento dá trabalho e custa dinheiro, quando um pedido de orçamento não parece credível, as empresas não respondem

    Quando é que um orçamento não parece credível?
    -> quando o dono de obra está à procura de preços e não de quem faça a obra, ou seja, quando escolhe o mais barato - há empresas que descartam este tipo de cliente, porque já sabem que não vão ganhar a obra, porque não são os mais baratos (há sempre alguém que aldrabando aqui e ali consegue mais barato)
    -> quando o dono de obra anda a fazer turismo, ou seja, quando só quer saber quanto custa a obra e não tem nenhuma intenção de a fazer
    -> quando o dono de obra só anda à procura de preços mais baixos para negociar com quem já decidiu adjudicar a obra

    O erro das empresas é que não respondem aos pedidos de orçamento com uma simples justificação. E assim, passam simplesmente por más empresas.
    Uma cultura errada mas...


    O email que enviei foi muito "profissional": tirei fotografias detalhadas da divisão a isolar (quarto e casa de banho) e fiz um esquema do quarto com as medidas de cada parede.

    Esta manhã peguei no telefone e liguei para as 5 empresas em questão. Duas delas já não devem estar em funcionamento, pois o número não está atribuído (pelos vistos, as páginas amarelas andam desactualizadas), outras duas não atenderam a chamada e só uma atendeu e se mostrou interessada em apresentar um orçamento.

    Na verdade, preocupa-me menos o valor que irei pagar e mais a qualidade do trabalho. Queria essencialmente uma empresa que soubesse o que está a fazer e não uns "desenrascadores"...
  5.  # 7

    Colocado por: FD
    Eles acordam à mesma hora que o Clockmaker?


    Sinceramente, não consigo perceber se acordam à mesma hora ou mais tarde, mas suponho que acordem mais tarde, pois raramente se ouve barulho de cima da parte da manhã.
  6.  # 8

    Se eles são inquilinos fale com o Senhorio, para este fazer pressão sobre eles, pois isso é motivo para o senhorio denunciar o contrato...
  7.  # 9

    Colocado por: Casa1980Se eles são inquilinos fale com o Senhorio, para este fazer pressão sobre eles, pois isso é motivo para o senhorio denunciar o contrato...


    Não acredito que o senhorio queira denunciar o contrato, pois está a ganhar dinheiro com o arrendamento (a administração de condomínio já o contactou várias vezes e nada mudou).
  8.  # 10

    Estava aqui a reler as mensagens e ocorreu-me o seguinte: o construtor de um prédio tem de obedecer a critérios mínimos de isolamento acústico? Se sim, quais são esses critérios mínimos e como é possível avaliá-los/medi-los?

    Embora estes meus vizinhos sejam verdadeiramente ruidosos e mal-educados (não ouço um único som proveniente do andar de baixo, salvo quando o Sporting marca golos :P), estou em crer que há qualquer coisa de muito mal feito no isolamento do edifício...
  9.  # 11

    Isso é o normal em Portugal...

    Já agora se tem que aguentar com o barulho deles noite a dentro, porque é que não fala com os seus vizinhos e combina com eles durante uns tempos deixar a televisão, um rádio bem alto de manhã quando sai? Se eles estão habituados a dormirem até mais tarde isso faz moça...
    Concordam com este comentário: Casa1980
  10.  # 12

    Colocado por: Clockmaker

    Não acredito que o senhorio queira denunciar o contrato, pois está a ganhar dinheiro com o arrendamento (a administração de condomínio já o contactou várias vezes e nada mudou).


    Pois há senhorios e senhorios, se eles fossem meus inquilinos já os tinha posto a mexer, detesto gente mal educada...

    Você nao sabe k a construção em Portugal deixa mt a desejar e se for um prédio com alguns anos, parece k estão mesmo ali ao lado...
  11.  # 13

    Colocado por: branco.valterIsso é o normal em Portugal...

    Já agora se tem que aguentar com o barulho deles noite a dentro, porque é que não fala com os seus vizinhos e combina com eles durante uns tempos deixar a televisão, um rádio bem alto de manhã quando sai? Se eles estão habituados a dormirem até mais tarde isso faz moça...
    Concordam com este comentário:Casa1980


    Confesso que esse tipo de atitude mais radical me custa um pouco, sobretudo por causa dos meus filhos. Neste momento eles não acordam durante o sono e os únicos que têm sofrido com o barulho somos nós, os adultos. Se assumir uma postura de guerrilha (respondendo na mesma moeda) receio vir a provocar uma reacção ainda mais violenta por parte do casal de cima que acabe, nessa altura, por perturbar o descanso das crianças. E se isso acontecesse eu acabaria certamente por perder aquilo que ainda consigo manter a custo: a calma.
  12.  # 14

    Colocado por: Casa1980
    Você nao sabe k a construção em Portugal deixa mt a desejar e se for um prédio com alguns anos, parece k estão mesmo ali ao lado...



    O que é grave é que o edifício nem é antigo: acabou de ser construído em 2002/2003, portanto tem no máximo 12 anos...
    •  
      FD
    • 24 abril 2014

     # 15

    Uma coisa tem que perceber: se a casa é sua, eles apenas são inquilinos temporários.
    Ou seja, não mude de casa só por causa deles - lute antes de desistir (antes de mudar de casa).

    Eu sei bem o stress que é e digo-lhe que tudo isto é uma questão de sorte.
    Tanto lhe podem calhar uns vizinhos 5 estrelas, como uns assim-assim, como uns como os que tem.

    Eu, da última vez que mudei de casa, fi-lo em parte por causa dos novos vizinhos. Estive quase 3 anos nessa casa sem nenhum problema sério e percebi logo que ia ter problemas com os novos vizinhos, pelo que, começámos logo à procura de casa nova.
    Mas, consigo fazer isso porque arrendo, se a casa fosse minha seria diferente.
    Aliás, foi diferente, lutei até quase às últimas instâncias até que, somando outros factores, desisti e vendi a casa.
    Been there, done that. Por isso digo que o entendo perfeitamente.

    O que tem que fazer é não deixar chegar a um tal estado de ansiedade que qualquer barulhinho o incomode.
    Eu ao princípio não tinha problema nenhum com barulhos ou barulhinhos.
    Até que tive uma má experiência.
    A partir daí, pode parecer estúpido mas, o mínimo barulho/barulhinho já me causa uma espécie de ansiedade absurda, que sei que não faz sentido nenhum mas, que tenho.
    Uma espécie de reacção "cão Pavlov".
    Evite que isto lhe aconteça.
  13.  # 16

    Colocado por: FDUma coisa tem que perceber: se a casa é sua, eles apenas são inquilinos temporários.
    Ou seja, não mude de casa só por causa deles - lute antes de desistir (antes de mudar de casa).

    Eu sei bem o stress que é e digo-lhe que tudo isto é uma questão de sorte.
    Tanto lhe podem calhar uns vizinhos 5 estrelas, como uns assim-assim, como uns como os que tem.

    Eu, da última vez que mudei de casa, fi-lo em parte por causa dos novos vizinhos. Estive quase 3 anos nessa casa sem nenhum problema sério e percebi logo que ia ter problemas com os novos vizinhos, pelo que, começámos logo à procura de casa nova.
    Mas, consigo fazer isso porque arrendo, se a casa fosse minha seria diferente.
    Aliás, foi diferente, lutei até quase às últimas instâncias até que, somando outros factores, desisti e vendi a casa.
    Been there, done that. Por isso digo que o entendo perfeitamente.

    O que tem que fazer é não deixar chegar a um tal estado de ansiedade que qualquer barulhinho o incomode.
    Eu ao princípio não tinha problema nenhum com barulhos ou barulhinhos.
    Até que tive uma má experiência.
    A partir daí, pode parecer estúpido mas, o mínimo barulho/barulhinho já me causa uma espécie de ansiedade absurda, que sei que não faz sentido nenhum mas, que tenho.
    Uma espécie de reacção "cão Pavlov".
    Evite que isto lhe aconteça.


    Isso é o que já acontece com a minha mulher. Qualquer barulhito já a deixa num estado de ansiedade terrível.

    Por agora vou tentar esta solução do isolamento para ver se resolvo o problema ou, pelo menos, se o atenuo de forma drástica. Se não resultar e se o barulho se mantiver mesmo depois de eu começar a chamar a PSP com regularidade, aí terei mesmo de pensar em mudar de casa. É que mesmo que avance com a questão para tribunal, não estou disposto nem poderei esperar 3, 4 ou 5 anos por uma sentença no meio de todo este barulho nocturno.
    •  
      FD
    • 24 abril 2014 editado

     # 17

    Colocado por: ClockmakerIsso é o que já acontece com a minha mulher. Qualquer barulhito já a deixa num estado de ansiedade terrível.

    Por aqui também foi assim, a minha mulher primeiro e agora os dois.

    Não sei se já leu algumas discussões por aqui sobre isolamento acústico mas, deve ter noção que é um trabalho difícil e que se não for bem feito, não serve de muito.
    Aconselho-o vivamente a ler todas as discussões do fórum sobre o assunto para perceber exactamente no que consiste: https://forumdacasa.com/search/?PostBackAction=Search&Keywords=ac%C3%BAstico&Type=Topics&btnSubmit=Pesquisar

    Boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Clockmaker
    • CMPA
    • 24 abril 2014 editado

     # 18

    Estive numa situação muito parecida com a sua, mas penso ter conseguido resolver a situação recorrendo a mecanismos legais.
    De qualquer modo, é nestas situações que se projeta começar a pensar numa moradia, isolada de preferência.
    Em relação à hipersensibilidade aos ruídos é um fato, e só se percebe isso quando a ansiedade nos toma conta quer fisicamente, quer psicologicamente.
  14.  # 19

    Existe alguma forma de se saber se um determinado apartamento está a ser legalmente alugado? Ocorreu-me que o caso do meu vizinho de cima poderia ser uma dessas situações (aluguer sem faturas nem conhecimento das Finanças), o que me permitiria resolver o problema do ruído de uma forma mais simples.

    Obrigado, mais uma vez, pela vossa ajuda!
    •  
      FD
    • 28 abril 2014

     # 20

    Colocado por: ClockmakerExiste alguma forma de se saber se um determinado apartamento está a ser legalmente alugado? Ocorreu-me que o caso do meu vizinho de cima poderia ser uma dessas situações (aluguer sem faturas nem conhecimento das Finanças), o que me permitiria resolver o problema do ruído de uma forma mais simples.

    Se conhecer alguém nas finanças... de resto, não.
    Mas, mesmo sabendo, a denúncia pode apenas fazer com que os rendimentos passem a ser declarados, nada mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Clockmaker
 
0.0244 seg. NEW