Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Software engenharia civil cálculo estrutural
    Boa tarde,

Tenho uns armazéns feitos há 20/30 anos. A estrutura não comporta qualquer pilar nem mesmo o anel no cimo da parede.
    Felizmente o solo é muito estável (zona Norte) e sólido (solo rochoso).

Contudo, num dos armazéns (14mx7m por 3m de altura), estão a aparecer algumas rachadelas nas paredes. Como agora vou mudar o telhado estou a pensar colocar um anel no cimo das paredes e pilares na zona onde assentam as linhas da armação.

Para me auxiliar nesta tarefa, e para experimentar vários cenários, procuro um programa de engenharia civil que faça o cálculo estrutural.

Que software engenharia civil, costuma ser utilizado para cálculo estrutural?
    Existe algum programa sem custos, para utilização não profissional?

Obrigado
  2.  # 2

No armazém com as medidas (14mx7m por 3m de altura), um empreiteiro amigo, disse-me a olho, para colocar 8 pilares de 20x20, 4 pilares em cada parede lateral.

Cada pilar a levar 4 ferros de 12, com estribos ferro de 6, a cada 15cm.
    E para fazer o anél, com as mesmas especificações dos pilares.
    No fundo dos pilares, disse que não precisava de sapatas, para simplesmente ir até ao duro.
  3.  # 3

Colocado por: bodrelhosNo armazém com as medidas (14mx7m por 3m de altura), um empreiteiro amigo, disse-me a olho, para colocar 8 pilares de 20x20, 4 pilares em cada parede lateral.

Cada pilar a levar 4 ferros de 12, com estribos ferro de 6, a cada 15cm.
    E para fazer o anél, com as mesmas especificações dos pilares.
    No fundo dos pilares, disse que não precisava de sapatas, para simplesmente ir até ao duro.

Tá bom! Não mexa mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  4.  # 4

Colocado por: bodrelhospara simplesmente ir até ao duro.

Sempre até ao duro! :)

Colocado por: zedasilva

Tá bom! Não mexa mais.

Ainda assim eu propunha varões de 15mm.

Bodrelhos qual é a sua formação ou área em que exerce actividade?
  5.  # 5

Eu precisava de fazer um transplante ao coração, mas estou na dúvida se faça o buraco no peito ou nas costas. Alguém me dá uma dica?
  6.  # 6

Xiii.. grande cena ;) lolol...

Amigo bodrelhos, fale mas é com um Eng. Civil!!!

Outra solução é envolver totalmente pelo exterior a alvenaria do pavilhão com uma malha metálica e depois projectar betão nisso. Fica com um monobloco.
  7.  # 7

mexer na estrutura implica licenciamento

não arrisque.
  8.  # 8

Colocado por: RRufinoBodrelhos qual é a sua formação ou área em que exerce actividade?

Engenharia Informática.

Colocado por: PicaretaEu precisava de fazer um transplante ao coração, mas estou na dúvida se faça o buraco no peito ou nas costas. Alguém me dá uma dica?

Compreendo o que quer dizer. E tem razão.

Colocado por: Pedro BarradasAmigo bodrelhos, fale mas é com um Eng. Civil!!!

O meu pai quer mudar o telhado ao armazém e deixar tudo assim.
    Eu é que quero aproveitar a oportunidade para criar uma estrutura decente de suporte.

Sem dúvida que é de chamar alguém qualificado mas ainda não convenci o meu pai a fazer isso.
    Então estou ao menos a ver eu. Sim, vamos demorar uma ou duas gerações a evoluir o paradigma.

Colocado por: Pedro BarradasOutra solução é envolver totalmente pelo exterior a alvenaria do pavilhão com uma malha metálica e depois projectar betão nisso. Fica com um monobloco.

A que tipo de malha se refere? Por exemplo, "malhasol"? Isto é uma solução bem mais cara, não? E em termos se estabilidade, será menos eficaz, não?

Colocado por: marco1mexer na estrutura implica licenciamento

Obrigado pelo aviso.

Colocado por: zedasilvaTá bom! Não mexa mais.

Colocado por: RRufinoAinda assim eu propunha varões de 15mm.

É por ter essa curiosidade que gostava de simular a utilização dos vários diâmetros de ferro, número de varões, variação da secção de betão, para ver as variações de carga suportadas.
    Que programas existem para esse fim, para o cálculo de estruturas?
  9.  # 9

bodrelhos

a questão não é o software, pois qualquer empreiteiro com experiência lhe consegue fazer essa estrutura que até não é complicada, o que aqui está em causa é que para o fazer legalmente e até para se precaver de algum acidente, deve contratar um engenheiro que se responsabilize por essa estrutura. esqueça lá o programa.
  10.  # 10

Faz sentido.

Ainda assim, por curiosidade, gostaria de experimentar. Eventualmente consiguirei utilizá-lo ou não conseguirei de todo. Só vendo.
  11.  # 11

Caro amigo, onde fica o dito cujo armazém? tudo tem as suas regras e não se disponibilize a meter pilares 20 por 20 com 4 ferros de 12 e cintas de 6. Só os patos bravos é que pensam e dizem isso sem terem noção, Porque não o têm se é o suficiente ou não. é como você perguntar quanto custa fazer uma moradia de 200m2 e eu dizer-lhe custa 200 mil euros!!

Existem vários programas de calculo de estruturas, para calcular esses pilares são necessários 5 minutos de concentração, nem programa é preciso, necessita sim de um engº civil.

Cumprimentos
  12.  # 12

Colocado por: marco1mexer na estrutura implica licenciamento

não arrisque.

Colocar cobertura nova também necessita de licenciamento ou estou enganado?
  13.  # 13

se não alterar a estrutura e limitar-se a substituir os elementos velhos por novos mas "iguais", não necessita de licenciamento.
  14.  # 14

Uma no cravo:

Colocado por: Pedro BarradasAmigo bodrelhos, fale mas é com um Eng. Civil!!!

Outra na ferradura:

Colocado por: Pedro BarradasOutra solução é envolver totalmente pelo exterior a alvenaria do pavilhão com uma malha metálica e depois projectar betão nisso. Fica com um monobloco.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 15

lolol... ;)

Pois mas a ferradura, está sem especificações. Tem de pedir solução ao cravo!!!
  16.  # 16

Colocado por: bodrelhosEngenharia Informática.

Bodrelhos porra...você mais do que ninguém deve saber que tem que falar com um Engº Civil! Do que é que vale ter um software se não percebe o que ele lhe pede, o que ele lhe responde e muito menos como é que ele lá chegou.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, bodrelhos
  17.  # 17

Colocado por: RRufinofalar com um Engº Civil!

E é o que vou fazer.

Entretanto, por curiosidade estou a experimentar um programa e é de facto como diz: mas que é isto que o programa está a pedir? heheh, nada que não fosse expectável.

Um dado de entrada que o programa pede, e estranhei, foi a distância do cobrimento (distância entre a face do pilar e a face da cinta). Pensei que este valor, o do cobrimento, fosse parte do resultado...
  18.  # 18

colocado por: bodrelhoseu é que quero aproveitar a oportunidade para criar uma estrutura decente de suporte.

sabe o que eu faria ? Lixava-me para o que existe e fazia uma estrutura nova e aço até os aldrabões da bloco-telha lhe fazem isso !

Os pilares em aço pode ficar abraçados à parede para a segurar se tal for necessário, e não precisa de calcular :-)

basta copiar por outro igual :-)

este serve-lhe ? (têm vários)

olhe que está para troca e pode ficar mais barato do que apenas o seu telhado:

http://troca-se.Pt/imoveis/303319-armazem-desmontavel-com-estrutura-em-ferro.Html

diz este assim:

sintra, lisboa
    troca armazem desmontavel com estrutura em ferro - trocar imóveis usados troca armazem desmontavel com estrutura em ferro - trocar imóveis usados troca armazem desmontavel com estrutura em ferro - trocar imóveis usados
    condição
    bom
    descrição troco por algo a combinar armazem da blocotelha novo nunca foi usado serviu apenas para mostroário para ajudar há venda de outros desmontados
    medidas:
    largura total : 14 métros
    comprimento total : 45 métros
    altura util : nos cantos 6 métros a meio 7 metros
  19.  # 19

Picareta
    Eu precisava de fazer um transplante ao coração, mas estou na dúvida se faça o buraco no peito ou nas costas. Alguém me dá uma dica?

Ainda há quem se insurja (porquê?...) por comentar que, às vezes, fico »com a pulga atrás da orelha«! Hipoteticamente, comentando: alguém me encomendou uns cortinados para »vestir« as janelas de uma moradia. Não sei muito bem como iniciar o trabalho, mas não quero dar parte de fraca! Alguém aqui no fórum me explica, o melhor possível, como se fazem uns cortinados? Faço-os com bainhas ou com folhos? Podem explicar-me como se fazem os moldes? É que quero (preciso?...) ganhar o dinheiro e não posso perder a cliente. E mais! Ela não pode saber que eu não percebo nada de costura! É mais ou menos assim que se »tiram nabos da púcara«, não é?...
  20.  # 20

Colocado por: bodrelhosEntretanto, por curiosidade estou a experimentar um programa e é de facto como diz: mas que é isto que o programa está a pedir?

Tente usar um programa desses feito para arquitectos ah ah ah

Com programas de engenheiros não se safa, eles complicam tudo ! :-)))

Agora a serio ! se o programa for bom traz o manual onde explica tudo, ou pensa que um eng. compra o programa e fica logo a saber ?

Por isso para fazer os cálculos alem de eng civil teria que perder umas horas a descobrir o que os informaticos fizeram !

Alguns compram e nunca usam... A maioria ainda nem sabe calcular com o eurocodigo pois só agora é que o estão a ensinar nas universidades

Acabou o programa nacional do betão :-))

Para se adaptarem é que o Lnec anda a vender uns seminários ...

Este é sobre o Eurcodigo 8 ... ( O que você precisa )

http://www.lnec.pt/qpe/eurocodigos/seminario_lisboa/EC8_Parte1_LNEC2010_CC.pdf

0.0354 seg. NEW