Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Quero colocar chão a madeira na minha casa, o terreno é bastante húmido, no entanto um familiar meu tem a casa toda a madeira, (carvalho) tabua de 20cm +- “colada ” na palca, numa casa num terreno bastante húmido e já lá vão 20 anos e o chão está como novo, não há madeira escura nem ponta de humidade nem madeira a levantar.
    O problema é que ele também tem a escada a madeira carvalho e sempre que se sobe e desce a mesma faz imenso barulho parece que a madeira está a estalar ou a partir e estou com medo que aconteça o mesmo na minha casa porque, a madeira que pretendo colocar é carvalho mas eu gostaria de colocar tabua corrida que é pregada e não colada na placa ficando com caixa de ar entre a placa e a madeira.
    Já fiquei a saber que essa caixa-de-ar é cheia com um material isolante que permite isolar em termos térmicos e acústicos mas tenho receio que depois ao andar por cima do chão o soalho vá fazer barulho como se estivesse a partir, tal como acontece na escada.

Alguem me pode informar melhor sobre este problema e sobre o chão de madeira?
    há outro tipo de madeira que possa colocar?
    Falaram-me de cerejeira mas nunca vi nenhum aplicado não sei como fica nem como é em termos de qualidade.
    Eu pretendo que o chão seja claro (cor de mel mas clarinho) não sei se a cerejeira permite isso.
  2.  # 2

Para soalho de tábua corrida maciça (tipicamente 20mm espessura) eu não utilizaria larguras superiores a 100mm.
    Qto mais largas maior a alteração dimensional com as alteraçoes de humidade o que vai implicar que as tábuas curvem ao incharem e façam ruido por estarem
    comprimidas umas contra as outras.

Faça a aplicação com prego sumido. apenas é pregado um dos lados da tabua, o outro é deixado livre no encaixe macho femea para poder expandir.
    e se aplicar durante a estação seca deixe cerca de 1mm (minimo) de folga entre as tábuas para permitir a tal expansão no inverno.
    O carvalho que vai usar deve ser carvalho americano. era melhor ser carvalho europeu (chamam-lhe carvalho francês) q é mais estável.
    depois de aduirir a madeira deixe-a aclimatisar dentro de casa durante cerca de um mes antes de aplicar.
  3.  # 3

Hoje depois de algumas pesquisas na Internet tambem pensei em mudar o chão, em vez de carvalho colocar cerejeira já andeia ver fotos na internet ( embora nunca seja como é na realidade) mas fica muito bonito e tambem dá para colocar um tom claro.

A cerejeira provavelmente terá menos problemas com a humidade.

Qual o tamanho do comprimento para as tábuas que me recomenda gazebo?
  4.  # 4

cerejeira, suponho que se refira a cerejeira americana. nunca usei em soalhos mas tem reputaçao de ser mais estável que o carvalho americano.
    todavia é mais branda (mole) e vai-se danificar mais.
    e tem outro problema mais estético: a diferença entre o borne (quase branco) e o cerne (avermelhado) é muito pronunciada. quase como o pinho.
    para ter uma cor uniforme deve ter q escolher as pranchas o q fica mais caro.
    quanto aos comprimentos é uma opção estética. pessoalmente gosto mais de tábuas curtas 1.5m ou à volta disso.
  5.  # 5

Eu não percebo nada de madeiras o que sei é o que vejo em fotos e digo que gosto ou não :)
    Ou seja, sou um zero à esquerda. Vou começar a procurar quem faça o serviço para ver preços e materiais.
  6.  # 6

Colocado por: gazeboPara soalho de tábua corrida maciça (tipicamente 20mm espessura) eu não utilizaria larguras superiores a 100mm.
    Qto mais largas maior a alteração dimensional com as alteraçoes de humidade o que vai implicar que as tábuas curvem ao incharem e façam ruido por estarem
    comprimidas umas contra as outras.

Faça a aplicação com prego sumido. apenas é pregado um dos lados da tabua, o outro é deixado livre no encaixe macho femea para poder expandir.
    e se aplicar durante a estação seca deixe cerca de 1mm (minimo) de folga entre as tábuas para permitir a tal expansão no inverno.
    O carvalho que vai usar deve ser carvalho americano. era melhor ser carvalho europeu (chamam-lhe carvalho francês) q é mais estável.
    depois de aduirir a madeira deixe-a aclimatisar dentro de casa durante cerca de um mes antes de aplicar.

Gazebo, fui dar a esta conversa e vi que percebe de soalhos maciços de madeira. Estava a ponderar adquirir um soalho com tábuas de 20cm de largura. Essa empresa parece credível e só tem com essa largura. Será que existem excepções quanto ao "quanto mais largo" mais empola e mais ruído faz? Se eles vendem só com essa largura não devem ter tido muitos problemas, o que acha?

0.0077 seg. NEW