Iniciar sessão ou registar-se
    • gld
    • 30 abril 2014 editado

     # 1

    Bom dia a todos
    preciso de algumas opiniões relativamente a um problema que tenho em casa.

    Uma fachada da casa e a chaminé são revestidas com aglomerado de pedra Mono K da mundilaj (a negro fráguas) e logo no primeiro verão, a pedra começou a estalar e só não caiu porque as próprias pedras se "sustentaram" umas às outras. Isto aconteceu porque as pedras foram coladas sem juntas e por isso estalaram e descolaram.

    Há pedras que estão demasiado estaladas (rachadas mesmo!) e outras que estão parcialmente descoladas (ouve-se o barulho "oco" ao bater) e por isso queremos tirar aquilo tudo e arranjar uma solução definitiva.
    E é aqui que preciso da vossa opinião (sobretudo na chaminé), porque nos parece que está a entrar água por detrás da pedra

    1º - arrancar a pedra toda, retirar o cimento cola, e voltar a colar a "pedra" com colagem mista (cola e gateamento)
    2º - arrancar tudo, rebocar e pintar de branco (ou passar com o plastene da cor do resto da casa)

    Obviamente que em termos estéticos, a 1ª é a que satisfaz mais. Em termos financeiros não vale a pena comparar... a questão que me preocupa é salvaguardar o isolamento da chaminé e garantir que na intersecção com a lage, não deixe entrar água (qualquer que seja a solução, a lage vai ser impermeabilizada de novo)

    Se optarmos pelo reboco, há algum produto "específico" que se possa dar (antes e depois da pintura), uma vez que antes da pedra só tem o tijolo? Ou qual será a melhor hipótese?

    PS: Neste momento, e nesta fase do campeonato (em que nos roubam dinheiro todos os dias), estou muito inclinado a "borrifar-me" para o elemento estético da pedra, e optar pelo bom, eficaz e mais vantajoso economicamente!

    Obrigado
    •  
      FD
    • 30 abril 2014

     # 2

    Colocado por: gldSe optarmos pelo reboco, há algum produto "específico" que se possa dar (antes e depois da pintura), uma vez que antes da pedra só tem o tijolo? Ou qual será a melhor hipótese?

    Como é que está feito no resto da casa? Porque é que não faz igual?
    Neste momento só deve ter infiltrações porque não tem esse elemento impermeabilizador, coisa que as pedras não são exactamente por causa das juntas.
    Além disso, muitas delas devem estar a fazer um efeito bolsa, retendo a água da chuva e possibilitando a infiltração.
    • gld
    • 30 abril 2014

     # 3

    Obrigado pelo comentário FD

    O resto da casa tem "capoto". a chaminé é um elemento exterior e por isso não é "imperioso" que leve capoto. no entanto, a nossa ideia relativamente ao reboco é dar-lhe o acabamento que tem no resto da casa (weber plast).

    provavelmente o melhor será também dar-lhe o barramento com a rede de fibra de vidro... isso garante a impermeabilização, certo?
    • gld
    • 3 maio 2014

     # 4

    Boas, numa das laterais da chaminé, o capoto remata sobre a pedra...tenho receio que ao retirar a pedra se danifique em demasia...
    A solução pode passar por fazer um rasgo na pedra, de alto a baixo com a rebarbadora e retirar a pedra até aí. A minha dúvida é se depois aquando do reboco da chaminé (que vai ter que ter a espessura da pedra), a massa ou barramento "agarra" à pedra. E depois dar o barramento com a rede, reforcada nesta junta...Não sei se consegui explicar bem... Alguma opinião?
    Obrigado
 
0.0103 seg. NEW