Iniciar sessão ou registar-se
    • nomic
    • 27 fevereiro 2009 editado

# 1

Ola a todos,

na remodelação do meu apartamento vou "transportar" a cozinha para outro local, e no lugar da cozinha vai ficar uma chaminé GIGANTE que vem do tecto ao chão daquelas chaminés antigas. Julgo que não a posso tirar se não o vizinho de cima tem me ter ao colo... o q n é bom!

a minha ideia seria aproveitar esta mega chaminé para espetar la dentro um recuperador de calor. eventualmente poderei diminuir de alguma forma o tamanho da chaminé...
    Agora surgiu-me uma duvida, este apartamento é um R\C e tem + 2 andares para cima. e esta chaminé e comum a todos os inclinos... ou seja n queria ninguem com a casa cheia de fumo a pala do meu recuperador...
    a chaminé do recuperador, tem que ir ate ao telhado? ou não? a convecção dos ar quente\frio não vai mandar o fumo de volta para dentro da casa dos vizinhos?

obrigado a todos.
  1.  # 2

alguém tem conhecimentos nesta área?
  2.  # 3

Tem a certeza que a chaminé é comum aos 3 inquilinos?
    Os seus vizinhos de cima apanham com o cheiro dos seus fritos, e você apanha com os dos refogados deles?
  3.  # 4

a uma caminé para o predio todo, em que me parece que todos os inclinos vão ligar a essa chaminé.
    No google maps no telhado do predio do vejo uma chaminé... logo é a mesma chaminé para todos os vizinhos.
    Não sei se sinto os cheiros dos fritos deles pois ainda n habito a casa, a mesma vai sofrer remodulações.
  4.  # 5

Boas, quanto á chaminé em principio a saída exterior pode lhe parecer uma única, mas de verdade, casa condómino terá a sua saída de chaminé, pense por exemplo, no caso dos esquentadores, se vivesse num 12 andar r os seus vizinhos estivessem a tomar banho você morria com os gases, se estes não saíssem..
    Quanto ao recuperador de calor é uma excelente ideia ter um..., em regra eles não precisam de uma chaminé como as habituais lareiras, podendo em muitos casos, fazer uma saída numa divisão que pretenda ter o recuperador e usar como chaminé...
  5.  # 6

Bom dia.

Em principio cada casa deverá ter a sua chaminé no entanto as tubagens estarão todas na mesma chaminé exterior.

A instalação de um recuperador de calor deverá ser efectuada com o tubo a sair do recuperador e ir até ao topo da chaminé, esta é a melhor forma de evitar complicações com fumos.
    Se optar por um recuperador com ventilador a possibilidade de entrada de fumos é remota uma vez que o ventilador força a entrada e saída de ar não trabalhando como os convencionais com convecção de ar.

Em termos de dimensões de recuperador, pode ter o tamanho que quiser e poderá fazer remate com pedra.
    No mercado existem muitas soluções de recuperadores.
    De marcas nacionais destaco a Fogo Montanha http://www.fogo-montanha.com, marca com uma boa relação preço/qualidade.

Para ter algumas ideias, poderá visitar http://www.centrodelareiras.com. Bom site com catálogos de várias marcas que poderá consultar e fazer download.
  6.  # 7

Colocado por: DeLoreanBom dia.

Em principio cada casa deverá ter a sua chaminé no entanto as tubagens estarão todas na mesma chaminé exterior.

A instalação de um recuperador de calor deverá ser efectuada com o tubo a sair do recuperador e ir até ao topo da chaminé, esta é a melhor forma de evitar complicações com fumos.
    Se optar por um recuperador com ventilador a possibilidade de entrada de fumos é remota uma vez que o ventilador força a entrada e saída de ar não trabalhando como os convencionais com convecção de ar.

alguem tem alguma ideia de como é q levo um tubo por dentro de uma chaminé, subir 2 andares...
  7.  # 8

Muito provavelmente terá de ser tubo de inox flexível e de preferência de parede dupla.
    Tem de haver o cuidado de ver qual o diâmetro que cabe na chaminé.
  8.  # 9

Sou co-administrador de um Condominio em Lisboa de habitacao
    horizontal com recuperadores de calor. O que se verifica e que o fumo
    dos recuperadores acabam por se "infiltrar" na  casa uns dos outros. A
    instalação de tubagem/chaminé deve ter sido mal executada. Como e um
    problema que pode ser fatal para os condóminos pretendemos resolver a
    situação.
    Conhece alguém que me possa ajudar a resolve esta situação?
    Muito obrigado.
    Cumps,
    Tiago Amaral

0.0139 seg. NEW