Sendo este o primeiro meu primeiro post, gostava de dar os parabéns pelo fórum, principalmente aos seus membros que o tornam uma leitura bastante útil para muita gente.
Já perdi muitas horas a ler muitos posts sobre orçamentos, mas não encontrei nenhum para o meu caso. A começar talvez pelo facto de o meu “projecto” fugir um pouco ao standard.
Objectivo - Construir uma casa pequena, apenas para uma pessoa. Tenho uma ideologia super minimalista e quanto menos espaços “inúteis” melhor. A única divisão a que dou particular importância é a sala de estar, sendo que a cozinha será apenas para o mínimo dos mínimos. Tenho 24 anos, comecei agora a minha carreira e pretendo passar 3 anos “à custa dos papás” até ter 40.000€ para dar inicio ao projecto (principalmente credibilidade e estabilidade para pedir um empréstimo para o restante necessário).
Tipo de casa - O formato que tenho em mente é um loft em open space, com pé direito duplo, tal como os seguintes exemplos:
Tenho perfeita noção de que se tratam de conceitos um pouco estranhos e a primeira pergunta é logo se há regulamentações em Portugal que proíbam este tipo de construção.
Orçamento:
Em vez de lançar um valor máximo disparatado, tendo em conta a minha falta de experiência, gostava que os mais entendidos me dessem uma estimativa, tendo em conta que vou começar do 0 e nem terreno tenho. Gostava de realçar que os exemplos que apresentei são espaçosos demais e com acabamentos demasiado luxuosos para o que pretendo e apenas os usei para apresentar o conceito. Ficava perfeitamente satisfeito com uma área de 65-70m2, pelo que até o terreno em si será pequeno. Apenas gostava de manter a estrutura de quarto e casa de banho no “piso de cima”, pé direito duplo e a parede de fundo em vidro.
Desde já obrigado pelas referências que apresenta. Revelam bastante bom gosto. Gosto muito. Isentas de caprichos ou ideias pré-concebidas. As ideias que apresenta não serão, em princípio, impedimentos para a legislação de vivências interiores na casa. Terá que obrigatoriamente cumprir legislação no âmbito do conforto como térmica, acústica entre outras e estabilidade, como qualquer outro projecto. É necessário consultar o PDM - Plano Director Municipal - para onde esta casa seria construída e aí verificar constragimentos a nível de material, cércia, estética, uma série de condicionantes. Os acabamentos não precisam de serem caros, para o espaço ser "luxuoso" ou interessante. :)
Peça a um arquitecto para que elabore um orçamento para o projecto que pretende.
E no futuro? Tens que ver que não vais ter 24 para sempre, metes uma "Maria" à mistura e uns aninhos depois uns "Maneis e Marias"... e não tens casa. Deves pedir a quem vai projectar-te a casa, que a mesma deve estar preparada para ser ampliada dependendo com as necessidades.
Obrigado, SG_Arquitecto. É precisamente esse tipo de esclarecimentos de que estou à procura, até porque é um projecto que me quero ir informando com calma, visto ser só para começar daqui a 3 anos.
Quanto ao orçamento, o meu objectivo é mais "cair na realidade" para manter as minhas expectativas no devido lugar. Acho que, por exemplo, se o projecto for exequível por 80.000€, já a contar com um terreno de 20.000€, era algo que sem duvida ia levar para a frente. Será 60.000€ demasiado para uma casa destas dimensões? 50.000 Supostamente chegariam para 750€/m2.
branco.valter, quanto à Maria ela até já existe há 4 anos e a casa dá perfeitamente para os dois caso a relação dê o passo seguinte. Os Maneis e Mariazinhas se surgirem, não serão nos próximos 15 anos e até lá muita coisa pode mudar. Não sinto necessidade de pensar tão à frente com tantas incógnitas pelo meio. Posso vender a casa, mudar-me para um T4 que eventualmente hei-de herdar, etc... Até porque quero manter este projecto ambicioso, mas modesto ao nível das minhas capacidades. Gostava de ter a casa completamente paga ao fim de, no máximo, 15 anos.
Podes e deves ir pensando nisso e claro amealhar os €€€euritos!!! ;) Daqui a 3 anos muita água passou por baixo da ponte...
Se não fores para construção nova, pode até considerar uma reabilitação.. podem surgir oportunidades irrecusáveis. Numa reabilitação terás, à partida menos condicionantes legais para fazeres um programa mais informal.é claro poderás ter outras desvantagens... mas é a vida ;)
Quanto aos maneis e mariazinhas, até aos 3 anitos o loft com mais ou menos dificuldade lá irá dando ;)
girissimas as casas... mas depois serão práticas para os anos futuros? E para vender, será que é facilmente vendável?
Quanto ao preço, com esses pé direitos altos, não sei se 750 euros/m2 chega... isso é um preço (baixo) para construção de pé direito normal. Mas hão-de haver aqui entendidos que sabem mais sobre estes valores.
Uma coisa é certa. Se me vir na situação de querer começar a constituir família, é porque vou ter condições económicas para tal. No mínimo passa a ser uma boa casa de férias ;) Não vai ser necessário um investimento que me prenda ao banco para o resto da vida.
Sobre os 750€/m2, admito que estou a atirar para o ar tendo em conta a informação que fui recolhendo nos últimos tempos. Agradecia, e muito, opiniões, quer sejam reconfortares ou pessimistas, de forma a manobrar as expectativas. Alguma probabilidade dos valores de construção alterarem muito nos próximos 3 ou 4 anos?
parabéns pela iniciativa e pelo gosto e proponho o seguinte, porque não pensar num projeto a longo prazo em termos modulares, ou seja criar uma casa às suas medidas em que o seu desenho está estudado para um dia se quiser faz um projeto de alteração e ampliação e faz-lhe crescer mais um quarto ou dois.
Tem-se falado muito em casas modulares mas que de modulares não tem nada, se aliar o desenho e gosto contemporâneo e minimalista que tem ao verdadeiro sentido do modular e de projeto pensado para evoluir, ou seja, que seja clean recto da sua linguagem, mas orgânico da sua dinâmica acho que consegue ter o que quer agora e adaptá-lo às suas necessidades de futuro.
valorizo imenso a tua iniciativa tb nao tinha dinheiro nem terreno para começar e por isso emigrei. em 4 anos estou pronto para submeter, ainda este ano, o projecto à camara, sendo uma vivenda isolada com cave e rés num terreno com 1000m2. tudo isto com o suor do meu trabalho. quer fazer uma casa em tao pouco tempo sem pedir um centimo ao banco? emigre. se fizer uma "casa" com uma área de 65-70m2, em pouco tempo vai perceber que foi um erro e vai precisar de fazer obras e aí td fica mais caro. Sejamos práticos o seu orçamento nao é realista. Mais uma vez admiro a sua coragem mas alguem precisa lhe dizer para ir com mais calma. uma casa mais terreno, por mais pequena que seja, nao se fazem com 60 mil euros. Já vi pombais mais caros à venda na internet. desculpe me a sinceridade
edit. já agora como e que se juntam 40 mil euros em 3 anos em portugal?