(...) a minha avó pediu ao irmão do meu avô para fazer uma relação dos bens que este último tinha (...)
Colocado por: maria rodriguesSe não souber o nº matricial dos imóveis (rústicos e urbanos - refiro-me à casa) não é fácil identificá-los. Pode começar pela cópia da escritura, se a houver, e ou também pela relação de bens que, àquela data, teria sido elaborada. Na relação de bens entregue(?) nas finanças hão-de constar os números da matriz. Com esses números, se for à Conservatória, tem possibilidades de identificar os imóveis. A não ser que não estejam registados. Será mais simples se tiver acesso à escritura das partilhas. É que há mais de 30 anos atrás não era obrigatório o registo de imóveis, após celebração da escritura.
TEnho o documento das Partilhas (...)
Colocado por: LVMFaça uma busca na conservatória do registo predial do ou dos concelhos onde sabe ou desconfia que haja bens em nome dos antigos e actuais proprietários em causa.
Vai aparecer tudo o que estiver registado.
Colocado por: LVMQuanto à escritura, talvez esteja no arquivo do notário onde foi assinada.
Colocado por: Agonçalves
Pois, isso é que não faço ideia de quem seja. De qualquer forma, como deve ter sido há uns 60 anos, também já cá não deve andar...
Colocado por: LVMSabe onde moravam os antepassados que assinaram a escritura? Se sim, procure nos notários da zona. Seja persistente e vá atrás das pistas. Descobrir estas coisas demora o seu tempo mas muitas vezes (mais do que se pensa) consegue-se lá chegar.
Não faz ideia da quantidade de situações como a sua por este país fora. Dantes ninguém registava nada, bastava a escritura. Os descendentes é que têm a bota para descalçar.
(...) ainda por cima foi quem tratou de fazer a relação dos bens, esse alguém estava numa situação privilegiada para estas artimanhas.
Colocado por: arqluisPode ser um terreno "omisso". O estado português estima que cerca de 20% da área predial portuguesa existente seja omissa. Cheguei a encontrar um no centro de um quarteirão urbano. Sendo assim não existe em registo.
Tem a certeza que quer trazê-lo à tona?