Bom dia. Vivo numa casa arrendada à cerca de 2 anos. Não tenho cópia do contrato pois tal nunca me foi facultada, embora tenha assinado de inicio. Sei também que a mesma nunca deu entrada nas finanças até porque aparentemente o senhorio estará a beneficiar de credito bonificado para a casa que estará registada como imovel para habitação propria. Não tenho também qualquer recibo de renda pois nunca foram passados, naturalmente.
Todos os meses paguei por depósito bancário e tenho todos os recibos passados pelo balcão.
Nunca tive qualquer problema com a casa ou senhorio e sempre paguei a renda a horas, o que continuo a fazer. O problema é que me surgiu uma situação repentina, o que me impossibilita de continuar a pagar a renda. De modo algum quero ficar a dever dinheiro ao senhor, que sempre foi correcto comigo, e vice-versa, mas este mês já não irei poder pagar a renda por total impossibilidade.
Quais são as chances de poder avisar já neste momento que sairei no final do mês por impossibilidade de continuar a pagar. Paguei 2 meses no inicio portanto o ultimo (Maio) estará já pago.
Sei que normalmente 30 dias não é suficiente, mas é-me de todo impossivel pagar, e não quero de modo algum entrar em incumprimento de pagamento pelo que prefiro sair, se possível, a bem.
Terá toda a conveniência em contactar, imediatamente, o senhorio e expor-lhe a sua situação, na tentativa de ele aceder à sua perspectiva de lhe entregar a casa, de forma imediata.
Ele, também terá todo o interesse em aceitar a sua proposta, pois não estará disposto em adquirir uma situação de "guerrilha" consigo, uma vez que o arrendamento da habitação estará em incumprimento com as condições do empréstimo e, se calhar, também a nível fiscal.
Por isso, é de admitir que tem todas as condições para obter uma boa negociação...
Se a situação for repentina e forçada (desemprego, por exemplo) e o senhorio for compreensivo, poderá prescindir dos direitos que tem de forma a ser solidário consigo. Porém, existe o risco de ele não ser compreensivo e nesse caso poderá ter que pagar as rendas em falta para o pré-aviso. Nesse caso, dependendo do prazo inicial do contrato, teria que pagar entre 3 a 4 rendas, uma vez que pagou uma adiantada no início do contrato. Se não tem dinheiro para pagar a renda, a probabilidade de tal acontecer é pequena porque, ao iniciar uma acção em tribunal para cobrar esse dinheiro, o senhorio iria gastar dinheiro só para ter a notícia de que o/a brmita não tem dinheiro para lhe pagar...
Fale abertamente com o Senhorio e exponha-lhe a situação, se ele for uma pessoa de bem aceita sem problemas nenhuns, eu já tive um inquilino que no dia 4 de Março me avisou que ia sair no final desse mês, porque não ia renovar o contrato de trabalho e eu não pus obstáculos nenhuns, ele sempre foi certinho a pagar, tive pena mas infelismente a vida nunca corre como queremos... Por isso como vê nem todos os senhorios são interesseiros e até são bem compreensiveis quando querem...
Obrigado, tudo se resolveu a bem. Ele foi muito compreensivo, surpreendeu-me até propondo uma possível baixa de renda, o que infelizmente nada fazia por me ajudar tendo em conta a minha situação, e aceitou resovler tudo a bem. Até porque como disse sempre paguei a renda a tempo e horas e a ultima coisa que queria era começar agora a falhar. No meu ponto de vista quem se compromete a algo deve cumprir, a partir do momento em que não pode cumprir sai, e não fica a dever nada a ninguém.