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  1.  # 121

    Colocado por: ins.Brunoe neste caso o que faziam??? só para saber...

    Deveria alhear-me do tópico, porque parece-me mais do mesmo! Todavia, não posso deixar de perguntar: será que quando solicitamos um orçamento a um construtor civil (desta vez dispenso-me de lhe chamar empreiteiro), estamos obrigados a assumir que vamos celebrar contrato com ele, independentemente do orçamento que nos for presente? Tipo CPCV (com outro nome) e em que nos obrigamos a indemnizá-lo caso não o aceitemos? Porque é que impingem »orçamentos grátis«, na publicidade das ditas empresas e depois não respondem aos pedidos, ou reclamam que os clientes (todos?!) não têm respeito pelo tempo e trabalho perdidos? Ficarão muito zangados se alguém sugerir que mudem de profissão (de ramo)? Afigura-se-me »uma pescadinha de rabo na boca«, ou se quiserem não se pode agradar a gregos e a troianos.
  2.  # 122

    Colocado por: ins.Brunoe neste caso o que faziam??? só para saber...

    Passava a enviar orçamentos genéricos.


    Colocado por: maria rodriguesPorque é que impingem »orçamentos grátis«, na publicidade das ditas empresas e depois não respondem aos pedidos

    O orçamento até pode ser grátis, mas o projeto e calculo de quantidade deve ser pago como qualquer outro trabalho.
    Concordam com este comentário: Arnnogueira
  3.  # 123

    Colocado por: ins.Brunoe neste caso o que faziam??? só para saber...


    Faça como eu, acordar fresquinho e andar outra vez!
    Concordam com este comentário: Dj_C
  4.  # 124

    Colocado por: maria rodriguesDeveria alhear-me do tópico, porque parece-me mais do mesmo! Todavia, não posso deixar de perguntar: será que quando solicitamos um orçamento a um construtor civil (desta vez dispenso-me de lhe chamar empreiteiro), estamos obrigados a assumir que vamos celebrar contrato com ele, independentemente do orçamento que nos for presente? Tipo CPCV (com outro nome) e em que nos obrigamos a indemnizá-lo caso não o aceitemos? Porque é que impingem »orçamentos grátis«, na publicidade das ditas empresas e depois não respondem aos pedidos, ou reclamam que os clientes (todos?!) não têm respeito pelo tempo e trabalho perdidos? Ficarão muito zangados se alguém sugerir que mudem de profissão (de ramo)? Afigura-se-me »uma pescadinha de rabo na boca«, ou se quiserem não se podeagradar a gregos e a troianos


    já agora porque ficam as pessoas revoltadas com o facto das empresas não responderem a um pedido de orçamento? se não lhe respondem, risquem a empresa e procurem uma que o faça de borla e tenha tempo e paciencia para o fazer...

    Para mim, orçamentos teem de ser falado em frente do cliente, e saber se realmente está interessado ou apenas porque lhe apetece saber numeros, essa moda de mandar pedidos de orçamentos por e-mail não pega......e digo-lhe mais, sempre digo as pessoas para pedir outros orçamentos, mas que os outros venham fazer o trabalho deles, e não esperar que o Bruno faça as medidas e depois é só copiar......orçamentos comigo é cara a cara, e quando vejo que não está interesado, e só está a fazer perder o meu tempo, nem me chateio mais.........
    • LVM
    • 15 maio 2014

     # 125

    Quando se pede um orçamento devem indicar-se com todo o rigor quantidades, materiais e pormenores de projecto.
    O fornecedor deve respeitar e dar preços para o que é pedido, sem prejuízo de poder apresentar alternativas.
    O que se passa é que muitos clientes querem medições e definições de borla, pedidos sob o pretexto de um orçamento.
    Uma coisa são medições e outra são orçamentos.
    Concordam com este comentário: marco1, pc ferreira
  5.  # 126

    Tive dificuldades em arranjar empresa para executar o projecto de aqs painel solar. Ja o tinha dito por aqui...uns nem deram resposta outros, disseram que contactavam depois..um apareceu-me 3 semanas depois...outro aparece, diz que nunca viu um acumulador horizontal...enfim. realmente não se percebe. Acabei por ter duas visitas e dois orçamentos dos quais escolhemos um, depois de negociado para baixo e muito claro.
  6.  # 127

    Colocado por: ins.Bruno

    já agora porque ficam as pessoas revoltadas com o facto das empresas não responderem a um pedido de orçamento? se não lhe respondem, risquem a empresa e procurem uma que o faça de borla e tenha tempo e paciencia para o fazer...

    Para mim, orçamentos teem de ser falado em frente do cliente, e saber se realmente está interessado ou apenas porque lhe apetece saber numeros, essa moda de mandar pedidos de orçamentos por e-mail não pega......e digo-lhe mais, sempre digo as pessoas para pedir outros orçamentos, mas que os outros venham fazer o trabalho deles, e não esperar que o Bruno faça as medidas e depois é só copiar......orçamentos comigo é cara a cara, e quando vejo que não está interesado, e só está a fazer perder o meu tempo, nem me chateio mais.........


    Pois...pessoas como eu que trabalham em Lisboa e estão a comprar casa no Norte e que não podem ir pessoalmente "mostrar a cara" ao vendedor, é porque não estão interessados não?
    Agora só me faltava fazer 500 km cada vez que tivesse de pedir a uma empresa se podia fazer um orçamento para uma cozinha. ainda por cima no meu caso até hj ninguém fez deslocação nenhuma a minha casa...Fui sempre eu a dar as medidas...
    Concordam com este comentário: treker666, maria rodrigues, Bricoleiro
  7.  # 128

    Colocado por: ins.Brunojá agora porque ficam as pessoas revoltadas com o facto das empresas não responderem a um pedido de orçamento? se não lhe respondem, risquem a empresa e procurem uma que o faça de borla e tenha tempo e paciencia para o fazer...

    Para mim, orçamentos teem de ser falado em frente do cliente, e saber se realmente está interessado ou apenas porque lhe apetece saber numeros, essa moda de mandar pedidos de orçamentos por e-mail não pega......e digo-lhe mais, sempre digo as pessoas para pedir outros orçamentos, mas que os outros venham fazer o trabalho deles, e não esperar que o Bruno faça as medidas e depois é só copiar......orçamentos comigo é cara a cara, e quando vejo que não está interesado, e só está a fazer perder o meu tempo, nem me chateio mais.
    O Bruno da maneira que escreve (fala) dá a impressão que não necessita dos clientes! Deve ter muito trabalho, Deus queira que sim... pode escolher os clientes, oxalá seja verdade!
    Por muito trabalho que tenha, por muitos orçamentos que faça e o cliente não aceite, uma coisa lhe digo: respeite sempre quem entra no seu escritório/oficina e lhe solicita um trabalho ou orçamento. Não é obrigado a prestar o serviço, nem a deslocar-se para elaborar o orçamento, mas não prometa nos olhos do cliente que vai lá tal dia e, depois, não faça como muitos ditos "profissionais"... nunca aparecem!. E, aqui a que eu entendo como grande falta de respeito, ou, muito pouca honestidade.
    Antigamente os funcionários públicos tinha fama - e alguns o proveito -, que atendiam pessimamente os utentes.Então nos serviços de Finanças e Notários era demais... Agora é em alguns sectores do privado.
    No presente, são certas profissões(ou "profissionais") que entendem que os clientes são uma melga, uns chatos, que eu (eles) não tenho mais que fazer do que estar aqui para montar um estore, uma janela, um ar condicionado ou uma cozinha... ou até uma torneira, esquentador, etc, etc.
    Já vi alguns ditos empresários/industriais na mó de cima, mas conforme subiram, tiveram uma queda estrondosa, e agora andam pelas ruas da amargura.
    Bom trabalho para todos os bons profissionais e, acima de tudo, sejam honestos naquilo que fizerem.
    Façam o favor de ser felizes!
    Concordam com este comentário: treker666, jpvng, maria rodrigues, Bricoleiro
  8.  # 129

    Orçamentos só cara a cara? É para rir ou voltamos ao séc passado?
  9.  # 130

    nielsky
    O orçamento até pode ser grátis, mas o projeto e calculo de quantidade deve ser pago como qualquer outro trabalho.

    Eu não disse que era »uma pescadinha de rabo na boca«? Andamos sempre á volta do mesmo! Não posso responder pelos outros, mas parece-me que os virtuais clientes que até agora vieram a este tópico, não andam a mendigar orçamentos a torto e a direito; agora..., falo por mim: claro que ninguém tem de trabalhar de graça e prefiro pagar um orçamento correcto e adaptado ao nosso perfil de dono de obra, com a colaboração de um profissional competente, do que um orçamento tipo »chapa cinco« cheio de generalidades e que não preenche os requisitos pretendidos. Só que... qualquer dono de obra tem de ter algumas certezas (para não dizer muitas), de que encontrou o responsável certo! E como é que ele pode escolher? Comparando propostas (os tais orçamentos que, para mim, são propostas!) e escolhendo a que lhe der maiores garantias de preço/qualidade. Portanto, cada um cede na parte que lhe cabe porque, ninguém é ingénuo, os orçamentos são pagos, dê por onde der. Não é preciso bater mais no ceguinho: os empreiteiros precisam de bons clientes (de boas contas) e os clientes precisam de bons empreiteiros (sérios e cumpridores). Alguém tem dúvidas? Não senhor!
    Concordam com este comentário: jpvng
  10.  # 131

    Colocado por: ins.Brunoe neste caso o que faziam??? só para saber...


    Quando me fartei dessas situações, passei a fazer o seguinte:

    1 - Se não trouxer mapa de quantidades, vai para trás:
    2 - Se por feita alguma excepção, não se entregam as medições e preços unitários, apenas o resumo por capítulos. Se o cliente insistir que os quer, paga um valor, valor esse que lhe será devolvido em caso de adjudicação;
    3 - Se eu desconfiar que ele anda à pesca ou a querer esmagar o empreiteiro que já lá está, leva com um orçamento "cozinhado";
    4 - Se eu desconfiar que ele anda quer é o mapa de quantidades de borla, para ir pedir orçamento ao zé da esquina, leva um orçamento "muito cozinhado".

    Elaborar orçamentos é uma coisa, fazer cálculos é outra. Os orçamentos são gratuitos, os cálculos não.

    E dentro de pouco tempo, começa a ser como as empresas de reparações em casa: Pagam as deslocações.

    O tempo em que havia margens para manter grandes departamentos de orçamentação, terminou.
    Concordam com este comentário: mog, António Santos
  11.  # 132

    Colocado por: maria rodriguesNão é preciso bater mais no ceguinho: os empreiteiros precisam de bons clientes (de boas contas) e os clientes precisam de bons empreiteiros (sérios e cumpridores). Alguém tem dúvidas? Não senhor

    Nem entre por ai ou pensa que os clientes são uns anjinhos? Hoje desconfio que uns tem a fama e os outros o proveito

    Colocado por: maria rodriguese prefiro pagar um orçamento correcto e adaptado ao nosso perfil de dono de obra, com a colaboração de um profissional competente, do que um orçamento tipo »chapa cinco« cheio de generalidades e que não preenche os requisitos pretendidos.

    Mas esse é o trabalho dos projectistas, encontrarem soluções adequadas ao cliente, não é o nosso. O nosso é orçamentar e executar o que está no projecto

    Colocado por: maria rodriguesue lhe der maiores garantias de preço/qualidade.

    E no fim ganha sempre o mais barato, é a regra de ouro
  12.  # 133

    Bom dia
    Do que conheço e posso garantir com toda a segurança, é de que todos os pedidos de orçamentos feitos aqui no fórum da casa que me ofereci a dar proposta, nem um utilizador só me respondeu.... Vou pela opinião do "turismo"...
  13.  # 134

    Quem fornece os serviços esquece-se que nos dias que correm, quando um comprador vai a uma loja, tem a sua disposoçao os preços dos produtos, o que nao acontece no processo de manufacturaçao. Ora...se eu, consumidor, avalio os produtos nas lojas e decido em funçao da informaçao prestada nas etiquetas e caracteristicas dos produtos vs preço, tambem o pretendo fazer na manufaturaçao.

    Se quem produz nao tem tempo/pachorra/capacidade para me fornecer esses valores, eu tambem nao tenho tempo/pachorra/capacidade para lhe adjudicar qualquer serviço.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues, anatrindade, Bricoleiro
    • mog
    • 15 maio 2014

     # 135

    Colocado por: ins.Brunoeu gostava de saber o que faziam numa situação que soube hoje.....

    Recebi um pedido de orçamento para aquecimento central, radiadores e caldeira, andei 20km, e perdi 3 horas a fazer medidas e a tentar perceber e dar ideias ao cliente, mais 20 km e perco 4 horas a fazer medidas, numero de radiadores, telefonar a fornecedor a pedir preço, etc......

    levo o orçamento detalhado ao cliente, tudo de borla claro, porque a pagar ninguem pede......e sabem que fez o cliente?????

    pega nas minha medidas, e horas perdidas a calcular radiadores etc e pede orçamento com o meu trabalho!!!
    depois vem com os orçamentos a dizer que compra mais barato, mas a mão de obra posso fazer.....só lhe dissse o seguinte.

    "quem lhe quer vender o material que lhe faça a instalação, porque para vender atras de um balcão e ganhar 500 euros sem fazer nada até eu lhe faço"

    conclusão da historia, muita gente pede orçamento detalhados, mas depois não respeita o trabalho dos outros, pensam que trabalhamos 8 horas por dia....
    Concordam com este comentário:orcamentos.eu,Arnnogueira


    Obviamente que é frustrante passar por uma situação dessas. Só vejo uma situação, e que vai de encontro ao que disse o orcamentos.eu: apresentar um orçamento que seja claro mas mas dizer tudo. No seu caso em concreto, se apresentasse um orçamento que disse-se qualquer coisa como "fornecimento e instalação do equipamento xpto" (descrevendo a marca/modelo/quantidade de aparelhos) jamais o cliente lhe poderia fazer a proposta que fez. Não sei se seria viável, mas é uma ideia.
  14.  # 136

    Colocado por: orcamentos.eu1 - Se não trouxer mapa de quantidades, vai para trás:


    Nem tudo vive de obras novas onde existam projectistas e gabinetes de arquitectura. Principalmente no estado actual do pais.


    Colocado por: orcamentos.eu2 - Se por feita alguma excepção, não se entregam as medições e preços unitários, apenas o resumo por capítulos. Se o cliente insistir que os quer, paga um valor, valor esse que lhe será devolvido em caso de adjudicação;


    Nao discordo. Nao preciso de saber todos os parafusos ou peças ou quantidades de materiais aplicados. Preciso de saber quais sao e quanto me custara.


    Colocado por: orcamentos.eu3 - Se eu desconfiar que ele anda à pesca ou a querer esmagar o empreiteiro que já lá está, leva com um orçamento "cozinhado";


    Nem sei que lhe diga...enfim.


    Colocado por: orcamentos.eu4 - Se eu desconfiar que ele anda quer é o mapa de quantidades de borla, para ir pedir orçamento ao zé da esquina, leva um orçamento "muito cozinhado".


    No meio de tanto cozinhado...nao sera o DO a ficar nesse estado...parece-me.


    Colocado por: orcamentos.euElaborar orçamentos é uma coisa, fazer cálculos é outra. Os orçamentos são gratuitos, os cálculos não.


    Vai ao encontro do que referi anteriormente e concordo.


    Colocado por: orcamentos.euO tempo em que havia margens para manter grandes departamentos de orçamentação, terminou.


    O tempo em que se pagava tudo e mais alguma coisa (para quem o fazia) tambem acabou.
  15.  # 137

    Colocado por: sousal

    Ena! Eu que vim aqui promover o debate e sou logo rotulado, sem me conhecerem!
    Bem se não vou a lado nenhum então amanha já nem vou trabalhar, chego à empresa e mando toda a gente embora.
    Se bem me lembro houve alguém que me fez a mesma afirmação há 24 anos atrás.

    Passem bem.
    Concordam com este comentário:ins.Bruno


    Colocado por: ins.Brunoe neste caso o que faziam??? só para saber...


    LOL! Ninguém rotulou ninguém! Fiz a pergunta para si e para todos. Mas se a carapuça lhe serviu, que culpa tenho...? Não precisa ficar zangado. Isto é apenas um fórum de partilha de opiniões.

    Apesar de aqui falar como "dono de obra", também eu já trabalhei muito para dar orçamentos e fazer projetos para o boneco. Sei o que é trabalhar 14 horas por dia durante vários anos, fazer milhares de quilómetros para "catar" obras e projetos, falar com milhares de pessoas e ter que VENDER.

    Mas pela experiência que tenho, é mais do que importante criar afinidade com o cliente, perceber o que ele quer, quais os seus objetivos, "dar lhe" o que ele "quer" ter.
    Virar as costas seja a que cliente for, não é solução! Se ele quer um orçamento para servir de muleta para outros orçamentos, então 'bora lá! Se quer orçamento só porque lhe apetece naquele dia andar a pedir orçamentos, 'bora lá também. Se é um cliente para fazer obra, ótimo, 'bora lá então. Mas cada um terá o orçamento de acordo com a atitude e a intenção que demonstrou.
    A questão aqui prende-se com a sensibilidade que um técnico, vendedor, orçamentista, instalador ou seja quem for que lide com clientes, tenha a perceção da verdadeira intenção dos mesmos.
    Já dei todo o tipo de orçamentos e nunca me arrependi de ter dados nenhum deles. Também já aprendi muitas lições (e estou sempre a aprender!) porque já apanhei clientes que aparentavam querer comprar tudo o que lhes puséssemos à frente e que depois não compraram sequer um caixote de lixo; também já encontrei clientes extremamente difíceis, duros, que aparentavam mau feitio e inflexibilidade, que questionavam tudo e mais alguma coisa e que acabaram por revelar-se os melhores clientes e que compram!
    Se não escondermos nada no orçamento, também nada há a temer quando um cliente pede explicações. Já diz o ditado "quem não deve, não teme"
    Infelizmente, a grande maioria dos clientes não avalia o esforço que um orçamento envolve e não respeita o trabalho dos outros. É certo.
    Mas enquanto o nosso objetivo for ganhar a obra e vender, temos obrigação de atender a todos os clientes, com rigor, honestidade e transparência, independentemente da personalidade de cada um.
    Concordam com este comentário: treker666, maria rodrigues, Sabrina, omrg
  16.  # 138

    Já ouvi isto de um prestador de serviços:

    "se não lhe f..... no material, f..... na mão de obra"
  17.  # 139

    Colocado por: Bricoleiro"se não lhe f..... no material, f..... na mão de obra"


    Por isso se pedem orçamentos e são cada vez mais espremidos para se conseguirem os trabalhos. Esta política de sacar em tudo e mais alguma coisa, vai acabando/reduzindo com o tempo, felizmente.
  18.  # 140

    Colocado por: treker666No meio de tanto cozinhado...nao sera o DO a ficar nesse estado...parece-me.

    Olhe que não, olhe que não.

    Quando as coisas não são bem feitas, o DO è sempre o cozinhado, seja em preço, seja em qualidade.

    Ou acha que pedir um orçamento/mapa de quantidades numa empresa e adjudicar a outro não têm consequências? Que é só o preços que baixa?
 
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