Dicas para comprar uma betoneira, para uso moderado/ocasional
Olá mais uma vez,
Nas pequenas bricolas que vou fazendo, sempre fiz a mistura do cimento à mão lá na eira de casa.
Recentemente, um vizinho emprestou-me uma betoneira e obviamente fiquei fã.
A betoneira dele já deu um jeitão mas tem algumas limitações, sendo que a grande falha é ser pequena demais para fazer um saco de cimento de cada vez.
Assim procuro uma betoneira para uso ocasional mas que permita algum desembaraço e já com alguma qualidade. Os próximos trabalhos que vou fazer: - alguns pilares para um armazém que ando a fazer aos poucos - placa de armazém, 80m2
E, de quando em quando, vão aparecendo coisas.
Passei numa casa de materiais de construção e fiquei pré acordado para uma betoneira: - 180 L - motor monofásico - duas posições de funcionamento (a que o senhor chamou de betão melhor e pior) - rodas que pareceram fixes, 20cm de diâmetro +/- - possibilidade de lubrificação dos rolamentos - não me lembro da marca, acho que não estava impressa na caixa do motor - 380€
Não tirei fotografia mas o aspeto é mais ou menos o da imagem em anexo.
Em conversa com um empreiteiro ele recomendou-me ainda que comprasse com desmultiplicador de força na rodagem da betoneira, que as que não têm são muito ruins de manusear. Na casa também lá tinha com desmultiplicador mas não cheguei a perguntar o preço.
Perante o exposto, gostava de saber a vossa opinião acerca do desmultiplicador e da betoneira em si. Parece-vos uma compra acertada?
Que outros critérios teriam em conta, no meu caso?
- Ainda bem que agora os sacos de cimento vêm embalados em quantidades inferiores a 50 kg, como era há uns anos atrás, porque senão tinha de andar a dividir o saco o que seria uma chatice. Assim, faço um saco completo de cada vez. - O modelo de 180L não traz roda de viragem com desmultiplicador de força, mas dava um jeitão. Quando carregamos um pouco mais a betoneira, tenho de fazer muita força para não deixar rodar o tambor de uma vez só. Pretendo adaptar-lhe uma roda de viragem com desdobramento da força. - Para o meu caso, que faço muito trabalho sozinho é uma betoneira com o peso ideal, já que uma pessoa transporta-a facilmente sozinha.
Eu tenho ali uma que comprei segunda mão mas que ainda não me servi com ela. o sistema é diferente das ditas convencionais, pois esta tem o motor eléctrico no "****" do balde. faz contra peso tornando-se mais leve a manobra do balde, mas tb é desmultiplicada. assim puder coloco fotos dela.
Vai fazer um placa em betão por cima ? Então veja bem se lhe fazem como deve ser os vigas a os ferros da laje, pois aí já não se brinca... Peça a um eng. amigo que lhe dei ao menos as dicas ! Porque não faz isso em painel sanduíche ?
Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
Colocado por: Jorge Santos - FaroVai fazer um placa em betão por cima ?
Expliquei-me mal, é uma placa de R/C, sobre a terra. A placa é para fazer noutro armazém, já existente, onde guardo as alfaias agrícolas.
Colocado por: Jorge Santos - FaroPeça a um eng. amigo que lhe dei ao menos as dicas !
Vou criar um tópico aqui no fórum para discutir o assunto. Por acaso da área de cívil não tenho assim nenhum amigo com quem fale usualmente. Mas até tenho amigos empreiteiros que me vão dando uma ajuda.