Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ok, aqui vai...

Estou em fase final de compra de casa ( a ver se é desta), e eis que me deparei com um problema algo... nojento.
    Ontem pedi para ir à casa tirar medidas à cozinha e aproveitei para ver melhor o "jardim" (leia-se selva), para tentar perceber o que poderia fazer nele. O mato está altíssimo, tem silvas da minha altura quase. Tem também umas 6 ou 7 árvores já adultas (um chorão, um pinheiro manso.. e o resto não sei). Bem, até aqui nada de especial, não fosse o facto de, para minha surpresa, ter apanhado 2 carraças!!!!! Ewwww! Blerrghhh....E isto só de passar de uma ponta à outra do "jardim"!
    Depois de muito escândalo, de quase me despir em via pública enquanto a minha mãe e a minha irmã inspeccionavam-me o corpo todo a ver se ainda havia alguma bicha a passarinhar no meu corpo, lá me acalmei e comecei a ponderar.
    Como me livro das bichas?
    Em primeira instância estava com ideias de agarrar na roçadeira e com alguma paciência limpar o jardim. Não é muito grande, tem cerca de 200m2. Depois desta experiência, já estou para contratar alguém para ir lá..
    enfim, a questão é, depois de o terreno estar limpo, como faço para garantir que mato todas as carraças, e principalmente, que elas não voltam mais ao terreno? E como faço para as matar sem matar as pobres das árvores que estão lá também?
    Outro detalhe para ajudar é que o terreno à esquerda e direita da casa estão provavelmente nas mesmas condições.
    A casa fica inserida num lote de moradias em banda, é a última da ponta. A casa ao lado da que estou a falar está neste momento desocupada (aparentemente os donos estão no estrangeiro), ou seja, o mato está alto também. Não tão alto, mas está grandito.
    Do outro lado, não existem casas, apenas um terreno vazio, que também está cheio de mato.
    resumindo, concluindo e baralhando. Mesmo que eu limpe o meu terreno, se os terrenos ao lado têm mato grande, as ditas cujas não irão pular para o meu lado?
    • eu
    • 3 maio 2014

# 2

Colocado por: Tyrandese os terrenos ao lado têm mato grande, as ditas cujas não irão pular para o meu lado?

Em princípio não, porque elas gostam é de ervas secas e altas.
  2.  # 3

Colocado por: eu
    Em princípio não, porque elas gostam é de ervas secas e altas.

Ok, menos mal!
    E para limpar as bichas?
    • smst
    • 3 maio 2014 editado

# 4

Veja se o terreno tem plantas designadas de "fetos", normalmente este tipo de plantas dão origem a formação de carraças.
  3.  # 5

Colocado por: smstVeja se o terreno tem plantas designadas de "fetos", normalmente este tipo de plantas dão origem a formação de carraças.

Tem sim! Lembro-me deles!
    A limpeza do terreno está no topo das minhas prioridades quando entrar na casa. mas mesmo depois de limpar o matagal todo (basicamente depois de deixar só as árvores em pé), não será necessário chegar-lhe com algum produto químico qualquer para matar as que ainda possam lá andar? e para prevenir que voltem?
  4.  # 6

Colocado por: Tyrande ... não será necessário chegar-lhe com algum produto químico qualquer para matar as que ainda possam lá andar? e para prevenir que voltem?

Aqui o pessoal é todo contra os produtos químicos, arranja um cão, quando estiver cheio é só deitar fora.
    É muito mais ecológico e barato
    :)
  5.  # 7

Colocado por: zedasilva

Aqui o pessoal é todo contra os produtos químicos, arranja um cão, quando estiver cheio é só deitar fora.
    É muito mais ecológico e barato
    :)

Cão já tenho eu! Lol.. mas não a pretendo usar como saco de carraças portátil e descartável!
    Não há pesticida/inseticida que se possa chegar para matar as bichas que hão de ficar na terra?
  6.  # 8

Foto do carraçal... Na parte da trás da casa também tem muito mato...
      454684293_11x.jpg
  7.  # 9

Ouço toda a gente a queixar-se que este ano há muito mais carraças.
    Concordam com este comentário: PatSil, AlexMontenegro
  8.  # 10

Até o estado está cheio delas.
    Concordam com este comentário: Dj_C
  9.  # 11

Colocado por: pedromdfOuço toda a gente a queixar-se que este ano há muito mais carraças.

Sei que elas "atacam" principalmente quando começa a fazer calor... Mas isto é um exagero...
  10.  # 12

As carraças aparecem em Abril/Maio. Associo as carraças com as favas. Época de Fava, época de carraça.

Para mim a solução foi manter os terrenos limpos que desaparecem (ou quase desaparecem).

Já fui contemplado com uma amiga dessas e as febres respectivas. Cuidado na remoção que às vezes parece que saiu, mas fica lá!!!

Limpe o mato...
  11.  # 13

Elas não chegaram a morder-me... Só senti umas coisinhas a andar por mim e quando fui ver eram as ditas cujas...

Só de pensar... brrr.....
  12.  # 14

O melhor é comprar uma caçadeira, essas pragas só desaparecem a tiro. Chumbo grosso de preferência.
  13.  # 15

As carraças não podem ser puxadas, devem ser rodadas até se desprenderem para que se soltem completamente e não haja risco de infecção.
  14.  # 16

Colocado por: ErdnaxelaAs carraças não podem ser puxadas, devem ser rodadas até se desprenderem para que se soltem completamente e não haja risco de infecção.

E quando elas estão bem "cravadas" um dos truques é cortá-las a meio com uma tesoura... a parte cravada cai sozinha passado pouco tempo.
  15.  # 17

Em Espanha consegue encontrar um produto que dá cabo das carraças de vez. Vou ver se consigo saber o nome para colocar aqui. Já usamos uma vez na terra dos meus sogros pois houve uma infestação gigantesca, e em 24hrs morreram todas. Agora atenção que convem utilizar uma mascara para vapores quimicos pois é muito agressivo. Mas resolve o problema de vez!!!
  16.  # 18

Ó João, de vez é coisa que eu dúvido, pode resolver o problema aquele ano... e só.

Eu devo ser casca dura, porque fartei-me de apanhar com carraças quando era miúdo e nunca tive sequer uma febre por causa disso. É claro que eu andava no campo, fartei-me de rebolar em cima de feno, a brincar aos indios e aos cow, não era tudo indios mesmo! LOL

Limpar o terreno e fazer uma bela de uma horta é essa a minha dica para o fim dos seus problemas. Se tem dúvidas vá ao tópico das "coisas da terra", onde pode ver a minha pimpolha na horta e sem qualquer problema dessa natureza.
    Concordam com este comentário: Erdnaxela
  17.  # 19

Colocado por: branco.valterÓ João, de vez é coisa que eu dúvido, pode resolver o problema aquele ano... e só.

Eu devo ser casca dura, porque fartei-me de apanhar com carraças quando era miúdo e nunca tive sequer uma febre por causa disso. É claro que eu andava no campo, fartei-me de rebolar em cima de feno, a brincar aos indios e aos cow, não era tudo indios mesmo! LOL

Limpar o terreno e fazer uma bela de uma horta é essa a minha dica para o fim dos seus problemas. Se tem dúvidas vá ao tópico das "coisas da terra", onde pode ver a minha pimpolha na horta e sem qualquer problema dessa natureza.

Entendo o seu cepticismo, está exactamente como eu estava quando me apresentaram o produto. O que é certo é que para se andar 10m ficavamos LITERALMENTE com largas dezenas de carracas agarradas e desde que agarrámos na máquina de sulfatar e pulverizámos a área afectada já lá vão 7 anos e nem uma pulguinha lá aparece. E aquilo é uma aldeia em pleno campo com temperaturas sempre acima dos 30° no verão. Tenho de ver se me sobrou alguma coisa para vos dizer o nome.
  18.  # 20

Colocado por: Joao Dias
    Entendo o seu cepticismo, está exactamente como eu estava quando me apresentaram o produto. O que é certo é que para se andar 10m ficavamos LITERALMENTE com largas dezenas de carracas agarradas e desde que agarrámos na máquina de sulfatar e pulverizámos a área afectada já lá vão 7 anos e nem uma pulguinha lá aparece. E aquilo é uma aldeia em pleno campo com temperaturas sempre acima dos 30° no verão. Tenho de ver se me sobrou alguma coisa para vos dizer o nome.

Andei à procura noutro fórum e falaram muito bem de um produto chamado Biokill. Não sei se alguém aqui já usou e pode testemunhar sobre a eficácia (ou falta) do mesmo.
    O interessante deste produto é que não é nocivo a animais e plantas, ou seja, não corria o risco de envenenar o cão ou matar as árvores.

Mas fico à espera que diga o nome do produto que encontrou para matar as bichas! O que se quer é que elas morram todas!
    E de preferência longe de mim...

0.0206 seg. NEW