Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 14 maio 2014

# 61

Colocado por: Jancidofui eu que as projectei e posso garantir que em comparação com ETICS as pontes térmicas estão corrigidas da mesma forma

Dá mais trabalho, mas de facto é possível eliminar todas as pontes térmicas sem ETICS.
  1.  # 62

Colocado por: Anonimo18072022AExistem abordagens na aplicação do sistema Etics que poderão eliminar as situações que refere, e digo poderão já que nunca poderei afirmar que uma solução Etics terá a mesma resistência aos impatos e á perfuração do que uma parede tradicional.
    Poderia ter optado por fazer duplo barramento armado nas zonas mais acessíveis, ou colocar um soco até 50/60cm em pedra/cerãmica, etc.
    Puder podia mas não era a mesma coisa :) .

Colocado por: Piny
    Aplicou tambem isolamento nos tectos e chao,certo?
    Claro, o isolamento de um edifício funciona como um todo, não basta isolar as paredes se depois não se isola o resto.
    Concordam com este comentário: eu, Piny
  2.  # 63

Colocado por: eu
    Dá mais trabalho, mas de facto é possível eliminar todas as pontes térmicas sem ETICS.
    Mais trabalho, muita atenção e muita persuasão... isto de pedir coisas "novas" a pedreiros e trolhas não é fácil, mas disso posso-me orgulhar de ter um isolamento térmico bem feito.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    • eu
    • 14 maio 2014

# 64

Colocado por: JancidoClaro, o isolamento de um edifício funciona como um todo, não basta isolar as paredes se depois não se isola o resto.

Algumas ideias chave que toda a gente devia saber:

- É melhor um isolamento médio, mas que não tenha nenhum ponto fraco, do que um isolamento excelente, mas com pontes térmicas nalguns sítios ou com zonas menos bem isoladas...

- O isolamento térmico atrasa bastante as trocas de calor com o exterior, mas não faz milagres! Se vierem duas semanas de frio intenso ou calor intenso, a casa vai acabar por arrefecer/aquecer.
    Concordam com este comentário: Jancido
  3.  # 65

Colocado por: eu- É melhor um isolamento médio, mas que não tenha nenhum ponto fraco, do que um isolamento excelente, mas com pontes térmicas nalguns sítios ou com zonas menos bem isoladas...
    Mas melhor do que isso é um isolamento bom e bem feito, tanto faz em ETICS, Parede dupla ou pelo interior . :)
    Colocado por: eu- O isolamento térmico atrasa bastante as trocas de calor com o exterior,mas não faz milagres! Se vierem duas semanas de frio intenso ou calor intenso, a casa vai acabar por arrefecer/aquecer.
    Como já aqui disse muitas vezes, o isolamento não aquece nem arrefece, para conseguir ter a casa confortável de Inverno é necessário aquece-la nem que seja com o Sol, de Verão é necessário arrefecê-la nem que seja com ventilação nocturna.
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 66

Colocado por: JancidoClaro, o isolamento de um edifício funciona como um todo, não basta isolar as paredes se depois não se isola o resto.

E nas paredes das divisórias que estão em contacto com a parede do exterior como fez?
    Também aplicou isolamento nessas paredes das divisórias?
  5.  # 67

Colocado por: Piny
    E nas paredes das divisórias que estão em contacto com a parede do exterior como fez?
    Também aplicou isolamento nessas paredes das divisórias?
    Não percebi!!!
    Imagine uma caixa de cartão, mas em vez de cartão tem o isolamento térmico, idealmente era assim que devia funcionar, o que fica para o lado de dentro não interessa isolar, no caso de parede dupla é como se colocar uma caixa dentro de outra, em que a caixa de fora é a parede exterior.
  6.  # 68

Colocado por: Anonimo18072022A
    Pois...
    Tirando as zonas de pilares, as pontes lineares das zonas de placas (teto e pavimento).
    Concordam com este comentário:Piny
    :)))), imagine que a estrutura anda por dentro da caixa de dentro, que é o meu caso. Vamos colocar nestes termos, uma casa com Etics mas com parede por fora dos Etics, esta foi a minha filosofia...
    Concordam com este comentário: j cardoso
  7.  # 69

Colocado por: Anonimo18072022A
    O seu isolamento de pavimento rematou com o isolamento da caixa de ar, "quebrando" a continuidade da laje de pavimento com a parede exterior?
    O seu isolamento de teto rematou com o isolamento da caixa de ar, "quebrando" a continuidade da laje de teto com a parede exterior?
    Os seus pilares estão isolados não existindo qualquer continuidade entre exterior e interior?

Eu sei que estando a falar em pontes térmicas lineares o seu valor é pequeno senão desprezível mas estão lá, existem.
    Como uma imagem vales mais que mil palavras, só deixo uma nuance que é as paredes interiores não assentam na totalidade do isolamento , existem pequenos apoios em cimento de modo a não haver o afundamento das paredes interiores, por isso pode-se considerar pontes térmicas lineares de mais ou menos 10 ou 15 cm por metro.
      Pormenor_paredes_1.jpg
  8.  # 70

Colocado por: euDá mais trabalho, mas de facto é possível eliminar todas as pontes térmicas sem ETICS.

Mais trabalho ? e se eu disser que pode da menos ? Acredita ? E que sai mais barato ?
  9.  # 71

Colocado por: Jancidoparedes interiores não assentam na totalidade do isolamento

Isso quer dizer que fizeram cortes no isolamento de forma a colocar os apoios para ligar o pano interior e o exterior? E que placas amarelas são aquelas junto do isolamento azul vertical?
    Bc
  10.  # 72

Colocado por: bcoolIsso quer dizer que fizeram cortes no isolamento de forma a colocar os apoios para ligar o pano interior e o exterior?
    Não apenas a isolar a laje das paredes interiores

Colocado por: bcoolE que placas amarelas são aquelas junto do isolamento azul vertical?
    Placas de lã de vidro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bcool
  11.  # 73

Jancido: onde foi assimilar essas ideias? Porquê essas escolhas? Conseguiu mesmo proteger todas as pontes térmicas?
  12.  # 74

Colocado por: JancidoNão apenas a isolar a laje das paredes interiores

Não se conseguiria o mesmo efeito utilizando uma espuma de poliuretano, por exemplo?
  13.  # 75

Colocado por: aveirinhoJancido: onde foi assimilar essas ideias? Porquê essas escolhas? Conseguiu mesmo proteger todas as pontes térmicas?
    As ideias foram minhas pois a minha formação é na área de fluidos e calor. As escolhas foi as que achei mais apropriadas, vamos ver:
    -Interior - parede de 15cm de modo a conseguir uma inercia maior e mais espaço para os roços.
    -Painéis de lã de vidro com papel-kraft virado para o interior , a lã de vidro a nível térmico tem aproximadamente as mesmas características do XPS mas com a vantagem de ser mais barata, a desvantagem é a possibilidade de fluência ao longo do tempo se não for bem comprimida.
    -Xps de modo a comprimir a lâ de vidro contra a parede interior.
    -Caixa de ar com tiras de xps a manter o afastamento das placas de XPS á parede exterior.
    -Parede exterior de 11cm.
    -Nos pilares e vigas:
    -De notar o prolongamento de pelo menos a espessura do isolamento do xps a apanhar o isolamento das paredes de modo a não existir pontes térmicas lineares.
    -O tijolo exterior passa a ser de 7cm
    -Nas caixilharias:
    -Tem-se escrito muito aqui desses pormenores, e é claro que as soleiras estão interrompidas com isolamento no meio, excepto na porta da entrada da frente e traseira por razões óbvias.
    -O isolamento das paredes "fecha" directamente na caixilharia.
    Se consegui proteger todas as pontes térmicas? é óbvio que não, muito dificilmente alguém consegue, mas que as pontes térmicas estão muito reduzidas, isso estão de certeza.
  14.  # 76

Colocado por: bcool
    Não se conseguiria o mesmo efeito utilizando uma espuma de poliuretano, por exemplo?
    Se calhar não me expliquei bem...
    As paredes interiores estão assentes em xps e não directamente sobre a laje, mas de modo ás paredes não "afundarem" no xps optei por colocar tiras de betão para reforçar o apoio das paredes interiores. Isto é o isolamento é interropido com 10cm de betão de metro em metro.
    Na altura criei um tópico para conseguir perceber se era viável colocar as paredes interiores assentes em XPS, optei por colocar as tais tiras de Betão, a discussão é esta:
    https://forumdacasa.com/discussion/10150/correccao-ponte-termica-em-laje
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bcool
  15.  # 77

Se percebi bem usou placas de lã de vidro, certo? Não foi mantas.
  16.  # 78

Colocado por: branco.valterSe percebi bem usou placas de lã de vidro, certo? Não foi mantas.
    Certo, só nas paredes claro!!
  17.  # 79

Então tinha isolamento térmico e sonoro dentro da parede. Acho que está muito bem pensado!

Só mais uma questão, colocou algo no chão para evitar que as humidades atingissem as placas (xps, plástico, etc)?
  18.  # 80

Colocado por: branco.valterEntão tinha isolamento térmico e sonoro dentro da parede. Acho que está muito bem pensado!

Só mais uma questão, colocou algo no chão para evitar que as humidades atingissem as placas (xps, plástico, etc)?
    Não, não coloquei pois a minha habitação tem caixa de ar ventilada numa parte (estando a terra tapada com tela pitonada que sobrou :) ) e garagem noutra, estou "fiado" nas duas camadas de XPS que evitem a humidade ascendente. Claro que as sapatas estão assentes em PEBD (plástico preto) e impermeabilizadas com várias camadas de tinta betuminosa. Mas se fosse agora se calhar colocava plástico antes de colocar o isolamento, não é pelo preço e tinha outra garantia.

0.0269 seg. NEW