Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

A minha dúvida agora é:
    Que temperatura escolher para a água do retorno?
    O termóstato de regulação vem já calibrado de fábrica, pelo que é necessário escolher a temperatura na hora da compra.

Opções disponíveis que me deram na loja:
    45ºC
    55ºC
    60ºC
    70ºC

No manual do recuperador que estou a instalar recomendam 65ºC mas parece-me exagerado...
      regulacao_valvula_anti_condensação.jpg
  2.  # 22

Colocado por: Sergio RodriguesFaça um desenho senao n chegamos la

Ora aqui está um esquema, que encontrei na net, que dispõe então a VAC no retorno, com a BC colocada entre ela e a caldeira.
      exemplo de instalacao.jpg
  3.  # 23

Que comentários vos suscita esta recomendação do fabricante de 65ºC?

Quem tem esta válvula instalada, que temperatura configurou?

E já agora, o valor de IDA configurado no termóstato que comanda a bomba é sempre o mesmo, independentemente do valor de RETORNO configurado na válvula anti-condensação?
  4.  # 24

OS 65º É o mesmo que diz na minha caldeira. Mas eu no lugar de uma misturadora tenho uma bomba intermedia que mistura agua quente que sai por cima com a entrada da de baixo, isto quando a temperatura entre entrada e saida difere de 10º.

Quando ainda estamos no inicio do aquecimento a agua nunca esta a 65º como é obvio...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  5.  # 25

Colocado por: dedaoMas eu no lugar de uma misturadora tenho uma bomba intermedia que mistura agua quente que sai por cima com a entrada da de baixo

Bomba intermédia? O que é?
    E qual o critério que ela utiliza para misturar?

Colocado por: dedaoisto quando a temperatura entre entrada e saida difere de 10º

não entendi o alcance dos 10º que referiu. Esse delta verifica-se em que situações?
  6.  # 26

uma bomba que liga o tubo de saída da quente com o da fria. como vvocê tem na imagem no lugar da VAC.

quando ha esse diferencial de 10 graus ela mistura entre quente e fria para a temperatura de entrada de água não ser mt baixa comparada com a quente. penso que é para evitar o choque térmico no aco :-)
  7.  # 27

Pode, sff, colocar aqui fotografia da sua "bomba intermédia" e/ou indicar referência do produto em causa?
  8.  # 28

Colocado por: dedaoquando ha esse diferencial de 10 graus ela mistura entre quente e fria para a temperatura de entrada de água não ser mt baixa comparada com a quente. penso que é para evitar o choque térmico no aco

mas isso não resolve a condensação alcalina nas paredes interiores do recuperador\caldeira, pois o ideal e ter sempre uma temperatura interna superior a 65ºC.
  9.  # 29

Sr. Jorge, que valores IDA/RETORNO configura nas instalações de recuperadores de calor a água?

Por exemplo, configurando o RETORNO a 65º a IDA é a 75º?
    A serem valores nesta ordem muda completamente a noção de valores IDA/RETORNO que tinha como adequados.
  10.  # 30

depende do uso pretendido, mas é de evitar temperaturas dentro da caldeira abaixo dos 65ºC, enquanto que a temperatura superior maxima é de 90ºC, o delta t ideal é de 10ºC com o retorno a 70ºC e a ida a 80ºC,
    por causa disto é que é importante o deposito de inercia.
  11.  # 31

Colocado por: jorgealvespor causa disto é que é importante o deposito de inercia.

Ok, depois de reunir a informação possível sobre o assunto, nomeadamente este apanhado disponível aqui
    Depósito de Inércia
    Os depósitos de inércia permitem a estabilização da entrega de potência por parte da caldeira, actuando como buffers de energia face às variações de potência necessária pelo consumo.
    Devemo-nos lembrar que a capacidade de resposta de uma caldeira de biomassa é bastante mais lenta do que uma caldeira tradicional. A título de exemplo, uma caldeira a gás atinge a sua potência de pico em cerca de 1 minuto após a ignição. Numa caldeira a biomassa a potência de pico apenas é atingida cerca de 1 hora depois da ignição, sendo que a própria ignição demora cerca de 5 a 10 minutos. A caldeira a biomassa necessita também de cerca de 30 minutos a desligar, continuando a produzir calor após ordem para encerrar.
    Em média devemos ter cerca de 10lt de depósito de inércia por Kw de caldeira.

tecnicamente ainda não compreendi como o depósito de inércia vai ajudar a garantir o delta t de 10º.

Por exemplo, com o depósito de inércia frio, o RETORNO da caldeira vai voltar frio quer vá directamente aos radiadores, quer vá ao depósito de inércia, não?

Sei que me está a demorar um pouco a ver a luz, mas gostava mesmo de compreender esta questão, pelo desde já obrigado pela paciência
  12.  # 32

Sr. Leiria, por fim, instalou a válvula anti condensação no seu recuperador?

Pretendo encomendar uma válvula para o meu mas ainda não me decidi pela temperatura de RETORNO.

Em principio será com a configuração nos 65º, conforme recomendação do fabricante mas para isso vou ter que colocar a bomba circuladora (BC) a funcionar aos 70/75º e ainda não vi nenhum testemunho de alguém que tenha configurado a BC nesses valores.
  13.  # 33

a minha caldeira arranca com a bc a 60 é vai aquecendo até os 75.

no início a entrada de água está sempre inferior aos 65...
      DSC_1539.jpg
  14.  # 34

Boa tarde José Blino
    Ainda não instalei, mas vai ser instalada no fim do mês. depois deixe aqui o feedback
  15.  # 35

Colocado por: dedaono início a entrada de água está sempre inferior aos 65
    óbvio que no arranque nunca esta 65ºC, convém é atingir rapidamente estes 65ºC.
  16.  # 36

Colocado por: leiria
    Ainda não instalei, mas vai ser instalada no fim do mês. depois deixe aqui o feedback

oki dokie

E já está decidida a temperatura configurada para mistura? (ou seja a temp. a que vai funcionar a válvula)
    •  # 37

Colocado por: JoseBlinoA minha dúvida agora é:
      Que temperatura escolher para a água do retorno?
      O termóstato de regulação vem já calibrado de fábrica, pelo que é necessário escolher a temperatura na hora da compra.

Opções disponíveis que me deram na loja:
      45ºC
      55ºC
      60ºC
      70ºC

No manual do recuperador que estou a instalarrecomendam 65ºC mas parece-me exagerado...
        regulacao_valvula_anti_condensação.jpg

Bem, vou acatar a recomendação do fabricante, 65ºC.

Olhando para as opções disponíveis terei de escolher a de 70ºC. Não será exagerado?
      Estou com dúvidas entre a de 60ºC e 70ºC, inclinado para de 60ºC por achar que 70ºC é exagerado. Mas gostava de ter mais opiniões ..
    •  # 38

quanto mais alta for a temperatura mais eficiente é a combustão, logo na minha opinião é a de 70ºC.
      Concordam com este comentário: dedao, Arcade
    •  # 39

Colocado por: jorgealvesquanto mais alta for a temperatura mais eficiente é a combustão, logo na minha opinião é a de 70ºC.

E escolhendo a de 70º, a que temperatura de deve fazer circular a bomba circuladora?
    •  # 40

Boa noite
      Finalmente esta semana instalei no meu sistema de aquecimento a válvula anti-condensação.
      Eu tenho um recuperador da Edilkamin – Aquatondo 29 que tem uma caldeira de 90 litros de água. Acontecia que eu acendia o recuperador entre 16 a 18 minutos a água estava a 60º C. Neste momento dava ordem a bomba circuladora para começara mandar água para os radiadores. Quando a água fria dos radiadores chegava a caldeira nesta altura a temperatura já ronda os 66º. Com a entrada de água fria esta mesma temperatura ia descendo até os 45º. Começava novamente a aumentar a temperatura do recuperador e quando atingia de novo os 60º arrancava a b.c. começava a receber novamente a água dos radiadores e a temperatura descia novamente, até que estabilizava, e o mesmo acontecia com a AQS. Não dava nenhuma saúde a caldeira estas oscilações de temperatura.
      Com a instalação da válvula anti-condensacão a caldeira nunca mais desceu dos 60º e neste momento consegue manter-se entre os 65º e os 72º . Resultado aquece muito mais a casa, porque as temperaturas são mais elevadas, prolonga a da caldeira e assegura uma maior eficiência da mesma.
      Estou encantado com este investimento, e não sei se não tenho um menor consumo de lenha e outro pormenor que detectei é que como as temperaturas são mais elevadas suja menos o vidro.
      Não devia ser permitido fazer uma instalação destas, sem levar uma válvula anti-condensação.
      A válvula que instalei é de 55º C
      A válvula é esta :

http://static.giacomini.com/it.giacomini.com/catalog/technical_documentation/R157A.pdf

Anexo uma fotografia antes da instalação da válvula anti-condensação.
        IMGP1859 (Large).JPG

0.0242 seg. NEW