Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.

    Sou novo utilizador deste forum, mas já acompanho alguns tópicos há bastante tempo.
    Deste modo venho apresentar-vos o projecto para a minha casa. Trata-se de uma moradia com cave e rés do chão (devido à tipologia do terreno). É um projecto para uma moradia que considero ser suficiente para mim. Não pretendia grandes áreas, apenas áreas que me permitisse sentir confortável.
    O que apresento abaixo, trata-se do resultado final do projecto, visto que ela foi alvo de algumas alteraçoes propostas por mim. Vamos ver o que vocês acham :)

    De seguida apresento as plantas e algumas imagens 3D de forma a imaginar-mos o resultado final.
    Agradeço comentários e já agora, se acharem pertinente, aceito propostas de melhorias.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Segue a planta da cave em anexo
  3.  # 3

    Boa tarde santosvieira,

    Obrigado por partilhar no fórum o seu projecto final.
    Em relação a "propostas de melhorias", melhorava - e aqui vou aplicar uma redundância - na totalidade e globalidade o projecto.
    Apesar deste poder funcionar a nível de vivências interiores, o resultado exterior exprime-se numa mescla de temas e materiais sem uma justificação plausível da sua forma ou intenção. Note-se a cobertura inclinada contrapondo-se com volumes que querem desesperadamente mostrar um "toque" moderno... O uso de materiais epidérmicos, de colagem, aplicados em algumas zonas da fachada, não apenas porque deveria ter uma ideia mais forte que sustentasse a sua aplicação, mas a meu ver "porque fica giro".
    Os vaos que se debatem entre 1,80x2,10 por outros com vãos horizontais. As "chaminézinhas" que são extraídas de modo pomposo da cobertura. Etc, etc etc...

    Na minha opinião de arquitecto, isto não se poderá chamar de - arquitectura, visto que "arquitectura" é algo bastante mais eloquente, justificado e poético. Obviamente será um insulto a qualquer arquitecto que se preze. Arquitectura é poesia com tijolos, resumindo desta forma.
    Arquitectura é algo onde a subtileza se conjuga em arte. É isso que um cliente deverá e excepcionalmente, esperar de um arquitecto.
    Um projecto de arquitectura terá ser algo imperativamente funcional, técnico - e aqui, refiro-me aos materiais a usar e como os diversos tipos se conjugam e tocam uns nos outros - a carga poética é algo que deve ser procurada e valorizada. Uma excelente peça de arte é algo que tem uma leitura global, onde existe homogeneidade na sua estrutura criativa.

    No entanto, se o projecto é do seu agrado, isso será o mais relevante.

    SMG, arq
    www.smgarquitecto.com
    Concordam com este comentário: cunhabruna
  4.  # 4

    assim de repente:

    abrir antes a cave para a parte de trás, assim como está fica tudo muito constrangido e visto ter ainda terreno para trás não vejo porque não se faz ai um pátio de acesso á cave com toda a utilidade e funcionalidade lógica.

    de resto não "gosto" da arquitectura, está cheia de "obsessos" que só vão encarecer a obra.

    quanto á distribuição interna só concordo com o esquema ( de distribuição das divisões porque o seu desenho e organização podia estar bem melhor.
  5.  # 5

    SG

    meto as minhas mãos no lume se isto foi feito por um arquitecto.
    Concordam com este comentário: Picareta, SG_arquitecto
  6.  # 6

    a minha area n é arquitetura mas essa casa por fora é feia todos os dias e faltalhe o fundamental que é a razao da existencia d arquitectos neste mundo............. ............ falta-lhe identidade
    Concordam com este comentário: Picareta, SG_arquitecto
  7.  # 7

    Eu deitava para o lixo e fazia tudo de novo.
  8.  # 8

    Boa tarde,

    Creio que o projecto na sua globalidade precisaria de ser repensado.
    Desde o exterior ao interior da moradia.
    As características do terreno dão para que se possa 'brincar' um pouco com a volumetria criando algo mais interessante do ponto de vista exterior que poderá reflectir num interior um pouco mais interessante, ou vive-versa. Talvez assim pudessem ser melhor justificadas os vários materiais aplicados, pontualmente, que pouco ou nada acrescentam ao projecto em termos estéticos. Ficamos um pouco pela intenção que nao se concretizou e como tal tora-se um tanto redundante.
    Em termos de distribuição espacial interior, o programa, ainda que seja suficiente para o cliente, poderia estar mais bem organizado, mais limpo. Pode-se ver algum desequilíbrio em termos de áreas por exemplo: a is comum é quase tao grande quanto a cozinha, e a is da suite ficou um tanto atarracada, muito pequena. Tambem a da cave dada a disposição das loiças deixa um tanto a desejar. A disposição das loiças tambem nao me parece nada bem.O mesmo sucede nos quartos, áreas e acessos. No que diz respeito por exemplo à garagem, duvido que um carro daquelas dimensoes se mexa lá dentro. Para além de que a rampa de acesso à garagem com o declive que tem não me parece bem.
    A moradia podia estar resolvida de um modo bem mais pratico. Podia ter a garagem e quartos por exemplo no piso de acesso à moradia, e ter a cozinha e sala estar/jantar na cave, permitindo melhor gozar do terreno.
    Como já fora dito, duvida que haja mao de arquitecto a serio neste projecto.
  9.  # 9

    Não vou comentar a arquitetura e nível funcional deixo para os colegas do fórum. caso tenha interesse em projetos de especialidade ou mm publicar caso não goste de algo esteja a vontade!
 
0.0144 seg. NEW