Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Verifiquei, hoje, que um dos vidros dos colectores solares do meu sistema termo-sifão se encontra partido.
    Gostaria de saber se há necessidade de trocar o colector completo ou trocar apenas o vidro. Nesta última hipótese e dado tratar-se de um vidro especial, se alguém souber onde o posso adquirir (zona de Braga) agradeço a informação.
    Cumprimentos a todos.
    João
  2.  # 2

    por acaso não é Norquente?
  3.  # 3

    Exactamente. Norquente.
  4.  # 4

  5.  # 5

    Colocado por: santos1967Gostaria de saber se há necessidade de trocar o colector completo ou trocar apenas o vidro. Nesta última hipótese e dado tratar-se de um vidro especial, se alguém souber onde o posso adquirir (zona de Braga) agradeço a informação.


    Norquente!... É o velho problema.

    Tem que mudar o colector neste caso terá que arranjar um colector que se adapte á estrutura e as ligações estejam conforme o outro que tem.

    Só existe uma firma que está a produzir um painel precisamente para estas situações que é a Solargus em Arganil foi estabelecido um acordo com a Yunit e estão a fabricar os colectores e os depósitos uma vez que também estão a dar problemas, fale c/ Armando Ferreira da Solargus e peça-lhe um colector e arranje um instalador ai da zona pode inclusivê contactar o Ins Bruno do Forum que creio que é de Braga para lhe fazerem a substituição.

    Aproveite e venda o painel para a sucata que ainda lhe dão os euros devido ao cobre que tem.

    Esta semana já pedi 2 acumuladores para a zona de Cascais depois dos paineis agora é a vez dos acumuladores.
  6.  # 6

    Então a hipótese de trocar apenas o vidro fica posta de lado? É que me parece que o interior do colector está em perfeito estado e trocar por um novo será um custo considerável.
  7.  # 7

    Colocado por: santos1967Então a hipótese de trocar apenas o vidro fica posta de lado? É que me parece que o interior do colector está em perfeito estado e trocar por um novo será um custo considerável.


    Quem anda no mercado a trocar os colectores é a Visabeira com uma parceria da Yunit eles tem um acordo com a Solargus que devolvem o painel antigo na troca por um novo, no seu caso conte ai para uma despesa de 350,00 euros se comprar diretamente á Solargus e paga também o transporte a não ser que possa ir buscar a Arganil com instalação esta brincadeira não fica a menos de 500,00 euros.

    Agora o que acontece e vou-lhe dar uma dica e tem sido bem sucedidos os meus clientes é participarem ao seguro por este dano se tem um seguro multiriscos da casa não afirmando diretamente ao seguro que é defeito de fabrico fazendo uma participação na base de um desgaste do equipamento como se de uma rotura se tratasse o seguro está a cobrir estas situações.

    Com os meus clientes estão a receber dos seguros a respectivas indeminizações.

    Outra dica o seguro vai-lhe pedir um orçamento de um instalador avance com uma verba de cerca de 800 euros e o seguro vai até 80% de indeminização cobrindo a totalidade da despesa e espero que tudo corra pelo melhor!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joana_pais
  8.  # 8

    Boas

    Provavelmente vou ter um painel solar da norquente usado para vender.... pois a minha mãe vai substituir os dois painéis da norquente (um partido e outro bom) por um único painel.

    O painel que me vai sobrar tem algum valor comercial?

    Cumps
  9.  # 9

    Colocado por: kamiO painel que me vai sobrar tem algum valor comercial?


    Tem!...

    Para vender ao ferro velho ao preço de 4,00 o Kg do cobre ainda consegue para ai os 30 euros!
  10.  # 10

    Bom dia a todos.
    Também sou vítima da Norquente...
    Se o Kami quiser fazer negócio pode ser que lhe compre o painel.
  11.  # 11

    Eu meti um painel de policarbonato de camada dupla por cima, colado com silicone. Até ver, os resultados são satisfatórios. Custo da "cura": 25eur e uns trocos.
  12.  # 12

    Colocado por: CrOhNEu meti um painel de policarbonato de camada dupla por cima, colado com silicone. Até ver, os resultados são satisfatórios. Custo da "cura": 25eur e uns trocos

    o contra desta solução é o muito baixo rendimento optico ou nulo e o amarelecimento precoce do policarbonato que ainda vai diminuir consideravelmente a produção termica desse painel.
    Concordam com este comentário: CrOhN
  13.  # 13

    A Norquente ainda existe?
    • CrOhN
    • 9 março 2015 editado

     # 14

    Colocado por: jorgealves
    o contra desta solução é o muito baixo rendimento optico ou nulo e o amarelecimento precoce do policarbonato que ainda vai diminuir consideravelmente a produção termica desse painel.
    Concordam com este comentário:CrOhN


    Concordo em parte:

    O rendimento optico situa-se por volta dos 80%, os vidros originais não são muito melhor que isso. Em relação ao amarelamento, vamos ver... Tenho telhas em policarbonato com mais de 5 anos, e ainda não se nota. É claro que não faz a retenção dos infravermelhos, por falta da textura interior reflectora.

    A vantagem é que pior que o que estava, não fica. Pelo menos não deixa molhar o isolamento interior. E como são 2 colectores, acaba por compensar essa falta de eficiência. Pelo menos no inverno, num dia de sol, a água chega aos 50º.

    O incrivel é não haver ninguém a vender vidros destes. E os que se arranja, são a preço de um painel completo. Isto quando se sabe que sai de fábrica a preços muito acessíveis.
  14.  # 15

    Que tem esses vidros de especial? não são vidros normais?
    • CrOhN
    • 9 março 2015 editado

     # 16

    Não, são vidros com baixo teor de ferro, altamente transparente, temperado, e com textura interna que serve como reflector para os infravermelhos emitidos pelo colector.
    •  
      FD
    • 9 março 2015

     # 17

    Colocado por: LuisPereiraA Norquente ainda existe?

    Tudo indica que sim.

    No site deles, há uma página curiosa:

    Programa Solar Térmico 2009 – Informação Consumidor
    NORQUENTE é MARCA de equipamento Solar Térmico;
    Fabricante dos sistemas termossifão e forçado – António Cecílio Martins, Lda – Rua dos Coriscos, nº1410 – Águas Santas – Maia;
    Quebra de vidros foi exclusão à garantia – Fornecedores: Covipor e PV Glass;
    Fabricante dos depósitos solares – Fornecedor: Metalurgia Videira – Zona Industrial Terronhas – Recarei – Paredes

    http://www.norquente.pt/informacao/
  15.  # 18

    Colocado por: CrOhNO incrivel é não haver ninguém a vender vidros destes. E os que se arranja, são a preço de um painel completo

    já se consegue arranjar paineis com rendimento optico superior aos da Norquente a preço bastante inferior a um unico vidro,

    o problema dos vidros é somente porque qualquer vidraceiro tem que comprar uma chapa para aproveitar uma pequena parte da mesma, logo imputa o custo da chapa completa para o cliente pois dificilmente ele conseguirá rentabilizar o restante material.
  16.  # 19

    Com a quantidade de paineis com vidro partidos por esse pais fora, já tinham rentabilizado a chapa á que tempos.É obvio que não é qualquer um que se mete a trocar o vidro, mas acho que o mercado existe.

    É pena, porque apesar dos paineis não serem do melhor que se encontra por aì, fora o problema dos vidros, não tenho nada a apontar.
    • eu
    • 9 março 2015

     # 20

    Colocado por: CrOhNporque apesar dos paineis não serem do melhor que se encontra por aì, fora o problema dos vidros, não tenho nada a apontar.

    Também tenho um sistema Norquente (felizmente com os vidros inteiros) e por comparação com outros sistemas planos de marcas conceituadas, não vejo grande diferença de rendimento.

    Os vidros partidos é que foram uma vergonha... lastimável.
 
0.0197 seg. NEW