Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      king25
    • 26 abril 2014 editado

# 1

Boas a todos.
    O que me leva a iniciar esta discussão deve se comum a muita gente, mas como é um assunto
    um bocado "escabroso" vou divulgar o que se passou/passa no meu caso.
    Sou cliente Optimus-Clix em telefone fixo e ADSL, tenho também Tv Satélite da Zon, esta ultima
    já vai pra 20 anos, e nunca estive fidelizado, na época paguei a intalação e equipamento (+ de 100 contos),
    e fiquei a pagar mensalidade há extinta TvCabo.
    No dia 16 deste mês recebo uma carta da Optimus Clix a informar que os serviços telefone/ADSl iriam
    ser dasativados a partir de 15 de Maio, motivo, a integração com o grupo Zon.
    No seguimento disto contacto a Optimus no sentido de verificar as alternativas existentes, sou então
    informado que a alternativa seria o Serviço WOW 4g, ( Estou numa zona sem cabo ou fibra), este
    serviço para mim não tem interesse, é muito deficiente, pelo menos na minha zona, mesmo com
    velocidades anunciadas de 30 megas, após o periodo de 15 dias de experiencia as velocidades baixam
    para 300 ou 400 Kbs, é práticamente impossivel de utilizar.
    Ora após isto contacto a Zon, Muito bem recebido sou informado da opção disponivel, seria então
    juntar o serviço de TV Satélite que já tenho + telefone e internet, tudo num mesmo pacote, o valor
    seria aproximadamente de 58 euros com nova fidelização de 12 meses por já ser cliente Zon, perguntam
    se podem mandar a proposta para no caso de estar interessado devolver assinada e dar inicio aos serviços,
    indiquei o meu email e foi envida a proposta para apreciação, entretanto verifico que o serviço proposto
    era também 4g, que tal como o que descrevo acima não serve na minha zona, trata-se na verdade do serviço
    WOW que é comum há Zon e Optimus,( mas isto não me foi informado durante o contacto com a Zon).
    Isto passou-se no dia 17 - vespera de feriado sexta-feira - no dia 21 segunda-feira aparece um transportador
    para fezer entrega de equipamento da Zon, como nada tinha sido pedido recusei, de seguida ligo para a Zon
    pelo serviço 16990 a perguntar o que se passava, foime então dito que tinha aderido a um novo pacote de serviços
    e que os mesmo já se encontravam ativos, expliquei que não era verdade e que certamente seria alguma
    confusão, passaram a outro serviço que vim depois a saber era o serviço de desactivações, aí o que disseram
    foi, tudo bem desactivamos o serviço mas tem consequencias, ao que ripostei com que já aqui descrevi, bem,
    a partir daí passou a valer tudo, o Sr, ja´devia saber que quando liga os serviços ficam logo activos e temos
    muita gente como o Sr, que se arrepende e depois vem com essa converssa, etc, sempre a subir o tom
    a Sra, que falava comigo chegou ao ponto de dizer que fazia parte das leis existententes e que não havia como
    fugir disso, e até cursava Direito e portanto sabia do que falava, Conclusão, para desactivar o telefone e internet
    teria que pagar 1 ano de fidelização como penalização e ainda ficaria com o serviço de TV fidelizado por 12 mêses.
    Como dali já não levava nada desliguei.
    No dia seguinte 22 segunda-feira dirigime há Loja Zon de Dolce Vita Tejo, expus tudo o que se passou, de emediato
    fui informado que tinha razão, para além de haver um periodo de experiencia em que se pode desistir, o mesmo só
    conta a partir da intalação feita e dos serviços ativos, como nenhuma dastas situações ocorrera e nem sequer tinha
    recebido os equipamentos, foi feita uma reclamação interna da qual me foi dado o nº do resgisto, volto há minha vida
    pensando que o assunto estava arrumado, mas o melhor ainda estava para vir, no dia 25 - Feriado de Abril - dou com
    a minha ligação de telefone/ADSL desactivada, contacto o operador (Optimus) para vêr o que se passava, é então dito
    que a Zon tinha pedido a desactivação do serviço por já ter outros activos na minha residencia.

Na altura não sei se o sentimento foi de RAIVA, FRUSTRAÇÃO ou o que foi, mas foi forte,

Lá expliquei então o que se tinha passado, que nada disso tnha sido pedido por mim ou com o meu consentimento,
    precisava da linha activa pois é indespensavel há minha actividade profissional e que teria fortes prejuisos com a falta
    desta, a minha situação foi compreendida e logo se prestaram e desenvolver todos os esforços para que a activação
    fosse feita de novo, passado 2 horas já estava de novo com os serviços a funcionar, se não fosse o impecavel serviço
    de apoio da Optimus ainda por cima durante um feriado em que tiveram que solicitar um funcionário de propósito
    para a activação, não estava agora aqui e escrever isto.

A parti daqui ainda estou a contar com mais "Surpresas", mas a clonclusão disto é, somos vitimas de "Burla" quando menos
    esperamos e nas coisas que parecem mais inocentes, o Problema com a ZON perece-me que ainda estará longe de resolvido
    entretanto fica aqui o aviso para que outros que leiam estas linhas se possam precaver no futuro destas Empresas que
    renumeram os seus funcionários com base em prémios por cada contrato e se deixam "fugir" o cliente tem multas
    elevadas porporcionando estas taticas agressivas e abusivas com os clientes.

É uma pena, ao que o nosso país chegou.

Desculpem o testamento, mas isto serviu para mim também como um desabafo,
    agora vou ponderar o desenvolvimento disto tudo e vêr a quem devo
    fazer Queixa/Reclamação, pois acho que alguém tem que ser respomçabilizado.

Cumprimentos ao Fórum
  1.  # 2

Caro king25,

A cerca de um mês também fui contactado pelos serviços da Clix e a primeira frase, após o boa tarde e ser identificado com proprietário do serviço, foi "o seu serviço vai ser cancelado".

Indignei-me logo, solicitei a identificação do operador e comecei a debitar algumas perguntas de lógica, sempre com uma entoação um pouco agressiva:
    " mas porque o meu serviço vai ser desativado? "
    " quem solicitou a desativação? "
    após o operador engasgar um pouco para responder lá conseguiu dizer que eu tinha compreendido mal, ao que eu respondi que ele é quem não sabia falar português e comecei a perguntar se o serviço ia ser cancelado ou se ia ser descontinuado a sua comercialização.

com um pouco mais de insistência lá conseguiu me dizer que o serviço ia deixar de ser comercializado.

dia 23, para espanto meu, recebo uma carta da clix, datada de 15 de abril, a transmitir o mesmo conteúdo que o telefonema e a indicar que a partir do dia 15 de maio os serviços deixarão de ser possíveis de utilizar, e para contactarmos alguns números para conhecer as ofertas comerciais.

ora, vou esperar para ver o que acontece. Só tenho mantido o serviço clix por causa das chamadas ilimitadas (mesmo ilimitadas) para alguns países que me interessam. Se não fosse isso, já teria mudado há muito tempo, até porque pago uma mensalidade de cerca de 40€ quando já há mensalidades, para serviços semelhantes mas com limites, a rondar os 25€.
  2.  # 3

conheço quem tenha sido contactado por carta para ligar para os nºs para conhecer a oferta, e ficou a pagar menos (e por um serviço melhor, sobretudo de TV).
    Experimentem contactar os nºs comerciais, e ver o que vos dizem.

São duas empresas de telecom ainda diferentes em termos legais (embora a empresa mãe seja a mesma), e legalmente não podem transitar o contrato de um para o outro, sem que seja por acção do cliente. Se passassem os clientes clix para zon automaticamente, aí sim, estariam a agir mal e a cometer uma ilegalidade.
    Desta forma estão a convidar os clientes a fazer essa mudança.
  3.  # 4

Colocado por: valtoresconheço quem tenha sido contactado por carta para ligar para os nºs para conhecer a oferta, e ficou a pagar menos (e por um serviço melhor, sobretudo de TV).
    Experimentem contactar os nºs comerciais, e ver o que vos dizem.

São duas empresas de telecom ainda diferentes em termos legais (embora a empresa mãe seja a mesma), e legalmente não podem transitar o contrato de um para o outro, sem que seja por acção do cliente. Se passassem os clientes clix para zon automaticamente, aí sim, estariam a agir mal e a cometer uma ilegalidade.
    Desta forma estão a convidar os clientes a fazer essa mudança.

O problema é que pelo menos no meu caso não disponibilizam ADSL, mesmo que assim não fosse
    seria sempre obrigado a novos periodos de fidelização e o serviço 4g é uma M****.
    para confirmar isto basta pesquizar na Net, ou consultar o portal da Queixa.
    Já que falamos nos numeros que dão para ligarmos, foi-me indicado o 16990, neste
    numero somos atendidos em automático que nos vai encaminhando pelas opções
    que tem, somos imformados que caso pretenda-mos falar com um operador a chamada
    tem um custo de 34.99 centimos independente da duração, isto é enganoso, só é assim
    se estiver a ligar de um mumero da rede ZON, supostamente de outras redes teria
    o custo de uma chamada normal + os 34.99, Ora a realidade é que se trata de chamada
    de valor acrescentado, custa mais de 34 centimos por minuto, como é "compreensivel"
    estes senhores não se importam nada de nos "aturar" nem que seja horas, nós só damos
    conta depois no saldo.
  4.  # 5

1. Creio que ZON não funciona sobre serviço ADSL (é tecnologia por cabo ou fibra).
    2. Serviço 4G, depende da zona. Eu tenho router 4G wow e consigo velocidades na ordem dos 20Mbps. É uma tecnologia recente e tem vindo a aumentar a cobertura. Há zonas onde secalhar se tem 500kbps, outras onde ha 3mbps, e outras onde ha 50mbps. Claro que depende da cobertura. Não é mau nem bom, é uma questão de ter cobertura ou não. Eu, nos vários sitios onde uso, consigo sempre 4G.

Quanto ao custo da chamada, aí sim acho uma chulice :)

mas há sempre hipotese de ver outros operadores (por amor de deus não vá pra vdf fibra que os meus pais têm e aquilo só dá problemas: é serviço que é pessimo e a factura que nunca vem certa. Não admira que seja barato, se fosse mais caro não tinham clientes).
  5.  # 6

Colocado por: valtores2. Serviço 4G, depende da zona. Eu tenho router 4G wow e consigo velocidades na ordem dos 20Mbps. É uma tecnologia recente e tem vindo a aumentar a cobertura. Há zonas onde secalhar se tem 500kbps, outras onde ha 3mbps, e outras onde ha 50mbps. Claro que depende da cobertura. Não é mau nem bom, é uma questão de ter cobertura ou não. Eu, nos vários sitios onde uso, consigo sempre 4G.

Na minha zona o fedback que tenho de alguns vizinhos não é esse, principalmente depois das 21h
    e fins de semana, curioso, temos uma antena a 200 ou 300 metros de distancia, e conseguir o 4g
    é uma odisseia, o normal é 3g e aí o trafego já tem limites.

Colocado por: valtoresmas há sempre hipotese de ver outros operadores (por amor de deus não vá pra vdf fibra que os meus pais têm e aquilo só dá problemas: é serviço que é pessimo e a factura que nunca vem certa. Não admira que seja barato, se fosse mais caro não tinham clientes).

No meu caso vai ser a PT, linha ADSL 30 megas velocidade garantida, na minha zona,
    25.0? mensal com chamadas ilimitadas para a redes fixas a todas as horas, e internacionais
    para 50 países das 21 ás 9 todos os dias, desconto de 5 euros nos primeiros 3 meses
    fidelização de um ano.
  6.  # 7

Colocado por: king25e fins de semana, curioso, temos uma antena a 200 ou 300 metros de distancia, e conseguir o 4g
    é uma odisseia, o normal é 3g e aí o trafego já tem limites.

Em qualquer operador o trafego à noite é maior, logo sente-se maior lentidão.
    O facto de ter uma antena a 300 metros não significa nada, se estiver a apontar para o lado oposto à da sua residência :)
    O tráfego 3G não tem limites: o que tem limites é o tarifário. Se aderir ao wow ou outro serviço de outro operador, quer faça o trafego em 4G, 3G ou 2G, o limite é sempre o mesmo, independentemente da cobertura e tecnologia a que esteja ligado. Em termos de PUR (politica de utilizaçao responsavel), o wow é o mais permissivo (mais permissivo do que banda larga movel meo ou vdf, e até kanguru, que é da optimus tambem).

Se consegue PT por bom preço aí, então está o problema resolvido :) mas:

Colocado por: king25No meu caso vai ser a PT, linha ADSL 30 megas velocidade garantida, na minha zona,

Com ADSL não vai ter velocidade garantida nunca (só a fibra é que permite isso). Se é ADSL vai ter muito menos velocidade do que isso (normal em qualquer operador).

cpts
  7.  # 8

Colocado por: king25No meu caso vai ser a PT, linha ADSL 30 megas velocidade garantida, na minha zona, 25.0? mensal com chamadas ilimitadas para a redes fixas a todas as horas, e internacionais para 50 países das 21 ás 9 todos os dias, desconto de 5 euros nos primeiros 3 meses fidelização de um ano.

É essa a hipótese que estou a ponderar.
    O valor proposto foi de 26,99€.
    Para ter download ilimitado tenho de ter fatura eletrónica e débito direto.
    Pela portabilidade não me cobram nada.
    E a fidelidade é de 12 meses.
    Concordam com este comentário: king25
  8.  # 9

Bom, parece que o problema teve solução.
    Após ter exposto tal como o fiz aqui no fórum para,
    Diretamente na loja Zon
    e
    https://www.anacom.pt/bvirtual/index.jsp?do=edit&idform=FRECL-ANACOM
    e
    [email protected]
    Este ultimo é sede da Zon.

Telefona-me novamente a Senhora que apostou a sua credibilidade em que não
    era possivel reverter o contrato, a perguntar se queria manter como estava ou
    ficar sem efeito, pedi que fica-se tal como estava antes, sem fidelização e com
    os mesmos canais e sem fidelização, acedeu e "alterou" de acordo com o solicitado.

Espero que pelos menos este relato/desabafo possa servir de aviso a outros que
    se vejam na mesma situação.

Segundo consegui apurar, os serviços só podem ser considerados activos depois
    de instalados os equipamentos e os pacotes de serviços a funcionar, depois disto
    o cliente tem um prazo de 14 dias para ponderar se os serviços o satisfazem,
    durante este periodo pode cancelar os serviços sem qualquer custo, deve fase-lo
    de preferencia,

1- por telefone para ficar registado logo nos serviços
    2- por mail ou fax de forma a ficar com comprovativo
    3- nunca deixem chegar ao final do prazo (14 dias), devem
    no máximo tomar a decisão dentro de 10 dias, porque vão
    tentar atrazar o processo e alegar o que for preciso para
    dizer que o prazo não é cumprido.

Agora só me falta ir a uma loja Zon pedir cópias do meu contrato
    para ver como está, e guardar, não vá o diábo tecelas.
  9.  # 10

Em ADSL o máximo são 24Mb e de garantidos não têm nada.

0.0184 seg. NEW