Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    http://www.youtube.com/watch?v=MwHWbsvgQUE


    Clicando no link acima tem um vídeo com o barulho que o meu autoclismo faz. Não é exactamente igual, mas é bastante parecido, com a irritante particularidade de ser mais longo.

    Ora, eu queria reparar isto, não só porque me incomoda a mim, como incomodará certamente os vizinhos (que até agora tiveram a delicadeza suficiente de não se queixarem). Só que não sei por onde começar! É que dá ideia que o autoclismo vibra, como a tubagem em PE-X vibra, como o colector das tubagens vibra!

    Calculo que haja um estrangulamento algures que provoque a vibração, mas não sei onde começar a procurar. Nos mecanismos do autoclismo em si? No passador à entrada do autoclismo? No colector? Da vossa experiência, onde costuma estar a origem do problema?
  2.  # 2

    A origem do problema costuma estar nas válvulas das torneiras se as válvulas estiverem gastas existe a tendencia de estarem com folgas dai a vibração.

    Pode fornecer detalhes das torneiras se forem em sistema de monocomando então o problema é outro mas normalmente a torneira de esquadria que faz segurança ao autoclismo é de válvula sendo as outras em monocomando neste caso substitue a valvula desta torneira e tem o problema resolvido, tendo a certeza que a valvula fica fixa, repare se existe um parafuso que fixa a válvula à sede do castelo!
  3.  # 3

    Colocado por: Costa53A origem do problema costuma estar nas válvulas das torneiras se as válvulas estiverem gastas existe a tendencia de estarem com folgas dai a vibração.

    Pode fornecer detalhes das torneiras se forem em sistema de monocomando então o problema é outro mas normalmente a torneira de esquadria que faz segurança ao autoclismo é de válvula sendo as outras em monocomando neste caso substitue a valvula desta torneira e tem o problema resolvido, tendo a certeza que a valvula fica fixa, repare se existe um parafuso que fixa a válvula à sede do castelo!


    Por partes: sim, as torneiras de lavatório, bidé e banheira são monocomando (Roca se não estou em erro). Nestas não se produz qualquer ruído.

    A torneira de segurança ("passador") do autoclismo é, creio eu, de válvula de esfera (daquelas que dão apenas um 1/4 de volta), mas estou a falar de cor. A verdade é que em 8 anos que estou naquela casa acho que nunca manobrei aquela torneira. Uma torneira que não é manobrada (logo, aparentemente sem desgaste) tem tendência a criar folga?

    Posso, em jeito de teste, retirar essa torneira substituindo-a por uma união, a ver se o problema se vai.
  4.  # 4

    Nunca mais voltei a este tópico, mas aqui vai a actualização para dizer como foi resolvido o problema.

    Com alguma tentativa e erro, lá descobri que a origem do problema estava na válvula de enchimento de água do autoclismo. Às vezes, premindo suavemente aqui e ali, conseguia parar as vibrações. A substituição dessa válvula (um modelo da OLI, uns 10 ou 12€ pela peça, a mão de obra foi minha) resolveu o problema.

    Quanto ao mecanismo antigo, não há assim nada de muito óbvio (como rachadelas, calcário, etc...) que indique o que é que estava errado (aliás, apesar da barulheira, a coisa funcionava). Julgo (e apenas julgo) que por alguma razão (envelhecimento, talvez?) a membrana da válvula (uma rodela flexível de borracha que é empurrada pela alavanca da bóia quando o tanque está cheio e com isso tapa o orifício de admissão de água) comece a vibrar tal como vibra a pele de um tambor ou a palheta de um saxofone e essa vibração se espalhe pela canalização, provocando o "efeito Tarzan".
 
0.0090 seg. NEW