Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

ver aqui

"A Deco abriu nesta segunda-feira as inscrições para um segundo leilão de energia que inclui a dupla oferta de gás e electricidade e está marcado para dia 30 de Junho. A associação nota que os consumidores com gás natural “têm mostrado preferência por ofertas combinadas”, pelo que optou por seguir a tendência acreditando que “será possível obter melhores condições económicas ao juntar as duas energias”.

No entanto, segundo um comunicado de imprensa da associação de defesa dos consumidores, divulgado nesta segunda-feira, os consumidores que prefiram apenas mudar de fornecedor de electricidade também podem fazê-lo. Os inscritos no leilão, que também está aberto a quem tiver participado no leilão do ano passado, receberão as estimativas de poupança a partir de 15 de Julho e têm até 30 de Setembro para concretizar a mudança de comercializador.

A Deco garante que os 620 mil consumidores que, entre Agosto e Dezembro de 2013, mudaram para o mercado liberalizado de electricidade “beneficiaram de uma poupança global de 8,4 milhões de euros”. Um valor que abrange tanto os consumidores que aderiram à tarifa do primeiro leilão, como todos os outros que aproveitaram os descontos oferecidos pelos restantes fornecedores como resposta a essa iniciativa, diz a associação.

No leilão lançado no ano passado, ganho pela Endesa, apenas 7% dos quase 600 mil inscritos formalizaram a mudança de comercializador. Rita Rodrigues, da Deco, explicou ao PÚBLICO, em Julho do ano passado, que o leilão se traduziu em cerca de 40 mil novos contratos para a Endesa. A responsável classificou, no entanto, a iniciativa como positiva, porque a tarifa vencedora em leilão fez com que, em seguida, a EDP Comercial, a Galp e a Iberdrola avançassem com ofertas mais baixas.

Segundo a Lusa, o segundo leilão da Deco terá quatro modalidades, para não excluir quem não estiver interessado numa oferta combinada: electricidade simples; electricidade com bi-horário; electricidade e gás com tarifa simples e proposta dual com tarifa bi-horária.

A DECO já informou sobre o leilão os comercializadores que estão no mercado com ofertas combinadas (Galp, EDP e Gold Energy) e outros cinco comercializadores de electricidade. “O principal objectivo do primeiro leilão, que era mexer no mercado, foi conseguido. Mas esse impulso esmoreceu, o mercado está a ficar adormecido e, por isso, achámos que este é o momento certo para um segundo leilão”, disse à Lusa Rita Rodrigues, esta segunda-feira."
    •  
      FD
    • 12 maio 2014

# 2

Alguém daqui do fórum mudou no ano passado?
  2.  # 3

eu inscrevi-me mas não mudei.
    •  
      FD
    • 12 maio 2014

# 4

Porquê?
    • 1976
    • 12 maio 2014 editado

# 5

para ser sincero.... estava à espera de uma poupança maior.
    o desconto que propuseram não compensava uma série de coisas, nomeadamente ter um balcão da EDP perto de casa onde posso ir reclamar caso seja necessário.
    depois funcionava tudo por call centers. e experiência com call centers já me chega a da companhia de seguros, que quando precisei de assistência em viagem, liguei e a menina da gravação disse que me ligavam nas próximas 48h.
    pelo que na altura li,só 7% das pessoas que se inscreveram mudaram.
    edit: já me esquecia. e a comissão que a deco ganhava com a minha mudança não me pareceu nada bem. se tivessem avisado de forma clara antes do leilão era uma coisa. da forma como foi, pareceu-me 'à traição'.
  3.  # 6

Mudei, mas por pouco tempo. Achei a Endesa burocrática demais, não respeitou o acordo sobre a facturação: havíamos pedido facturas em formato de papel e remetiam-nas por via electrónica. Voltei à EDP só que desta vez à Comercial (a Universal já era, com as exigências da ERSE...), e foi »pior a emenda do que o soneto«: somos facturados mensalmente (a nosso pedido), há muito tempo, com o envio da leitura, de nossa responsabilidade ; no tempo da EDP universal, as facturas indicavam a data recomendada do envio de leitura, com acesso a um número grátis. Sempre funcionou na perfeição sem necessidade de acertos no final de cada ano. Hoje é praticamente impossível conseguir que respeitem a nossa leitura, e não o »consumo estimado« que pode ser acima (ou abaixo... não aconteceu até agora) do nosso, com os consequentes acertos, que nunca são a nosso favor. A penúltima factura, num valor aproximado de 38,00€, foi apenas de acertos. E não se pense que vem alguma explicação sobre isso! Em caso de dúvida tem de se telefonar para um número azul [ao preço de uma (ou várias) chamada(s) local)] e não há volta a dar! Ensinaram-nos um método para enviarmos a leitura dentro dos »prazos« (vem no verso da factura onde diz »Leituras«), temos de fornecer o "Código do Ponto de Entrega" (o chamado CPE), damos o número sem letras, carregamos na tecla 2 e gravamos a leitura. Pois nem assim respeitam a nossa informação e partem para a leitura estimada! Que raiva, é exasperante!! Quando a EDP era nossa, as coisas corriam menos mal, agora?... É de pôr os olhos em bico!!
  4.  # 7

Inscrevi-me e não mudei porque a oferta da Endesa era mais cara do que a que tinha com a EDP.
  5.  # 8

Inscrevi-me e mudei.

Mudei não tanto pelo baixo desconto de 1,2% no bihorário, mas porque achei que devia permear a iniciativa.

Contudo tal como previa, em janeiro os preços mudaram. O que não previa é que o preço ficasse acima do mercado regulado. Ou seja, desconto meio ano e depois cobrar mais para compensar. Eu apercebi-me e até já saí, mas acredito que a maior parte das pessoas pensa que ainda está a poupar!

Como não considerei ético o comportamento da Endesa, nem acho que tenha ficado bem para a DECO, não me vou inscrever neste leilão.

Agora aderi à ylce.pt e espero agora poupara alguma coisa 6% em bihorário ou 10% tarifa simples.
    • eu
    • 12 maio 2014

# 9

Colocado por: dfserraAgora aderi à ylce.pt

Já mudou mesmo, ou está apenas inscrito?
  6.  # 10

Creio que já mudei. Recebi um e-mail deles a dizer tal, e no site fala em dia 4 de Maio.
    Estou agora à espera do acerto da última fatura da Endesa, e para ver como corre a primeira deles.

O processo deles é todo on-line. Adere-se on-line, eles enviam o contrato por e-mail. Deve ser assinado, rubricado e digitalizado. No site faz-se depois o upload do contrato, do cartão do cidadão e do comprovativo de NIB.

Vamos ver se tudo continua a correr bem.
  7.  # 11

Nova campanha de novos sócios. Desta vez não sei se conseguem enganar alguém.
  8.  # 12

A mesma história outra vez. Mas desta vez já muita gente abriu os olhos, não me parece que venham a ter a mesma sorte uma vez que claramente só duas entidades beneficiaram com a primeira iniciativa, a empresa que ganhou novos contratos e a DECO que ganhou as respectivas comissões com a mudança.
    Concordam com este comentário: eu, maria rodrigues

0.0140 seg. NEW