Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,
    Depois de ter tudo o que é krups avariado cá em casa (a batedeira tem as varas empenadas e já não se fazem mais porque o modelo foi descontinuado; o liquidificador tem o copo partido e já não se fazem mais pelo mesmo motivo), estou a mudar de marca de pequenos electrodomésticos.
    Alguém tem coisas Orima em casa sobre as quais possa opinar, nomeadamente batedeiras?
    Obrigadão!
  2.  # 2

se quer muito bom... miele

o resto é paisagem...
  3.  # 3

a miele não faz pequenos electrodomésticos...
    • eu
    • 5 maio 2014

# 4

Colocado por: simadynse quer muito bom... miele

o resto é paisagem...

Então só existem coisas muito boas e reles? Não há nada pelo meio?
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  4.  # 5

espero que exista a orima! :)
    estou mesmo inclinado a mandar vir uma batedeira deles.
    tem 1000w, o que é uma coisa estranhamente rara. taça de 5 litros e os movimentos das varas são orbitais. e tem uns acessórios que acabam a vida na gaveta após a primeira experiência de uso.
    e por pouco mais de 100 euros.
    •  
      FD
    • 5 maio 2014

# 6

A "fama" da Krups vem dos tempos em que era uma marca independente.
    Para mim, por experiência própria, neste momento é uma marca de meio da tabela, que apenas se vale do seu nome "alemão", pois é agora apenas uma marca de um grupo francês, adquirida após falência.

Colocado por: 1976Alguém tem coisas Orima em casa sobre as quais possa opinar, nomeadamente batedeiras?

Orima, que eu saiba mas posso estar enganado, é insígnia portuguesa que vai buscar produtos OEM made in China ou a fabricantes ODM.
    Não me parece que vá mudar para melhor.

Do que vejo e oiço, parece-me que electrodomésticos com fiabilidade e preço relativamente acessível é um conjunto difícil de conciliar nos últimos tempos.
    Dito isto, uma das marcas que me inspira mais confiança em pequenos electromésticos é Bosch.
    Não é que seja uma marca 100% confiável mas, acho que está dentro das melhorzinhas...
    Se quiser optar pela marca mais acessível do grupo, Ufesa. Mas, estes não são grande coisa, da experiência que tive...

A verdade é que o paradigma é ditado pelo consumidor: já quase ninguém quer pagar o preço da qualidade.
    E como tal, os fabricantes ou se adaptam e fazem coisas assim assim por um preço assim assim ou, como muitas marcas centenárias e lendárias, vão à falência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 1976
    • eu
    • 5 maio 2014 editado

# 7

Colocado por: FDDito isto, uma das marcas que me inspira mais confiança em pequenos electromésticos é Bosch.

Depende do eletrodoméstico e da fábrica onde foi feito. A Bosch também já vende muito lixo chinês, onde só põe a marca.

E a Bosch faz isto, porque:

A verdade é que o paradigma é ditado pelo consumidor: já quase ninguém quer pagar o preço da qualidade.
    E como tal, os fabricantes ou se adaptam e fazem coisas assim assim por um preço assim assim ou, como muitas marcas centenárias e lendárias, vão à falência.

Hoje em dia, o paradigma da indústria dos eletrodomésticos é: baixo preço, margens brutais e qualidade... a condizer.
  5.  # 8

e eu a pensar que os orima eram 'made in portugal'.....
  6.  # 9

eia que caraças!
    dava para fazer um jogo de 'descobre as diferenças'.
    no site da orima
    no aliexpress
    FD, muito obrigado.
    •  
      FD
    • 5 maio 2014 editado

# 10

Os desenhos são muitas vezes copiados mas, tal não quer dizer que sejam o mesmo produto.
    Neste caso, não são a mesma coisa, apesar de muito parecidos.

A minha "receita" para descobrir se um produto é made in China e vendido sob várias marcas (OEM):
    -> vão ao Google
    -> escolhem a opção "Imagens"
    -> escrevem na caixa de pesquisa "site:alibaba.com + nome do produto em inglês"
    -> no exemplo acima dado: "site:alibaba.com + kitchen mixer"
    -> comparam as fotos do site do fabricante com as fotos dos resultados da pesquisa
    -> voilá: http://www.orima.pt/2/82187/ROBOT-ORIMA-ORS-688-BG e http://www.alibaba.com/product-detail/650W-1200W-MULTIFUNCTION-KITCHEN-STAND-FOOD_689351295.html

Há outras formas de descobrir isto mas, esta é a mais simples e eficaz.
  7.  # 11

caramba.
    um aparte, há alguma hipótese e fugir ao 'made in china'? é que me parece cada vez menos provável. muitas vezes os componentes são lá feitos e apenas a montagem é realizada na UE. isso vê-se quando algum electrodoméstico avaria e tem a etiqueta 'made in frande', 'made in germany', etc. e depois ao desmontar há componentes que têm o autocolante oval 'made in china'...
    •  
      FD
    • 5 maio 2014 editado

# 12

Há quatro situações Made in China que é preciso distinguir, por ordem de qualidade (mais alta até mais baixa):

-> fábrica própria, processo de fabrico de acordo com as políticas da empresa, mão de obra chinesa (exemplo: Bosch, Toshiba, etc.)
    -> fábrica externa contratada, processo de fabrico de acordo com as políticas da empresa, mão de obra chinesa (ODM) (exemplo: FNAC/Kobo, marcas de hipermercado BECKEN/KUNFT, etc.)
    -> fábrica externa contratada, processo de fabrico de acordo com as políticas da fábrica contratada, mão de obra chinesa (OEM) (exemplo: ORIMA, marcas de hipermercado BECKEN/KUNFT, etc.)
    -> produtos genéricos comprados sem marca e remarcados, fábrica externa contratada, processo de fabrico de acordo com as políticas da fábrica contratada, mão de obra chinesa (OEM) (exemplo: ORIMA, etc.)

Mas, não há que ter preconceitos com o Made in China, tanto há coisas de excelente qualidade como de péssima qualidade, não se pode por tudo no mesmo saco.

É como uma das marcas de máquinas fotográficas mais caras do mundo, a Leica.
    A qualidade é do melhor, são vendidas como made in Germany mas, para aí 90% do fabrico é todo português (especulo mas, será uma grande parte).
    E não é por ser feita em Portugal que é má, apesar de não termos nenhuma tradição em fabrico de qualidade de material fotográfico.
  8.  # 13

certíssimo!
    vou continuar a busca de batedeiras.
    o miúdo faz anos sexta e tenho que fazer o bolo para a escola mais os bolos para a festa de fds.
    mas, como vivo numa terra pequena, ou me socorro da internet, ou tenho que me deslocar para procurar e comprar a batedeira...
  9.  # 14

Traduzam isto para um Português mais simples, eu fiquei com duvidas após este texto que gostaria quem souber me responda:
    1º A Orima não é uma marca portuguesa lá para os lados de Cantanhede?
    2º Não é ela que fabrica os seus eletrodomésticos?
    3º Caso seja ela a fabricar o que vende onde compra as peças?
    4º Tem condições de fabricar todo o tipo de eletrodomesticos ou em alguns casos apenas põe a marca por fora como acontece por exemplo com as maquinas de café do pingo doce?
    5º A minha primeira maquina de lavar roupa quando casei era philco orima 9003, então esta maquina seria philco ou orima?
  10.  # 15

Pelo que sei a Oriana mete a marca deles em eletrodomesticos "chineses". É como de fosse uma marca "branca"
  11.  # 16

Então funciona como nos hipermercados e com os equipamentos das operadoras de telefone (entre outros) queremos X frigoríficos; x fogões, etc com determinadas características, mandam fazer a fábricas externas e depois só metem o nome, quando se precisa de peças, não têm, não sabem onde arranjar e depois pelo código das etiquetas sabe-se que a marca X é igual a Y e que as peças da y dão na X.

Quer isto dizer que a philco orima 9003 foi fabricada exclusivamente para Portugal para a orima e não passa de uma imitação da philco delta 4.

Quer isto dizer caso eu esteja certo que a orima é apenas um grande armazenista de eletrodomésticos em Portugal, falta apenas saber com que marcas trabalha, se os modelos são fabricados em exclusivo para a orima ou se existem iguais com outras marcas.

Já não devem existir marcas de eletrodomésticos que produzam todas as gamas nas suas próprias fábricas e as comercializem, a qualidade deste modo depende da empresa onde foi fabricada e da origem e qualidade das peças e muito pouco da marca com que é vendida.
  12.  # 17

Deduzo eu tendo em conta o comentário do Fábio.
  13.  # 18

Existe alguma fábrica de eletrodomésticos de cozinha em Portugal sem ser os esquentadores do grupo bosh e a jocel?
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  14.  # 19

A Meireles, mas não fabrica pequenos eletrodomésticos, só grandes.
  15.  # 20

Colocado por: José1982º A Orima não é uma marca portuguesa lá para os lados de Cantanhede?
    Sim, fica em Corticeiro de Cima, Cantanhede.

Colocado por: José1982Não é ela que fabrica os seus eletrodomésticos?
    Não, a Orima é uma marca de Mário Miranda de Almeida SA. Que, por sua vez os importa dos países asiáticos.
    Dito isto, a grande maioria das marcas de pequenos e grandes electrodomésticos são fabricados por terceiros. Olhe, é quase como na construção civil. Muitas empresas não têm pessoal das obras, tudo é feito por subempreiteiros.

0.0239 seg. NEW