Iniciar sessão ou registar-se
    • leiria
    • 27 abril 2014 editado

# 1

Boa noite caros foristas.
    Necessito da vossa ajuda na seguinte questão:
    Tenho um recuperador a água que aquece cerca de 160 elementos de radiador e alimenta um deposito de AQS de 325 litros "Quadroline" da Roth.
    Acendo o recuperador e passando cerca de 16 minutos os 90 litros de agua do recuperador atingem os 60º C. Nesta altura o termostato da ordem á bomba circuladora do AQS para começar aquecer o deposito. O meu recuperador fica a 20 metros de onde está o deposito,
    Entretanto a agua do recuperador continua aquecera subir normalmente até ao 67 a 68º. neste altura começa a chegar a agua a menos temperatura que vem do AQS, e temperatura começa a descer no recuperador 66º 64º 62º 60º 56º 54º e depois estaali mais uns minutos e a temperatura começa de novo a subir até aos 66º e ainda volta a descer novamente.
    Depois de o AQS ter atingido a temperatura passa para os radiadores que vai acontecer o mesmo em virtude de água que está no circuito dos radiadores está fria e a água do recuperador volta a descer-
    Será que se colocar uma valvula de circulação anti condensação, evito estas oscilações de temperaturas no recuperador, e dou mais vida ao recuperador, ou nem por isso.
    Agradeço a vossa ajuda de quem tenha experiencia com esta valvula circulação anti condensação.
    Já agora sabem-me dizer qual o preço?
  1.  # 2

valvula de circulação anti condensação
      valvula condensaç.jpg
  2.  # 3

Na minha opinião a válvula anti condensação é sempre colocada no retorno quando existe diferenças bruscas de temperatura dai formando condensação no circuito entre a fonte de alimentação e o depósito.

No seu caso os Deltas T provocados refere-se mais na ida dai não tirar grande rentabilidade e não criar eficácia pelo que parece-me mais lógico ter um deposito de inercia associado onde pudesse acumular energia ou seja quando o recuperador atingisse temperaturas mais altas pudesse transmitir ao deposito de inercia fazendo que haja maior equilibrio termico.

Sente na bomba circuladora esta turbulência e este diferencial de temperaturas?

Será que a bomba esta em automático ou manual?

Tem um quadro diferencial de comando onde efectua a gestão de todas estas funções?

Já pensou em colocar um modulo de produção instantâneo para o AQS limitando mais o recuperador para o aquecimento?

Que tipo de combustivel usa no recuperador?
  3.  # 4

Colocado por: Costa53Já pensou em colocar um modulo de produção instantâneo para o AQS limitando mais o recuperador para o aquecimento?
    o quadroline da Roth ja é de AQS instantanea!! ja agora caro leiria o feedback que esta a ter do acumulador é bom? escolheu o modelo com serpentina solar?
  4.  # 5

Colocado por: Costa53Sente na bomba circuladora esta turbulência e este diferencial de temperaturas?

Pode descrever que tipo de turbulência esperar?
  5.  # 6

Colocado por: Sergio Rodriguesja agora caro leiria o feedback que esta a ter do acumulador é bom?

Também estou interessado em saber
  6.  # 7

Colocado por: prince
    Também estou interessado em saber

Até ao momento, estou satisfeito, quer com o acumulador, quer com os painéis solares da Roth.
    Agora estou a espera do frio para ligar o recuperador, para ver o comportamento e o tempo aquecer. Depois direi como a situação vai evoluir.
  7.  # 8

Colocado por: leiria
    Já agora sabem-me dizer qual o preço?

Não se falou ainda, foi em preços
    •  # 9

Colocado por: JoseBlino
      Não se falou ainda, foi em preços

Bom dia,
      Preço referente a quê?
    •  # 10

Colocado por: leiria
      1. Preço referente a quê?

da válvula em discussão, da "valvula circulação anti condensação".
    •  # 11

•  # 12

• Arcade
      • 14 novembro 2014 editado

# 13

penso que não.
      veja:
      Colocado por: ArcadePara não ter uma temp. de Retorno na Caldeira inferior a 50/55º,usar uma Válvula termoreguladora, evitando a condensação da mesma.

- aplicar entre o Acumulador e a caldeira de gasificação

https://forumdacasa.com/discussion/29127/13/caldeiras-a-lenha-de-gasificacao/
    •  # 14

Colocado por: Arcadepenso que não.
      veja:

https://forumdacasa.com/discussion/29127/13/caldeiras-a-lenha-de-gasificacao/

Parecem-me fazer exactamente a mesma coisa, simplesmente as que indicou sã grupos com bomba circuladora incluida, enquanto as que referi, destinam-se a quem já tem bomba circuladora, mas não tenho certeza....
    •  # 15

...fiz confusão, é como diz.
    •  # 16

Colocado por: leiriaNesta altura o termostato da ordem á bomba circuladora do AQS para começar aquecer o deposito.

Tem uma bomba circuladora (BC) para os radiadores e outra BC para para as AQS?
    •  # 17

Colocado por: Costa53Na minha opinião a válvula anti condensação é sempre colocada no retorno

Colocando então a válvula anti condensação(VAC) no retorno, a BC deve ser colocada antes da VAC, depois da VAC ou tanto faz?

Se tanto fizer, tenho preferência por colocar a BC antes da VAC já que assim a BC trabalha com água um pouco mais fria.
    •  # 18

E estou a fazer o mesmo raciocínio para o vaso de expansão (VE) da caldeira; ou seja, colocar o VE no retorno antes da VAC e também antes da BC
    •  # 19

Colocado por: JoseBlino
      Colocando então a válvula anti condensação(VAC) no retorno, a BC deve ser colocada antes da VAC, depois da VAC ou tanto faz?

Se tanto fizer, tenho preferência por colocar a BC antes da VAC já que assim a BC trabalha com água um pouco mais fria.

Atenção: o meu raciocínio estava completamente errado!
      A BC tem de ser sempre colocada depois da VAC, ou seja, na tubagem de retorno, entre a caldeira e a VAC.

Porque, se fosse colocar a BC antes da VAC, a BC não conseguiria puxar água, quando o obturador da VAC estivesse a admitir água do
      By-Pass de IDA.

Alguém que me volte a corrigir se eu estiver errado.
    •  # 20

Faça um desenho senao n chegamos la

0.0176 seg. NEW