Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Agora que arregacei as mangas e comecei a renovar a pintura da casa, quero avançar para o tecto do WC que está lastimável.

Quando comprei o apartamento, ele levou uma lavagem de cara de pintura. No WC pintaram o tecto em branco com anti-fungo. Ora, os fungos não apareceram na tinta (o produto resultou) mas a tinta começou a lascar passados uns anos (poucos). Os fungos estão a aparecer no gesso que as lascas de tinta deixam à vista como na foto abaixo.

Ora, eu vou precisar das vossas sábias opiniões antes de deitar mãos à obra.
      IMG_76912.JPG
    •  
      FD
    • 28 abril 2014

# 2

Raspar, lixar, desinfectar, secar, aplicar primário, pintar. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  2.  # 3

Como se vê na imagem acima, a tinta em alguns pontos sai em lascas mais ou menos generosas (parece o bolo de noiva do dia do meu casamento, só é pena que sejam lascas de tinta e não de chocolate branco).

Noutros pontos, só para chatear, a tinta está agarradinha que nem um cão ao osso, e a espátula nem cócegas faz.

Questões:

1) Quer-me parecer que, para ficar uma coisa em condições, deveria retirar a tinta toda. Verdade ou mentira?

2) Qual a melhor maneira de remover a tinta sem danificar o gesso do tecto e da sanca?
  3.  # 4

Colocado por: FDRaspar, lixar, desinfectar, secar, aplicar primário, pintar. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClioII

F*nix que você é rápido, FD! :D

Devagarinho para eu perceber direito. :D

1) Raspar: isso estou a fazer com uma espátula. Consigo tirar as lascas maiores mas há muita tinta que fica agarrada. Há que raspar melhor ou é avançar para o passo seguinte?

2) Se vou estar a fazer o serviço à mão, quem fica lixado é o meu braço e a minha paciência. Há algum acessório/lixa rotativa que eu possa adaptar ao berbequim para fazer o serviço?

3) Há que retirar a tinta toda ou a que estiver mais agarrada pode ficar?

4) Desinfectar suponho que seja a alegria de passar lixívia abundante e depois enxaguar, tal como fiz no quarto anterior. Certo?

5) Que tipo de primário? É o tal "fixador" de que já ouvi falar para evitar que a tinta nova lasque?

6) Pintar, essa é a parte mais fácil. :)
    •  
      FD
    • 28 abril 2014

# 5

Colocado por: ClioIIHá que raspar melhor ou é avançar para o passo seguinte?

Passo seguinte.

Colocado por: ClioIISe vou estar a fazer o serviço à mão, quem fica lixado é o meu braço e a minha paciência.

Sempre fiz à mão porque é a melhor forma de fazer. Não precisa de lixar tudo, passe com a mão e lixe só os sítios com imperfeições/relevo.

Colocado por: ClioIIHá que retirar a tinta toda ou a que estiver mais agarrada pode ficar?

O que estiver bem, não mexe.

Colocado por: ClioIIDesinfectar suponho que seja a alegria de passar lixívia abundante e depois enxaguar, tal como fiz no quarto anterior. Certo?

Certo.

Colocado por: ClioIIQue tipo de primário?

Um primário normal. A função do primário é criar condições de aderência entre o suporte existente e a tinta a aplicar.
    É uma espécie de, chamemos-lhe assim, fita cola de dupla face.
  4.  # 6

OK. Quanto à lixa, deve ser de que tipo? Qual o grão? 100? 200?

Colocado por: FDUm primário normal. A função do primário é criar condições de aderência entre o suporte existente e a tinta a aplicar.
    É uma espécie de, chamemos-lhe assim, fita cola de dupla face.

OK, suponho que na loja de tintas me saibam aconselhar um primário para o caso, já que a definição de "normal" deve depender muito do tipo de materiais onde se aplica e do fim a que se destina.
    • eu
    • 28 abril 2014

# 7

Se lixar e pintar novamente, é provável que seja uma questão de tempo até ficar tudo igual.

Se quiser resolver o problema de forma mais definitiva, há uma solução melhor: instale um tecto falso com pladur hidrófugo. Não fica caro e você consegue fazer isso sozinho...

Também é conveniente instalar um extrator de ar (caso ainda não exista) para ventilar o WC após os banhos.
    • ClioII
    • 28 abril 2014 editado

# 8

Colocado por: euSe lixar e pintar novamente, é provável que seja uma questão de tempo até ficar tudo igual.

Se quiser resolver o problema de forma mais definitiva, há uma solução melhor: instale um tecto falso com pladur hidrófugo. Não fica caro e você consegue fazer isso sozinho...

Também é conveniente instalar um extrator de ar (caso ainda não exista) para ventilar o WC após os banhos.

Pelo WC passa um viga grandota po cima da banheira, e o tecto falso irá roubar um volume importante por causa da viga. Provavelmente teria que remover e baixar uns armários que tenho pendurados na parede oposta à banheira, o que não dá jeito pois tem a sanita e o bidé debaixo. Confesso que de gesso cartonado nunca fiz nada, e para ser uma obra a realizar por dois ignorantes (eu e a minha mulher) tem tudo para dar errado. Além do mais, sobrou-me tinta com anti-fungo do quarto que já está comprada. Ou seja, repintar seria a custo (quase) zero. :)

EDIT: existe extractor de ar e funciona sempre durante os banhos, bem como aquando da libertação de efluentes odoríferos.
    •  
      FD
    • 28 abril 2014 editado

# 9

Colocado por: ClioIIOK. Quanto à lixa, deve ser de que tipo? Qual o grão? 100? 200?

Um grão fino, é só mesmo para eliminar e disfarçar as imperfeições.
    Como as imperfeições não passam de fazer a transição da tinta descascada para a que lá fica, não precisa de nada muito agressivo.
    Cuidado é com o pó que vai fazer - vai ser bastante.

Colocado por: ClioIIOK, suponho que na loja de tintas me saibam aconselhar um primário para o caso, já que a definição de "normal" deve depender muito do tipo de materiais onde se aplica e do fim a que se destina.

Sim, explique a situação, eles dar-lhe-ão a melhor solução.
    Mas, não há assim tanta escolha, por isso é que não indiquei nada em especial. :)
  5.  # 10

Colocado por: FD
    Um grão fino.

Um Toyota Aygo, um Toyota Yaris e um Toyota Auris podem ser todos descritos como "carros pequenos". Se calhar alguns já não chamam pequeno a um Auris, outros chamarão. :)

Daí que eu posso achar que grão 100 é suficientemente fino para uma lixa, e no entanto estar a fazer uma grande asneira... :)
    • eu
    • 28 abril 2014

# 11

Colocado por: ClioIIlibertação de efluentes odoríferos.

LOL...
  6.  # 12

o seu problema é que desta forma que explica as soluçoes apresentadas podem não chegar á resolução do problema , mas faço umas perguntas .
    - a tinta anti-fugica que está aplicada e a descascar está aplicada em cima do pladur ou em cima de outra tinta ?
    - a tinta Anti-fugica solta-se ou se está a repintar outra tinta tambem esta vem agarrada ?
    - o pladur tem bolor somente nas partes descascadas ou se descascar a tinta mais agarrada ele já está lá ?
    se me explicar devagarinho e a cada pergunta talvez possa surgir outras soluçoes , ok .
  7.  # 13

Colocado por: rafaelisidoroo seu problema é que desta forma que explica as soluçoes apresentadas podem não chegar á resolução do problema , mas faço umas perguntas .
    - a tinta anti-fugica que está aplicada e a descascar está aplicada em cima do pladur ou em cima de outra tinta ?
    - a tinta Anti-fugica solta-se ou se está a repintar outra tinta tambem esta vem agarrada ?
    - o pladur tem bolor somente nas partes descascadas ou se descascar a tinta mais agarrada ele já está lá ?
    se me explicar devagarinho e a cada pergunta talvez possa surgir outras soluçoes , ok .

Então cá vai devagarinho para eu perceber também! :)

- Não há pladur para ninguém. O tecto está acabado com gesso vulgar;

- Ainda não apliquei, por minha iniciativa, nenhum produto nem nenhuma tinta, a única coisa que fiz foi descascar algumas zonas já lascadas à espátula;

- As zonas onde a tinta lascou deixam à vista uma superfície um pouco mais amarelada que eu calculo que seja o gesso, e aqui já há bolores;

- O que me aprece que está a acontecer é que a tinta "nova" (nova é relativo, porque foi dada há 8 anos e começou a descascar há já alguns anos) lascou e, com isso, arrancou também a tinta "velha" (calculo que da altura da construção). Digo isto porque as lascas me parecem muito grossas e, como disse, o material que fica exposto parece-me ser o gesso nu;
  8.  # 14

Colocado por: Anonimo16062021ClioII,isso que se vê nas fotos (minha opinião) não é problema da tinta mas sim do acabamento de gesso fino que se costuma aplicar sobre o gesso (de projetar) de capa grossa..raspe tudo muito bem raspadinho com uma espatula todo esse gesso fino que estiver solto,um novo barramento pelo tecto todo de gesso fino tipo macafino,deixe secar isso uns dias ate isso ficar branco,tinta em cima e toca a andar que se faz tarde:-))

As fotos percebem-se um bocado mal (o fotógrafo é mau e a baixa resolução não ajuda) mas não me parece que seja o gesso a descolar, mas sim a tinta. Mas irei ter isso em atenção quando raspar mais um bocado e depois venho cá dizer.
  9.  # 15

ah !!!!!! então por partes tem um tecto polido a gesso aonde está actualmente a falhar a aderencia da primeira tinta que ao descascar trás a dita tinta anti-fugica tambem , este é um problema comum em zonas humidas ou de constante humidade como uma casa de banho , de um modo natural a coisa para ficar bem feita deveria ser refeita pelo que a tinta velha deveria desaparecer por completo e aí teria uma vantagem que era tratar o problema desde a raíz contudo se não conseguir remover as partes mais coesas terá que fazer uma reparação à zona ...

1ª desinfectar a parede , deixar secar ... (lixivia)
    2ª aplicar um primario fixador ( DIP FIX SB (sintetico) ) nas zonas do gesso
    3º correcção de massas de modo a regularizar , secagem e lixagem .
    4º limpeza
    5º aplicar novamente Dip fix Sb sobre as massas e deixar secar
    6º aplicar novamente uma demão de DIP FIX SB geral no tecto e sancas .
    7º aplicação de uma tinta propria de casa de banho ( esmalte aquoso) acrilico ou vinilico em 2 a 3 demão
    8ª esqueça o 003 para esta situação absorve humidade a mais .
  10.  # 16

Ó Rafael, você agora está-me a assustar!

A quantidade de operações nesse tecto (3 demãos de fixador, 3 demãos de tinta, 1 demão de lixívia, 2 enxaguamentos para tirar a lixívia, lixagem) quase que mais vale deitar o WC abaixo e voltar a construir... :D
  11.  # 17

não se assuste ao fim ao cabo você demora 2 horas partilhadas em 3 dias para fazer o seguinte trabalho ... acha muito?
  12.  # 18

Colocado por: rafaelisidoronão se assuste ao fim ao cabo você demora 2 horas partilhadas em 3 dias para fazer o seguinte trabalho ... acha muito?

Duas horas de trabalho no mínimo é optimista. Estamos a falar de uns 10m^2 de área em que me sugere que remova toda a tinta velha por lixagem. Se é para lixar à mão conforme me sugeriram acima, se conseguisse remover integralmente a tinta de um metro quadrado numa hora já era notável. É que há pontos onde a tinta lasca, mas na maioria dos locais está agarrada como um ditador ao poder.

Se me disser que posso fazer isso com máquina (uma lixa de berbequim, por exemplo) então o caso passa a ser diferente.
  13.  # 19

mas eu dei-lhe duas opções uma tratar de tudo removendo a tinta toda e outra tratando á zona e neste caso só arranca o que está solto , o trabalho é mais facil do que o que pinta ainda por cima com umas sancas deste tamanho lol basta ler devagar o que eu escrevo . pode usar uma lixadeira mecanica o problema é o po que faz mas se usar a dita tape a porta vede bem , arranje uma mascara e está á vontade para lixar o tecto .
  14.  # 20

Colocado por: rafaelisidoromas eu dei-lhe duas opções uma tratar de tudo removendo a tinta toda e outra tratando á zona e neste caso só arranca o que está solto , o trabalho é mais facil do que o que pinta ainda por cima com umas sancas deste tamanho lol basta ler devagar o que eu escrevo . pode usar uma lixadeira mecanica o problema é o po que faz mas se usar a dita tape a porta vede bem , arranje uma mascara e está á vontade para lixar o tecto .

Pois, li o comentário todo mas não me pareceu que fossem duas soluções distintas. Agora voltei a ler e percebi:

- 1) Removo a tinta toda, desinfecto, enxaguo e volto a pintar

OU

- 2) Faço a reparação das zonas afectadas segundo o procedimento de 8 passos que enumerou, não precisando de remover toda a tinta.

É isto, não é?

0.0227 seg. NEW