Boa tarde a Todos, Como já referi anteriormente, em outras discussões, continuo a acompanhar o forum de uma forma atenta, o que me tem ajudado bastante em alguns aspetos. Passada a fase da escolha do arquiteto, agora estamos na fase de elaboração do projeto com o arquiteto escolhido.
Anexo duas imagens com as plantas da nossa futura habitação de forma a que todos os possam ajudar, com ideias, criticas ou mm até elogios... Tudo é bem-vindo.. :)
Tem um bom começo, falta agora trabalhar mais um pouco. Assim sem perder muito tempo chamo a atenção a:
. Da entrada principal para o escritório vai uma boa caminhada e se quiser receber alguém só no escritório essa pessoa terá de atravessar a sala, pode ser uma intenção sua, mas era simpático que isso não acontecesse. . o Hall de entrada está muito "afogado", como entrada principal de casa está um pouco pobre, precisa de mais dignidade. . tem a entrada de garagem e entrada de casa muito próximas e sem hierarquia definida, a não ser que haja uma boa pormenorização em projeto de execução com uma boa definição de materiais essa entrada vai ficar complicada. . tem uma relação da cozinha para a sala, eu preferia ter essa relação mais com a copa e não oferecer a cozinha logo a quem entra em casa. . cozinha com falta de espaço, se colocar dispenseiro, lava-loiça e fogão vai ficar sem área nenhuma de trabalho e empratamento.
Claro que tínhamos ainda de ver como resulta o volume dessa planta.
o hall de entrada não cumpre, precisa de ter uma largura de pelo menos 1.5 m
a zona de comer merecia melhor tratamento, tipo poder ter visualização para a zona da piscina e ainda que em dias quentes se pudesse comer lá fora no deck da piscina, portanto uma zona de pergola ou alpendre continua a essa zona da mesa no interior. também preferia que a suite permitisse apanhar o sol de nascente e também estar virada para o deck, ou seja a zona de wc e closet podia estar alinhada pela parede do quarto ao lado e assim libertar 3 frentes para a suite.
não se percebe para que é as escadas na frente da casa, é para aceder á cobertura??
Espero que a proposta final fique melhor trabalhada do que esta e que a nível gráfico melhore bastante também. Críticas, ideias ou mesmo elogios deverão ser proferidos pelo arquitecto que contratou para lhe fazer o trabalho.
Penso que deverá ser inadequado comentar uma planta sem ter em consideração outros factores que desencadeiam a sua morfologia: orientação solar, ventos, particularidades do lugar, enquadramentos de vistas, hábitos de quem vai morar, etc, etc, etc. Arquitectura é muito mais do que discutir RGEU ou compartimentação.
Em todo o caso, a área privada da casa deverá estar separada da social de um modo ainda mais exacerbado. Evitar igualmente entrar em contacto com o corredor dos quartos assim que se entra em casa ou zona da cozinha/sala.
não concordo com as suas considerações á organização funcional da casa, é que não vejo argumento para que não possa ser assim. por vezes numa planta consegue-se ler algo mais do que a planta. se olhar também com atenção vai perceber onde é o norte ( a orientação dos números...)
doisarquitetos, Antes de mais agradeço o seu comentário. Relativamente a distância para o escritório não é problema. Além disso, é possível entrar no mesmo pela parte de fora sem ter de passar pela sala (caso seja necessário). Mas como disse, não me preocupa essa situação.
Relativamente á entrada, tem razão, se calhar é necessário dar um pouco mais de atenção a essa parte.
O muro/móvel que fica a entrada do lado esquerdo é de cima a baixo, isto é, quando entra não vê a cozinha.
Cump. V Barbosa
Em relação ao tamanho da cozinha, é possível aumentar e retirar um pouco de espaço a sala de estar.
Antes de mais agradeço a atenção. Relativamente á largura do corredor, não sei se terá 1,5 m ou não. Logo que possível questiono o arquiteto em relação a esse pormenor.
Percebo a ideia, mas assim a "parede" virada a sul iria ser toda em vidro. Em relação a uma mesa na parte de fora, acho que sim, mas pode ser uma mesa de jardim, não precisa de ser a mesa de de dentro a passar para a parte de fora.
Sim, essas escadas são de acesso a cobertura onde teremos uma pérgula fechada.
Agradeço o comentário. Relativamente á primeira situação, pedi autorização ao arquiteto para colocar aqui as plantas. Acho que ninguém é perfeito e uns comentário ou sugestões não fazem mal a ninguém, muito pelo contrário.
Penso que a área esta delimitada. No início do corredor dos quartos poder ser colocada uma porta e assim manter toda a privacidade necessária nessa zona mais privada.
Relativamente a orientação solar, norte fica na direção da garagem e sul na parte da piscina.
Eu percebi que o móvel era na totalidade do pé-direito, mas aquela mini bancada com 2lugares não funciona. Enfim essa sala/copa/cozinha está descontrola e sem interesse com má conjugação dos espaços interiores com os vãos.
Em relação à porta da garagem, vai ser disfarçada e depois vai ter um "muro" / armário de forma a tapar a vista da sala a quem entra pela porta da garagem...
Em relação à porta do escritório, vai ter um acesso exterior e outro pela sala... em principio, ainda não discutimos esse pormenor com o arquiteto. tem alguma sugestão?
Parece que não há mais criticas... Tendo em conta o histórico do forum, foi um excelente resultado... ;) Mais tarde, vou tentar colocar uns 3D do estudo...