Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia pessoal do forum,

    venho aqui vos pedir ajuda.

    Quero adquirir um terreno e iniciar construção, contudo tenho receio das aldrabices que por ai andam.

    Gostava que me dissessem pontos importantes a dar valor para iniciar construção, o que é necessário no caderno de encargos etc.

    Já agora sabem me disser qual é actualmente o banco que tem feito créditos mais competitivos?

    Muito obrigado.

    cumprimentos
  2.  # 2

    Bom dia Paulo,

    Para evitar as tais aldrabisses deve evitar o que muitos fazem que é, poupar no projeto e no acompanhamento à obra. Se tiver um projeto claro, se investir num projeto de execução, se pedir ao seu projetista que faça um concurso de empreitada com pés e cabeça e se arrematar tudo com um bom acompanhamento à obra, diminui bastante o risco de sofrer aldrabisses.

    Quanto ao banco sei que o BPI é sempre aquele mais recorrido, entretanto o BIC começou a fazer crédito habitação com spreed competitivo, no entanto tenha em atenção o prazo que eles mantém o spreed baixo.

    Parabéns pela sua decisão e boa sorte

    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  3.  # 3

    Caro Paulo Cardoso,

    Uma boa escolha do terreno é, além depois do projecto e acompanhamento de obra, essencial.
    A escolha de um terreno fora de loteamentos ou zonas consolidadas pode arrastar-se nas câmaras e em outras entidades caso por exemplo haja uma linha de água próxima, postes de média tensão, terrenos que têm classe de espaços distintas em que numa parte pode construir por exemplo 40 % e outra zona no mesmo terreno pode construir apenas 3% entre outras situações que nem sempre o comprador tem conhecimento.
    Usualmente os terrenos fora de loteamentos são mais baratos, no entanto as taxas camarárias podem ser bem mais caras, depende de concelho para concelho.
    A orientação solar é um dos critérios fundamentais na escolha do terreno, principalmente em terrenos pequenos em que a margem de manobra do projectista também é menor.
    Verifique se o indice de construção, nº máximos de pisos acima e abaixo do terreno lhe permitem construir o que pretende. Se for num loteamento essa informação está numa planta com um quadro onde estão os vários parâmetros para cada um dos lotes. Se for fora de loteamento terá de consultar o PDM ou dirigir-se à câmara, solicitar uma reunião com o técnico do departamento de urbanismo responsável pela zona em questão e perguntar-lhe o que pode ou não fazer nesse terreno ( leve uma planta tirada do googlemaps por exemplo ).
    Por último verifique que não há penhoras ou assuntos pendentes desse terreno.
    A título de exemplo posso dizer-lhe que um cliente nosso aqui há uns anos comprou um terreno, fora de loteameto com 614 m2, fruto de partilhas e que no final, quando veio ter connosco, devido a ter de ceder área para estacionamentos e arruamentos acabou por ficar com apenas 346 m2. Por vezes antes de comprar um terreno fora de loteamentos convém pedir a ajudar de um técnico.

    www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: doisarquitectos
  4.  # 4

    Boa Tarde Paulo,

    Aconselho-o pesquisar o ficheiro que segue em anexo.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
 
0.0099 seg. NEW