Iniciar sessão ou registar-se
    • El_58
    • 29 abril 2014 editado

     # 1

    Há alguma coisa que se possa misturar na cal ?

    Tenho uns muros caiados (já com 3 caiações).

    Queria dar uma nova caiadela, mas numa das zonas onde o muro é baixinho e serve de "assento" queria misturar qualquer coisa na cal, para que não se fique com os calções brancos quando alguém lá se senta a segurar na cervejita para não cair...

    O que se pode misturar na cal para o efeito?
  1.  # 2

    SEBO, tem que ser na queima da cal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues, El_58
  2.  # 3

    Há produtos próprios para fixar cal, mistura-se depois de queimada, procure nas drogarias.
  3.  # 4

    Sebo? É a primeira vez que ouço... Está a falar daquelas "velas" de sebo que se davam nas botas de cabedal?

    Isso faz o efeito de não sujar a roupa quando se encosta?

    Tem noção da proporção, king25?
  4.  # 5

    Colocado por: El_58Sebo? É a primeira vez que ouço... Está a falar daquelas "velas" de sebo que se davam nas botas de cabedal?

    Isso faz o efeito de não sujar a roupa quando se encosta?

    Tem noção da proporção, king25?

    A resposta que dei anteriormente foi apressada ( a maria está doente e chamou )
    O que sei é o que via o meu Pai fazer, quando queimava a cal
    punha sempre gordura (sebo), pode ser qualquer coisa desde gorduras de carne
    a oleo dos motores, ( vela de sebo até é capaz de ser melhor) por ex, uma pedra
    de cal com aproximadamente 1k numa lata á pondo agua para queimar e +- 1 decilitro
    de oleo de motor, ou um pedaço de outra gordura, Talvez 100 ou 150 gramas.
    É o que me lembro, e evitava que eu e o meu irmão levassemos nas orelhas
    da minha mãe quando andavamos empoleirados nos muros.
  5.  # 6

    Pois lá fiz o teste.

    Uma pedra de Cal, uma vela de sebo, água.

    Ferveu até que quis :)

    Apliquei numa área pequena, ainda à pouco. Vamos ver logo mais ao fim da tarde, depois de seco, como fica a coisa.

    Reportarei o resultado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 7

    Cola branca também deve resultar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 8

    Colocado por: rjmsilvaCola branca também deve resultar.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Também me deram essa indicação. Se a gordura (sebo) não der o resultado esperado, vou tentar com a cola branca. A opção foi pelo preço. Comprei duas velas de sebo por 70 centimos. Um frasco (250ml) dessa cola custa cerca de 3 ou 4 euros.

    Não que os valores sejam relevantes para as quantidades necessárias, mas...

    Fui ao murete agora e nas zonas mais secas, passa-se a mão e não está a ficar nada agarrado à pele. Onde já tinha passado sem aditivo nenhum, fica a palma da mão esbranquiçada.

    Parece estar a funcionar a velinho de sebo...
  8.  # 9

    E pronto, cá fica um testemunho de que a vela de sebo funcionou, fazendo a cal menos "suja"...

    Não tão bem como gostaria que ficasse, mas talvez fosse a proporção. Usei uma vela para cerca de 800 gramas de cal viva.

    Para o ano haverá mais caiadelas e tentarei aumentar para ver como fica a coisa.

    Obrigado pelas dicas, mais uma vez.
 
0.0146 seg. NEW