Iniciar sessão ou registar-se
    • ng
    • 26 fevereiro 2009 editado

     # 1

    Como tantos neste fórum estou a construir a minha casa. Já passei por muitas dores de cabeça, com questões com o terreno, com a câmara, neste momento já tenho a estrutura da casa de pé e para a semana deve começar a fase das alvenarias.

    Tenho lido muito este fórum, tem sido uma grande ajuda para tomar algumas decisões. Desde já os meus sinceros agradecimentos aos promotores do fórum e para quem participa.

    Um dos grandes investimentos que tenho que prever é o das caixilharias, em que tanto no projecto como na em empreitada que contratei está prevista a utilização de madeira.

    De acordo com o projecto as necessidades são resumidamente as seguintes:
    -> Madeira exótica (não é definida qual)
    -> Vidro duplo - 6mm (exterior) + 10 caixa de ar + 4 interior
    -> A maior área a envidraçar é na sala em que estão previstas duas portas de correr para um vão de 4,50m por 2m de altura
    -> Na cozinha é necessário vidro fixo com 1,80m por 1,50m altura, mais vidro fixo com 0,75m x 2,40m altura e porta com 0,75m x 2,40m altura com oscilo-batente
    -> As restantes são de batente, com duas portas em que uma delas tem oscilo-batente, conforme detalhe
    ---> 2 de 1,5m x 2,40 altura
    ---> 4 de 1m x 2m altura

    Neste momento tenho já dois orçamentos:
    -> Do empreiteiro - Em madeira de afzélia com um valor total de 10.000€ (sem mão de obra)
    -> De empresa “Ogiva…” por 19.500€ (com instalação)
    -> Estou à espera de outra proposta da Macica (um dos “c” é “ç” ;-)

    Enquanto que a proposta do empreiteiro pouco detalha a outra menciona:
    -> Perfis de madeira Aro e Folha (pinho Austríaco), executados em 3 lamelas, coladas a quente e sob alta pressão
    -> Tratamento da madeira em 4 fases (impregnação, primário, preparação para acabamento e acabamento)
    -> Protecção criptogâmica, fungicida e insecticida
    -> Vidro duplo (6 exterior + 14 caixa de ar com gás Argon + 4 interior)
    -> … e ainda mais pormenores de acabamento e de instalação…

    Para além de não ter bolsos fundos, estou preocupado com as perdas e ganhos térmicos.
    Questões e dúvidas?
    -> O que dizem... comentários?
    -> Justifica-se a diferença de custo?
    -> Alguém tem referências das empresas mencionadas?
    -> Que problemas vou ter com a opção pela madeira?
    -> Qual a diferença de custo para solução com alumínio ou PVC?

    Obrigado

    Cumprimentos,

    NG
  1.  # 2

    A madeira é muito boa. Contudo, tem que ser um investimento em material de qualidade. Senão vai estar a comprar um conjunto de problemas...

    Acho que seria util para os utilizadores, descrever as janelas que têm, para termos alguma noção dos preços, comparados com outras caixilharias!


    Coisas da Casa
  2.  # 3

    A ideia que tenho e aqui posso estar errado, e obviamente depende de milhares e factores, é aseguinte a nivel de preços:
    Aluminio de má qualidade ou séries económicas como gostam de lhes chamar - 150/190€/m2 + IVA
    PVC: 225/275€/m2
    Madeira: 350/400€/m2

    Em relação á qualidade das janelas de madeira, empresas como a maciça, apresentam já produtos que nada têm a ver com as antigas caixilharias de madeira, sendo produto de óptima qualidade. Outra empresas a comercializar:
    Movencastre
    Panga Panga

    Fizesse eu uma moradia e era caixilharia de madeira que utilizaria, se tivesse curto de dinheiro, iria para o PVC e alumínio nem oferecido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ng
    • jma
    • 27 fevereiro 2009 editado

     # 4

    já agora, e sabendo que estamos a falar de valor indicativos, qual será para aluminio RPT? (gama média)

    neste caso é possível ter madeira no interior e aluminio no exterior? tecnicamente tem vantagens em relação ao aluminio nos dois lados?
  3.  # 5

    Colocado por: jmajá agora, e sabendo que estamos a falar de valor indicativos, qual será para aluminio RPT? (gama média)

    RPT?

    A ideia que tenho, é que o alumínio é sempre mais caro para o mesmo nível de prestações
    • jma
    • 27 fevereiro 2009

     # 6

    ... rotura térmica?..
  4.  # 7

    A ruptura térmica é cara, na prática são dois caixilhos unidos.
    Pedi preços à pouco tempo para caixilharia tecnhal com vidro muito caro e saiu a 400€/m2. Mesmo descontado o vidro que era mesmo caro, e a arca que é cara, tenho ideia de andar nos 300€/m2
  5.  # 8

    Colocado por: PauloCorreiaA ruptura térmica é cara, na prática são dois caixilhos unidos.
    Pedi preços à pouco tempo para caixilharia tecnhal com vidro muito caro e saiu a 400€/m2. Mesmo descontado o vidro que era mesmo caro, e a arca que é cara, tenho ideia de andar nos 300€/m2

    Boas,
    Sim é verdade, apesar de me ter dicidido a muito tempo pelo pvc, pedi alguns orcamentos em rpt ( tecnal, cortizo, sosoares) todas elas mais
    caras que o pvc e na maior parte dos casos c/ vidros inferiores.
    Cumps.
    • ng
    • 24 março 2009

     # 9

    Caro Paulo Correia, quando há quase um mês disse que para a sua casa também escolheria madeira, fiquei mais descansado quando à qualidade da opção... contudo todos os conhecidos (alguns que considero entendidos nesta matéria), continuam a questionar esta decisão... será que alumínio por fora e madeira por dentro não será ainda melhor?

    Obrigado
    Cumprimentos,
    ng
    • jma
    • 25 março 2009

     # 10

    boa pergunta. coloquei esta questão (erradamente) na grande discussão pvc vs aluminio e foi completamente obliterada! ;) mas no site da empresa maciça (www. macica.pt) vem lá esse tipo de solução (aluminio por fora e madeira por dentro), mas não tem especificações técnicas nenhumas... (nem preços, já agora)... alguém tem informação mais detalhada deste tipo de sistemas?
    • jma
    • 25 março 2009

     # 11

    caro ng: teve alguma resposta da maciça?
    • ng
    • 25 março 2009

     # 12

    Sim. A maciça para a solução madeira/madeira apresentou orçamento por volta de 14.000€, mas os vidros são inferiores aos da Ogiva Global.

    Cumprimentos,
    ng
    • jma
    • 25 março 2009

     # 13

    não chegou a pedir-lhe nada sobre a solução aluminio-madeira? e diminuiram as espessuras do vidro por algum motivo, ou foi uma falta de detalhe? quais as espessuras?
    • ng
    • 25 março 2009

     # 14

    Não cheguei a pedir a opção com alumínio... gostava primeiro de "ouvir" que é uma boa opção! Quanto aos vidros da Maciça são Climalit 4+12+5, mas os da Ogiva têm gás Argon, que melhora o comportamento térmico... certificação energética (atenção que eu não percebo nada disto... é o que ouço dos entendidos...)

    Cumprimentos,
    ng
  6.  # 15

    Colocado por: ngserá que alumínio por fora e madeira por dentro não será ainda melhor?

    Relativamente à opção de alumínio madeira, só faz sentido quando não se pode utilizar um dos materiais por fora, devido a ser necessário manter a compatibilidade arquitectónica. Mas.....

    Colocado por: ngserá que alumínio por fora e madeira por dentro não será ainda melhor?

    Aqui temos um problema diferente que é o pior que a construção civil têm: Um excesso de conservadorismo, a não aceitação de novas soluções. Isto têm algumas razões e nenhuma delas boa:
    É muito mais simples uma posição politicamente correcta, onde não somos criticados, onde não corremos riscos
    Evita ter de puxar pela cabeça, analisar produtos, comparar soluções e eventualmente correr riscos.
    Evita ainda que os outros não percebam que somos incapazes de analisar uma nova solução, porque nem sequer sabemos o suficiente para comparar.
    A generalidade dos interveniente na construção, fazem por imitação, isto é, fazem mas não tem a menor ideia porquê é que se faz assim e não de outra maneira.

    Quando lhe derem uma opinião, pergunte sempre porquê, quais as vantagens e desvantagens do sistemas ou solução que lhe propuseram. Se não forem capazes de responder, é porque não sabem ou o estão a enganar.

    Posto este desabafo, a caixilharia de madeira têm uma péssima fama, devido aos exemplos que nos chegam do passado, com caixilharia de má qualidade e que não teve qualquer manutenção e que quando a teve, foi mais borrada por cima que pintada. No entanto se vir os novos caixilhos que saem de fábricas prontos a montar, pintados em estufas, com sistemas oscilo-batentes e vidros duplos, não estamos a falar do mesmo nível de qualidade.

    Mas é como tudo, eu sou um apaixonado pela madeira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ng
    • ng
    • 25 março 2009

     # 16

    Está decidido.

    Muito obrigado
    Cumprimentos,
    ng
    • jma
    • 25 março 2009

     # 17

    bom, caro paulo correia, opção madeira com aluminio no exterior faz sentido quando se pretender fechar uma zona adicional, mas mantendo a estética já pré-existente...no meu caso, pretendo fechar uma zona da cobertura da minha casa e quero que tenha um aspecto visual idêntico à restante caixinharia da casa, que é de aluminio.. obviamente que o preço é bastante importante, mas quero que tenha comportamento térmico bastante superior às restantes... mas não há dados técnicos desta caixilharia, para se comparar com pvc?
  7.  # 18

    Colocado por: jmamas não há dados técnicos desta caixilharia, para se comparar com pvc?

    Já não sou a melhor pessoa para lhe responder. No tópico do Aluminio /PVC estão lá pessoas que sabem do assunto.

    Para além das questões estéticas, não vejo vantagem em andar a misturar materiais, porque a sentimento terá sempre de sair mais caro, uma vez que teremos trabalho adicional a fazer essa união
  8.  # 19

    Colocado por: ngEstá decidido.


    Boa tarde. Não sabemos em pormenor o que pretende, se nos quizer enviar um mail podemos orçamentar as janelas e portas. Trabalhamos apenas e só com madeira de Pinho da Lapónia e são as janelas e portas que utilizamos na construção das casas de madeira. Posso aqui colocar algumas imagens. Se estiver interessado contacte-nos, sempre podemos encontrar uma solução, e para os preços que apresenta, penso que podemos ser competitivos, no entanto só sabendo em pormenor o que quer.
    Atentamente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jma
      JANELAS PROFIN0002.JPG
  9.  # 20

    Aqui vão mais algumas imagens
    Atentamente
      JANELAS E PORTAS HIRSISET0008.JPG
 
0.0191 seg. NEW