Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Exacto, essa é a razão, pelo qual em 34 anos nunca ter aplicado a cortiça.
  2.  # 42

Colocado por: Anonimo16062021crível que vos pareça nos meus 34 anos como aplicador de quase todo o tipo de sistemas ETICS que existem no mercado nunca apliquei sistemas com cortiça..mas nunca sera tarde.

Pois, mas apenas porque aí fica caro ! Se na Alemanha tivessem sobreiros seria o melhor produto do mundo ...

E para os que não leram ou que se calaram recordo que:

Colocado por: Jorge Santos - FaroHess concluiu, após as suas investigações, que a ionização observada era devida à ação de uma radiação desconhecida, altamente penetrante, provinda do espaço. Deu a ela o nome de “raios cósmicos”, como são conhecidos até hoje,e recebeu o prêmio Nobel de Física em 1936 por essa descoberta.

É ridículo não é ? :-))) Gozar com os outros apenas porque desconhecem certos pormenores da ciençia !
  3.  # 43

Ridícula é a conclusão de que a cortiça é boa
    - Por permitir a passagem de energias cósmicas o que não acontece com os produtos à base do petrolio !

É frequente a utilização de factos científicos comprovados para dar credibilidade a teorias esotéricas sem qualquer validade científica. É a pseudo-ciência!
    Bc
    Concordam com este comentário: Mk Pt, Jorge Santos - Faro, Piny
  4.  # 44

Colocado por: bcoolÉ frequente a utilização de factos científicos comprovados para dar credibilidade

Pela minha parte apenas coloquem o link para saberem que a energia cósmica existe pois parece que muitos desconheciam .

Estive a ler alguns artigos e vi muita coisa que só me deu vontade de rir... Em que não creio evidentemente !

Se é ridículo não sei ... Apenas "vendi" o peixe que me venderam e apontei uma das razões porque algumas pessoas deixam pelo menos uma parte da casa sem plásticos, se estão certos ou errados já não sei !
    Também não vou discutir se Deus existe ! nem quero saber se existe ou não !
    Pela minha parte preferia a cortiça por ser um produto ecológico, durável e NOSSO !

Se pesquisarmos os malefícios dos produtos derivados do petróleo e acreditarmos em tudo, até agua do garrafão deixamos de beber .
  5.  # 45

Pela minha parte apenas coloquem o link para saberem que a energia cósmica existe pois parece que muitos desconheciam .

Não vire o bico ao prego. O Jorge fez uma afirmação segundo a qual raios cósmicos não atravessam o XPS mas atravessam a cortiça, o que seria uma vantagem para esta. Disse ainda que colheu essa informação de um engenheiro seu conhecido que foi fazer uma formação sobre esse tema ao Canadá. Não vou sequer comentar a 1ª afirmação, tão ridícula é. Quanto à existência da energia cósmica - se lhe quer chamar assim - pois é claro que existe e, ao que parece existe há cerca de 13 700 milhões de anos. Sem adiantar muito no assunto, pesquise por radiação de fundo ( não vamos agora entrar em pormenores sobre outros tipos de radiação). O que me parece a mim - e desculpe se estiver enganado mas sou muito cara a cara nestas coisas - é que o Jorge resolveu "abrilhantar" a sua intervenção com uma referência que lhe pareceu muito "pra frentex", fundada na suposta autoridade de um suposto engenheiro conhecido seu que supostamente fez uma formação sobre o assunto. Pois eu acho que o Jorge inventou isso. Acho que quem não percebe nada de radiação cósmica é o Jorge, o que é natural, da mesma forma que acho que também não percebe nada de isolamentos, de caixilharias, de vidros ou de estruturas, embora se farte de dar palpites sobre esses assuntos sobre os quais eu acho que sabe pouco mais do que aquilo que sabe sobre radiação cósmica. Claro que a consequência não podia ser outra senão "meter água".
    É a minha opinião, por muito desagradável que seja.
    Concordam com este comentário: Piny
  6.  # 46

Boas,

Colocado por: Jorge Santos - Faro- Por permitir a passagem de energias cósmicas o que não acontece com os produtos à base do petrolio !

Ehehehehehe!!!

Cá para mim, o Jorge Santos, tem um olho no centro da testa...! :)

Ahahahahahahahah...

Cumpts
  7.  # 47

Colocado por: Tavares MiguelCá para mim, o Jorge Santos, tem um olho no centro da testa...! :)

EHEH, sou um ET e vim ensinar a malta, ou voçês os terrestes pensam que são os únicos no universo ? Nem pensem nisso !

Colocado por: j cardosoÉ a minha opinião, por muito desagradável que seja.

A sua opinião é sempre bem-vinda mesmo que seja desagradável. Desde que seja com educação (Há varias maneiras de me chamar burro, algumas eu aceito na boa) Porque se não forem com educação as conversas azedam !
    Eu já tinha escrito aqui uma resposta à "altura" do que me disse, mas esta porcaria apagou-se toda.

Não tenho tempo já para voltar a escrever mas logo que possa terá a sua resposta a algumas coisas que disse acertadas e outras muito erradas que só prova que não fez "os trabalhos de casa"

Colocado por: j cardosoacho que também não percebe nada de isolamentos, de caixilharias, de vidros ou de estruturas

Falaremos sobre isso. E já agora uma pergunta, quando calcula as estruturas, já está basear-se no Eurocodigo 8 ? Ou ainda está "À antiga" como milhares que ainda não se actualizaram ?

Sabe a que temperatura fica um vidro duplo (dos melhores) pelo interior numa tarde de sol posto, quando apanha apenas o sol poente num dia de maio ?

Sabe quando poupa numa moradia por ter alumínio com ruptura térmica ?

Sabe que os chineses já plantaram milhares de sobreiros que daqui a uns anos vão começar a produzir ...

Bem, vou sair até à rua e apanhar energia cósmica na careca que estou a sentir a falta .
  8.  # 48

E colocar poliuretano projectado?
  9.  # 49

E colocar poliuretano projectado em vez de xps na parede de alvenaria?
  10.  # 50

Não?
    Concordam com este comentário: pc ferreira
  11.  # 51

Colocado por: aveirinhoE colocar poliuretano projectado em vez de xps na parede de alvenaria?

Já esteve na moda ... agora já não !
  12.  # 52

então o aconselhável é xps... e qual?
  13.  # 53

Colocado por: aveirinhoentão o aconselhável é xps... e qual?

Em comparação com o poliuretano sim, em comparação com o eps não.
  14.  # 54

Fala em eps para etics ou como alternativa ao xps a caixa de ar?
  15.  # 55

Colocado por: aveirinhoFala em eps para etics ou como alternativa ao xps a caixa de ar?

Para etics. Para caixa de ar também pode ser mas tem que ser diferente.
  16.  # 56

Colocado por: pc ferreira
    Para etics. Para caixa de ar também pode ser mas tem que ser diferente.

O isolamento de uma casa não se faz apenas com Etics !
  17.  # 57

Dependendo daquilo que você pretende para a sua casa, e isso só você é que vai saber, isto é, dependendo das suas vivências, horas de ocupação da habitação, conforto etc etc etc, existe pelo menos 3 formas de isolar a habitação:

-Exterior
    -Interior
    -Caixa de ar com isolamento

Pelo exterior é o tal ETICS, que maioritariamente é aplicado com EPS, porém existe outros materiais, Lã mineral, Pir, Pur, XPS, Cortiça... cada material tem comportamentos diferentes face a certas e determinadas situações, não é de bom tom dizer que este é melhor que o outro, ou vice versa.

Pelo interior é a tal "construção em pladur", isto é, existe umas guias e uns montantes que fazem uma espécie de caixa de ar com a parede existente, e nessa caixa de ar normalmente coloca-se isolamento... mais uma vez pode colocar EPS, XPS, Lã mineral, Pir, Pur, Cortiça, Fibras de madeira... se bem que o mais comum de se ver são as lãs...

Pela caixa de ar, existe uma parede interior, uma parede exterior, e entre elas um espaço de ar onde normalmente leva isolamento... aqui também pode colocar o isolamento que quiser... Na caixa de ar normalmente usa-se o XPS ou o EPS

Porque é que normalmente se utiliza sempre o mesmo isolamento? Porque é barato em relação a outros materiais que não são tão comuns nessa situação e são conhecidos os resultados que "trás"...

Isto é uma forma muito reduzida de ver as coisas... mas... é quase sempre assim que as coisas funcionam :).
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  18.  # 58

Colocado por: Anonimo18072022ANão corrige as pontes térmicas.
    Depende, se for bem projectado corrige as pontes térmicas. A minha casa é assim, fui eu que as projectei e posso garantir que em comparação com ETICS as pontes térmicas estão corrigidas da mesma forma. Agora que me diga que há situações em que com parede dupla não se consegue corrigir as pontes térmicas, concordo mas não se pode pôr tudo no mesmo saco. E desde já lhe digo que não coloquei ETICS em minha casa por uma questão muito simples, resistência a impactos e perfuração, nomeadamente de crianças com bicicletas, vasos a tombar com o vento, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Santos - Faro
  19.  # 59

Colocado por: JancidoA minha casa é assim, fui eu que as projectei e posso garantir que em comparação com ETICS as pontes térmicas estão corrigidas da mesma forma.

Aplicou tambem isolamento nos tectos e chao,certo?
    • eu
    • 14 maio 2014

# 60

Colocado por: Jancidoresistência a impactos e perfuração, nomeadamente de crianças com bicicletas, vasos a tombar com o vento, etc.

Instalei ETICS com estes receios sempre presentes (com a adição de outro perigo: um cão) e na realidade, a única perfuração que tive foi culpa minha (impacto de uma ferramenta metálica pesada).

0.0256 seg. NEW