Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a construir casa e gostaria de saber a vossa opinião sobre uma dúvida que me surgiu.
    O cappoto deve arrancar em simultâneo com a execução das telas da cobertura ou deve ser o cappoto primeiro e a cobertur depois?
  2.  # 2

Cobertura plana:
    -manga platica preta para barreira a vapor
    -isolamento PIR
    -2 telas homologadas plastomero app ecoplas fv 30 e ecoplas py40
    -felfro textil de fibras sinteticas com uma gramagem de 200 gr
    -godo do rio lavado
  3.  # 3

Porque é que forraram o pilar ? Será que faria alguma ponte térmica sendo que está a mais de um metro da laje interior ?
  4.  # 4

Colocado por: pvarzimCobertura plana:
    -manga platica preta para barreira a vapor
    -isolamento PIR
    -2 telas homologadas plastomero app ecoplas fv 30 e ecoplas py40
    -felfro textil de fibras sinteticas com uma gramagem de 200 gr
    -godo do rio lavado

Esse sistema não está homologado, deverão ser duas telas de 40 com armadura a poliester.
  5.  # 5

Ou seja então, em primeiro lugar deve ser feito o cappoto e só no fim a cobertura, certo?
  6.  # 6

Colocado por: Jorge Santos - FaroPorque é que forraram o pilar ? Será que faria alguma ponte térmica sendo que está a mais de um metro da laje interior ?

Considero correto forrarem a platibanda, pois senão funcionaria como as alhetas dos motores, servem para aumentar a área de contacto e aumentar a transferencia de calor, logo ficava como ponte térmica... esteticamente também é melhor do que ter uma quebra no ETICS na platibanda.
  7.  # 7

Colocado por: DIYouselfConsidero correto forrarem a platibanda, pois senão funcionaria como as alhetas dos motores,

Sim, de acordo . Mas pelo pilar não me parece que se fosse dissipar ou ganhar muito. Mas tudo bem, se for para alinhar ... Podia é ficar mais barato fazer o pilar logo com a medida mais larga.

Não ficaria melhor em termos de isolamento fazer o ETICS por fora, mas depois na laje um isolamento pelo interior ? Note-se que as grandes areas da platibanda mesmo isoladas têm perdas, e como todos sabemos não há isolamentos mas sim retardadores de perdas ou de ganhos de energia ( entrada de calor). Assim sendo quando menor for a área de isolamento necessária menores serão as perdas . Ou não ?

Colocado por: pvarzimOu seja então, em primeiro lugar deve ser feito o cappoto e só no fim a cobertura, certo?

Claro, pois a agua nunca se pode infiltrar por detrás do isolamento ... Imagine um capotto em lã de rocha... A agua a entrar pelo capeamento (Rufo)

A lã encharcava dilatava a vinha por aí a baixo...

Como vejo a mesma asneira em muitas obras até me dá vontade de rir quando vejo as pessoas a querer isolar por fora com Lã Mineral...

Se for muito bem executado tudo bem... Mas há portuguesa nem pensar.

O erro que mais vejo, e é por aí que entra agua em muitas casas... é o capeamento (Rufo) ser feito em tiras de pedra, muitas sem a pingadeira e deixar entrar agua por todas as juntas dos topos das pedras.

Aqui no Algarve quem quer fazer o capeamento (Rufo) como deve ser tem que mandar vir malta do norte fazer à antiga... Ou seja com zinco soldado !

Com telas, telinhas e pinturas a duração nunca é muita, e no dia em que entrar agua por detráz do ectics pode dar cabo de tudo !

Ainda à dias eu assisti a uma cena triste... Estavam a fazer mal e a fiscalização ( Uma engenheira que percebe de obras ) estava a ficar atrapalhada porque que estava a fazer o ETICS não queria fazer o rufo metálico mesmo o dono pagando !

Pediu-me "ajuda" a mim... Eu apenas disse : isso nem tem conversa o zinco é para uma vida as colas ou telas duram apenas una anos, ainda por cima com o sol que por cá há..
  8.  # 8

Colocado por: Anonimo16062021Pela experiencia que tenho julgo que não.

Para mim "a cobertura" estava a falar do rufo, e não do isolamento da laje !
    Mas se " a cobertura " se refere ao isolamento da laje, quer dizer que acha que dever ser feito esse trabalho e só depois as paredes é isso ? Na verdade tenho visto fazer 1º as paredes mas aqui não opino !

Colocado por: Anonimo16062021aplicarem o ETICS antes da caixilharia,pedras dos peitoris e por ai fora .

Agora aqui já só aplicaria a caixilharia depois do Etics colocado. Aqui não se usam muito os peitoris metálicos, nem sei se com o calor não empenam , só vendo !

Colocar o Etics depois da caixilharia é um risco, pois ao mínimo descuido entra agua para a zona da caixilharia e pelas paredes a dentro !

Desde que fique bem feito qualquer das maneiras deve ficar bom, mas eu pois cá vejo sempre colocar a caixilharia no fim e acho muito mais seguro pois é mais fácil garantir uma boa estanquidade !

Mas aí na Alemanha têm que fechar as obras o mais cedo possível para não morrerem gelados com o frio.

Era o que faltava aí só no fim fecharem as obras
  9.  # 9

Colocado por: Anonimo16062021Jorge,esqueça..tempo perdido..

O tempo nunca é perdido ... Voçê quando lhe pedi já se deu ao trabalho de me mostrar umas fotos desses pormenores , e não meti defeitos pois não ?

Se eu vir por cá algum dia uma aplicação do capoto depois da caixilharia logo tiro umas fotos para lhe mostrar ! Mas se ninguém assim faz é um risco ser cobaia !

Repare na chaminé da foto que voçê colocou ... Já lá tem a peça que vai proteger as infiltrações ! Aqui nunca vi aplicarem uma peça dessas ! As que eu aplico sou eu que as faço .

Esses pormenores são mais importantes do que muitos pensam, seja como ou sem capoto !
  10.  # 10

Jorge mas é sempre melhor aplicar o ETICS depois da caixilharia, isto se é para fazer as coisas bem feitas...

Por exemplo, essa questão da "entrada" de água caso as coisas não sejam correctamente bem feitas, isso tanto pode acontecer num lado como no outro...

Porém, com o ETICS colocado depois da caixilharia você consegue uma melhor performance da própria caixilharia em termos meramente térmicos, pode ser numa razão de 0,00001% mas consegue (e atenção que eu mandei esse valor ao alto pois não faço a menor ideia, é só mesmo para dizer que pode ser uma questão de pormenor).

Existe produtos, como é o caso dessas fitas que funcionam...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  11.  # 11

Sabe quantos vão de janela eu "fiz" quando estava noutro ramo ? Milhares !

Não sou propriamente um ignorante em vão de janelas ... Aliás resolvi centenas de problemas alem de evitar outros !

Por isso a mim essas fotos como sabem não me dizem nada :-)

Na minha terra dizemos que são "para inglês ver"

O importante é por baixo da caixilharia ... Aí é que está o segredo .

Voçê já as mostrou e o lfvmagalhaes até mostrou um tela que tem garantia de 25 anos :-)

Aqui roubavam logo a tela ...

Seja como for, eu pessoalmente prefiro colocar a caixilharia de modo a poder ser retirada sem ter que arrancar as paredes !

Quanto aos vidros sem protecção... eu logo lhe mostro a quantos graus fica um vidro desses exposto ao sol por cá .
  12.  # 12

Essa foto sim, é a mais importante de todas ... Se todos fizerem assim mesmo em casas sem capotto evitariam muitos problemas com infiltrações !

Ps.

Gosto desse tijolo em barro, bem melhor que o bloco de cimento que por cá "inventaram" para o Etics
  13.  # 13

Amigo Anonimo16062021 essa foto com o barramento já pronto parece que foi esponjado .

Esponjam o barramento (cola) ou foi usado algum reboco pronto ?
  14.  # 14

que foto?
  15.  # 15

refere-se à imagem mais pequena?

aquilo é o EPS
  16.  # 16

a 5 do post # 14 na parte da ombreira da janela
  17.  # 17

Colocado por: Anonimo16062021Reboco esponjado

Bem me parecia ... Eu no que isolamento que estou a fazer pelo interior, depois do barramento e da rede vou rebocar com um reboco da weber que é melhor que os outros que testei por cá !
    A uns tempos disse que ia fazer isso, alguém me chamou quase de louco :-)

Agora fico surpreso... posso ou não rebocar (independentemente da sua resposta eu vou rebocar)

Colocado por: lfvmagalhaesExiste produtos, como é o caso dessas fitas que funcionam...

Funcionam cá ? quem o garante ? Voçê confia , eu não e olhe que antes de voçê nascer já eu via problemas de infiltrações em obras...
    A casa onde habito tem uns 25 anos, nem sei bem... Se eu tivesse essas esponjas estava perdido da minha vida !
    Eu penso nas coisa a longo prazo por isso desconfio de tudo o que é esponja !
    Sabe quando tempo duram as esponjas brancas que colocam por baixo do pavimento flutuante ? venha cá que eu lhe mostro .

A cortiça dura para sempre ou até mesmo a lã de rocha bem aplicada, mas esponjas com caixilharias a 120 graus no verão ? nem pensar !

Quer falar com um amigo que colocou caixilharia em Alemã em PVC de cor cinzenta escura e que mudaram algumas portas duas vezes, até que por mim os eng. Alemães assumiram que Portugal não é a Alemanha e disseram que nunca mais venderiam para Portugal aquela cor ... A forra do PVC, metálica escora empenava com o sol mesmo no inverno e entrava agua pelas uniões !
    Nem tudo que reluz é ouro .
  18.  # 18

essas fitas não são coisas novas... pelo menos avaliando pelas marcas que comercializam a mesma dá para ver que as mesmas foram sofrendo alterações...

clima como o nosso existe em mais pontos do mundo, e as fitas que por cá até podem não ser aplicadas noutros locais são aplicadas inclusive já disse que há vídeos no youtube onde mostram na mesma habitação o dono utilizou espuma PU e a fita de pu impregnada, passados uns anos (não lhe sei especificar quantos, mas isso está no video), o mesmo dono resolveu verificar essas duas janelas para ele mesmo tirar as conclusões... A espuma PU tinha endurecido como é normal e já não estava "elástica"... isto é, apesar de ainda cumprir com a função a que se destina, estava cada vez mais a deteriorar-se, a fita pelo contrário, primeiro tinha preenchido todos os espaços, coisa que com a espuma pu poderá sempre ficar algo para trás, pois como é expansiva não se sabe o que ficou coberto ou não, e a elasticidade ainda se conseguia comprovar...

PS: contudo o tópico é de outra questão, esta questão das caixilharias neste tópico "já foi longe de mais", desculpas ao criador do tópico!
    Concordam com este comentário: PatSil
  19.  # 19

Colocado por: Anonimo16062021As fotos do sistema ETICS que eu postei não tem nada a ver com o que você anda a fazer com o isolamento pelo interior..são coisas (materiais) muito diferentes
    Concordam com este comentário:Dynamic444

Na foto que tem no post 14# (ou tinha) O Isolamento é em Lã mineral !

Então que dizer que com a lã mineral podemos usar reboco depois de aplicar a cola indicada !
    Se podemos usar na lã, porque não a posso usar no eps depois de estar bem barrado e com a rede ao meio para poder aumentar a espessura !
    Se o reboco agarra a um também agarra ao outro ou não ?

Ps.
    A grande diferença é que não é qualquer um que consegue fazer um bom barramento. Sendo esponjado qualquer bom pedreiro o faz alem de sair mais barato ficamos com façilidade com um trabalho mais perfeito!
  20.  # 20

Colocado por: Anonimo16062021Sim,com reboco armado no minimo 10mm de espessura que e o caso post 14#

Reparei que usaram placas de L M já barradas de fabrica. Gosto mais assim desse sistama pois não liberta tanto pó para quem aplica .

E o mesmo se passa se usar eps ou não ? Nos testes que iniciei à uns anos com eps não fissurou !
    Mas confesso que tenho receio de usar 10 mm Já tenho uns 5 mm da massa do eps, devo barrar com mais 5 mm de reboco weber.
    Acha que vai cair tudo ? Seja como for se cá estivermos daqui a uns 20 anos faço o relatório pós 20 " :-)

Mas se me disser que não deve fissurar fico mais descansado .

0.0232 seg. NEW