Iniciar sessão ou registar-se
    • ftomas
    • 30 abril 2014 editado

     # 1

    Boa noite

    Tenho umas janelas de madeira já com alguns anos, que devem ter levado uma qualquer velatura? (não parece ter sido verniz), mas que por acção do tempo estão a precisar urgentemente de tratamento.

    Queria um produto bom... entre os três acima qual será o que dará melhor garantia? e já agora... maior facilidade de aplicação e boa relação preço qualidade.... as da woodtec super satinado da cin pareceu-me bem, aquosa, 15m2/l apenas a a menção a "manutenção a cada 12 a 24 meses" me chateou!!

    Umas questões:
    - para durabilidade exterior é melhor o mate ou o acetinado, ou não importa?
    - preferível cor a incolor por causa do tratamento UV, certo?
    - Este tipo de velaturas são tudo em 1? ou seja apenas é necessário aplicar aquele produto?

    Obrigado desde já
  1.  # 2

    Eu costumo usar "bondex intempérie". Em madeiras viradas ao sul e expostas continuamente a sol e chuva, nao se safa da manutençao bienal pq os produtos
    começam a escamar. Geralmente os produtos mais brilhantes reflectem mais os raios UV e protegem mais, pelo menos e' a teoria vigente nos esmaltes.

    Se fosse hoje tentaria um acabamento `a base de oleo como o Osmo (mas ha outros). Nao sao mto populares em Portugal nao sei porquê. A vantagem é que como
    praticamente nao criam pelicula, nao escamam e portanto as reaplicaçoes de manutencao sao muito mais fáceis pq nao é preciso decapar nada.
  2.  # 3

    Sem dúvida que o óleo para as madeiras exteriores é o ideal.
    Concordam com este comentário: PatSil
  3.  # 4

    Até hoje o melhor produto que usei,é BIOFA,tem uma gordura natural,seca e nao acontece como com as restantes,que ao fim de uns meses começam a desaparecer...
  4.  # 5

    Bondex ADN , ou o oleo longa duração Bondex 100% natural para mim qualquer um destes produtos etão á altura de qualquer produto existente no mercado para este fim .
    • gazebo
    • 30 abril 2014 editado

     # 6

    Este participante dum forum inglês fez a experiencia de testar a durabilidade de vários óleos durante 2 anos aplicados em kambala:
    http://www.woodworkuk.co.uk/forum/viewtopic.php?f=7&t=8079

    para resumir ele testou Osmo (disponivel em Portugal) e Sikkens (acho q nao existe cá). as conclusões resumidamente são:
    1- o sol danifica mais que a chuva
    2- quanto mais pigmentos melhor
    3 - os óleos duram pelo menos tanto como os vernizes tradicionais poliuretanados ou nao com a vantagem já referida de serem mais simples de manter
    • xana
    • 30 abril 2014

     # 7

    Boa tarde.

    Já agora pergunto também algo sobre este tema. Na moradia que estou a construir temos numa parte da casa com fachada ventilada com perfis de madeira de pinho Thermowood da Banema. O que está previsto colocar é Biofa 8624B. O que acham desta opção? Este oleo deve ser colocado em ambas as faces da madeira? Que cuidados devo ter para retardar o mais possivel a manutençao?

    Muito obrigada.
    Cumps,
    Xana
  5.  # 8

    Biofa é a melhor opçao..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xana
  6.  # 9

    Posso recomendar o biofa... 8624B. Sim deve aplicar em toda superfície da madeira, sendo que deve dar mais uma demão e insistir nas faces expostas (ao sol e chuva)
    Deve utilizar o BIOFA pigmentado, para uma protecção UV eficaz.

    Pode ler aqui a minha experiência com o BIOFA (num deck de Thermowood da Banema - LUNAWOOD), faz 4 anos:
    https://forumdacasa.com/discussion/9381/3/quase-escandalizada-com-orcamento-para-deck-composito/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xana
  7.  # 10

    Sr joaosantos, Biofa é uma marca, não é um produto. Tal como a Dyrup que tem o Bondex e mais umas quantas tintas e vernizes.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  8.  # 11

    Pronto... Da Biofa, o produto 8624B
    Concordam com este comentário: joaosantos
  9.  # 12

    Até agora posso dizer que só experimentei 2 produtos para protecção da madeira exterior, vários Bondex e um que era suposto ser idêntico da marca Neuce, mas este último comparado ao bondex é o mesmo que comparar tinta com cal.
  10.  # 13

    Pois é... a Cal é um produto muito bom.
  11.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasBiofa, o produto 8624B



    diga-e Pedro desde 2010 que o produto está 100% ? faz alguma manutenção ?
  12.  # 15

    Colocado por: Pedro BarradasPois é... a Cal é um produto muito bom.


    ...nomeadamente para resistir a fungos e intempéries! Ás vezes também serve para caiar o muro do lado que o vizinho emigrou e não quer saber dele
    • xana
    • 30 abril 2014

     # 16

    Posso recomendar o biofa... 8624B. Sim deve aplicar em toda superfície da madeira, sendo que deve dar mais uma demão e insistir nas faces expostas (ao sol e chuva)
    Deve utilizar o BIOFA pigmentado, para uma protecção UV eficaz.

    Pode ler aqui a minha experiência com o BIOFA (num deck de Thermowood da Banema - LUNAWOOD), faz 4 anos:
    https://forumdacasa.com/discussion/9381/3/quase-escandalizada-com-orcamento-para-deck-composito/


    Caro Pedro Barradas, foi exactamente devido aos seus comentários nessa discussão que escolhi este produto. Muito obrigada pela actualizaçao dessa discussao.

    Cumps,
    Xana
  13.  # 17

    Colocado por: rafaelisidoro


    diga-e Pedro desde 2010 que o produto está 100% ? faz alguma manutenção ?

    sim, claro, Bi-anual. Leia o link que deixei no post mais acima.
  14.  # 18

    pronto bi-anual já percebo melhor a coisa ...
    o seu trabalho de qualidade feito dura 2 anos não fica aquem da concorrencia e e ?!!!
    já vi e atenção depende muito da madeira mas neste tipo de madeira o Bondex Deck teka ter uma durabilidade igual mas existe para a madeira exotica uns produtos mais recentes em base de oleo naural que são fenomenais e e ?????
    tenho umas piscinas de hoteis em Ponta Delgada que são renovadas todos os anos mas tambem se deve ao fluxo das pessoas e dos tratamentos da agua mas de um modo geral se é uma piscina pessoal tenho piscinas tratadas com 3 anos e a coisa não está mal .
  15.  # 19

    Bom ,se leres o link, passado um ano teve de levar recarga, agora tem sido bianual.
    além do tipo de madeira e o tipo de utilizaçãoe também as agressões quimicas a que poderá estar sujeitos, outra coisa que inlfuencia muito é o clima.

    Este deck está situado no litoral , mais precisamente na Costa Vicentina. Está a menos de 1000m em linha recta do mar.
  16.  # 20

    oh Pedro por cá o sal corre a ilha basta um dia de vento e o sol é muito forte e ás vezes temos sal ,sol e chuva no mesmo dia ahaahah... estás tu no cú do judas (sem ofensa) e o sal cola-se a tudo ... basta parar o carro e ver um miradouro no centro da ilha e chegas ao carro tens que ligar o limpa pingas para tirar o rossio ... quem já cá esteve sabe o que eu digo . mas os quimicos sim são e tem sido o maior problema a meu ver .
 
0.0221 seg. NEW