Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos

Tenho seguido algumas discussões aqui criadas sobre a escolha da melhor solução para as janelas de nossa casa. Mas como eu acredito que cada caso é um caso eu decidi abrir uma discussão nova.

Li algumas discussões sobre o fator g e o fator g, marcas como Climaguard ou Guardiansun. Mas o que eu quero é o seguinte:

Quero mudar 3 janelas no meu apartamento que está localizado em Paços de Ferreira, 2 dos quartos estão orientadas para Sul, e 1 da sala está virada para Norte. Ou seja (nesta região) os Verões não são tão quentes como em Trás-os-Montes ou o Alentejo, nem os Invernos são muito rigorosos, apesar de se notarem algumas geadas.

Eu sou da opinião que a protecção solar e térmica é importante no Verão, mas também quero aproveitar o calor gerado pelo sol durante o Inverno. Isto é, não quero instalar um vidro com características espectaculares para o Verão, que depois me prejudique no Inverno porque o calor gerado pela radiação solar fique indesejavelmente filtrada.

Tenho algumas propostas em cima da mesa, cada uma com marcas diferentes, apesar de não saber as características de cada vidro.

O que me aconselham?
  2.  # 2

Na janela a Norte, não se tem que preocupar com o sol, por isso para essa, e caso seja esse o objectivo, opte por um vidro de baixa emissividade, isto é, com um valor U reduzido.

Nas janelas a Sul tem várias opções, que irá depender daquilo que lhe for mais importante:

-Quer receber alguma quantidade de energia gerado pelo sol no Inverno? Então não convêm muito colocar vidros de protecção solar... Como faz no verão para o "excesso" de energia não ser uma agravante? Sombrear, exteriormente, o vidro com estores...

Creio que acima de tudo tem de ver quais os objectivos que quer ter alcançados com a troca de caixilharias, e depois mediante isso existe muitas soluções.
    Concordam com este comentário: Jancido
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fjscabral
  3.  # 3

Antes de mais a questão que se coloca é: Tem sombreamentos (estores, palas, etc) nas janelas viradas a Sul?
  4.  # 4

Caríssimo lfvmagalhaes

Aquilo que eu considero mais importante é o conforto térmico durante o inverno e não estar muito dependente de aquecimento artificial em dias de Sol. É claro que nunca sabemos quando temos, mas nesses dias noto muito bem a diferença dentro de casa em relação à rua. Não tenho instalado nenhum sistema de aquecimento fixo como radiadores de aquecimento solar e/ou ar condicionado.

Em resposta ao lfvmagalhaes e ao Jancido temos umas cortinas black-out que correm sem calhar a partir de um rolo que fica no topo da janela, que por sinal e falando agora no assunto até deveriam ser substituídas, ou por uma sistema melhorado de cortina balck-out ou por cortinas opacas que cumprem uma dupla funcionalidade de proteger da luz solar e do calor no caso do Verão.

Ou seja, eu sinto-me um pouco confuso se devo colocar ou não esses vidros nas janelas viradas a Sul, porque na Sala que está virada a norte concordo com o que o lfvmagalhaes afirma.
  5.  # 5

Pois nesse caso o lfvmagalhães está correcto, quem tem que fazer essa opção é você mesmo, mas como o outro dizia é uma faca de dois legumes, pois se colocar vidros baixo emissivos de Verão com black outs por dentro a divisão vai aquecer mais devido ás características inerentes do vidro que não deixa sair os IV, de Inverno vai ter tendências a aquecer mais pela mesma razão. Se colocar os vidros de protecção solar com baixo emissivo de Verão e Inverno não vai aquecer tanto, embora também não deixem sair o Calor. Digamos que na sua situação quem tem de decidir o que quer e do que abdicar é você.
    Concordam com este comentário: fjscabral
  6.  # 6

Mas numa discussão neste forum, encontrei uns vidros que podem apresentar vantagens para as duas situações do ano. Conseguem controlar a temperatura elevada no Verão e no Inverno conseguem reter o calor gerado no interior e ao mesmo tempo permitir que a radiação solar aqueça o interior da casa.

Estarei a fazer confusão?
  7.  # 7

Colocado por: fjscabralMas numa discussão neste forum, encontrei uns vidros que podem apresentar vantagens para as duas situações do ano. Conseguem controlar a temperatura elevada no Verão e no Inverno conseguem reter o calor gerado no interior e ao mesmo tempo permitir que a radiação solar aqueça o interior da casa.

Estarei a fazer confusão?
    Acho que está a fazer confusão, pois quando um vidro faz controlo solar é para Inverno e Verão, logo se não deixa entrar a energia de Verão, de Inverno também não. Agora que entra sempre alguma radiação entra.
    O que quererá dizer é vidro com controlo solar e baixo emissivo, esse não deixa entra tanta energia Solar nem deixa a energia sair com tanta facilidade.
    Penso que no futuro criarão um vidro que reflecte a luz ou deixa passar dependendo da inclinação do Sol (Inverrno ou Verão), isso aí é que vai ser uma grande evolução.
  8.  # 8

Colocado por: JancidoAcho que está a fazer confusão, pois quando um vidro faz controlo solar é para Inverno e Verão, logo se não deixa entrar a energia de Verão, de Inverno também não. Agora que entra sempre alguma radiação entra.
    O que quererá dizer é vidro com controlo solar e baixo emissivo, esse não deixa entra tanta energia Solar nem deixa a energia sair com tanta facilidade.
    Penso que no futuro criarão um vidro que reflecte a luz ou deixa passar dependendo da inclinação do Sol (Inverrno ou Verão), isso aí é que vai ser uma grande evolução.

Pois, é verdade. Neste caso prefiro fazer controlo da radiação solar no Verão com recurso a ensobramentos com uma cortina e no Inverno aproveitar esse calor dentro de casa. Mas eu gostava também que o calor gerado dentro de casa durante o Inverno ficasse retido da melhor forma. Existe solução para isso?
  9.  # 9

Colocado por: fjscabral

Pois, é verdade. Neste caso prefiro fazer controlo da radiação solar no Verão com recurso a ensobramentos com uma cortina e no Inverno aproveitar esse calor dentro de casa. Mas eu gostava também que o calor gerado dentro de casa durante o Inverno ficasse retido da melhor forma. Existe solução para isso?
    Existe, é vidro baixo emissivo basta ver na Saint Gobain na Guardian etc, eles têm vidros que são baixo emissivos com um factor solar(g) bastante alto, já se falou disto aqui no forum, o vidro baixo emissivo tem melhores resultados se colocado pelo interior.
  10.  # 10

Jancido. Excelente esta troca de mensagens.

Pelo que percebo há vidros com proteção solar e vidro baixo emissivo. Certo?

Então, pelo que entendo, eu posso abdicar do proteção solar e escolher o baixo emissivo. Dessa forma consigo com que o interior da casa seja quente e aproveito a radiação solar e ao mesmo tempo ajuda a reter o calor entretanto gerado pela radiação solar e/ou pelo aquecimento artificial.
  11.  # 11

Colocado por: fjscabralPelo que percebo há vidros com proteção solar e vidro baixo emissivo. Certo?
    Certo, e os dois ao mesmo tempo também.

Colocado por: fjscabralEntão, pelo que entendo, eu posso abdicar do proteção solar e escolher o baixo emissivo. Dessa forma consigo com que o interior da casa seja quente e aproveito a radiação solar e ao mesmo tempo ajuda a reter o calor entretanto gerado pela radiação solar e/ou pelo aquecimento artificial.
    Exactamente.

Pode ver aqui o folheto da Saint Gobain
  12.  # 12

Ou aqui também :).
  13.  # 13

Até ao momento eu tenho duas propostas que julgo serem de vidro baixo emissivo, mas não sei as características deles, relativamente aos fatores u fator g.

São estes os mais "importantes" numa escolha que favoreçam no Verão e o Inverno (neste último caso favorecer a entrada de radiação calorifica dentro de casa e reter o calor no interior e/ou gerado)?

Que valores recomenda para o caso que exponho? Como são duas orientações acredito que necessite de vidros com características diferentes. Certo?
  14.  # 14

Colocado por: fjscabralAté ao momento eu tenho duas propostas que julgo serem de vidro baixo emissivo, mas não sei as características deles, relativamente aos fatores u fator g.
    Peça a descrição dos vidros senão pode estar a comparar alhos com bugalhos.

Colocado por: fjscabralSão estes os mais "importantes" numa escolha que favoreçam no Verão e o Inverno (neste último caso favorecer a entrada de radiação calorifica dentro de casa e reter o calor no interior e/ou gerado)?
    Basicamente o factor g está relacionado com a energia que o vidro deixa passar para o interior quanto maior mais energia deixa entrar, depois tem o coeficiente K que lhe indica a energia que o vidro deixa passar da zona mais quente para a mais fria, neste caso quanto menor melhor.

Colocado por: fjscabralQue valores recomenda para o caso que exponho? Como são duas orientações acredito que necessite de vidros com características diferentes. Certo?
    Em relação aos valores a resposta anterior explica-lhe isso, para norte opte sempre pelo baixo emissivo, para Sul tem que decidir, ou só baixo emissivo, ou baixo emissivo com protecção solar, ou só protecção solar :) . Se tivesse estores exteriores nem pensava duas vezes, era baixo emissivo, agora com black-outs muito sinceramente você é que tem de decidir.
  15.  # 15

Meu caro acho que nos dois casos (das propostas que tenho) é baixo emissivo, mas vou procurar explorar essa situação e obter esses valores e coloco aqui.

Em relação a Norte, penso que é fácil. Não tenho muitas dúvidas.

A sul será sempre entre o baixo emissivo e o vidro normal. Proteção solar, acho que não faz sentido, pela questão do Inverno. Neste último caso (janelas a Sul) eu só procuro uma orientação nunca uma decisão. É mais fácil aproveitar o calor gerado pelo sol durante o inverno e colocar as cortinas black out durante os dias de calor no Verão, do que ter o Verão controlado e ter que recorrer a aquecimento no Inverno porque não consigo aquecer o quarto com os raios solares. A minha dúvida agora é só esta. Eu com o vidro baixo emissivo, posso ter aquecimento pelo sol durante o Inverno? Procuro então por um "g" elevado e um "u" e um "k" reduzido (segundo me lembro do que está aqui no forum).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: damned
  16.  # 16

Colocado por: fjscabralEu com o vidro baixo emissivo, posso ter aquecimento pelo sol durante o Inverno? Procuro então por um "g" elevado e um "u" e um "k" reduzido (segundo me lembro do que está aqui no forum).
    Sim claro o vidro baixo emissivo é o vidro com o melhor compromisso para Inverno a nível de factor solar "g" e coeficiente de transmissão térmica "k".

Colocado por: fjscabralÉ mais fácil aproveitar o calor gerado pelo sol durante o inverno e colocar as cortinas black out durante os dias de calor no Verão, do que ter o Verão controlado e ter que recorrer a aquecimento no Inverno porque não consigo aquecer o quarto com os raios solares
    Só mais uma achega, o vidro baixo emissivo com protecções por dentro vai aquecer mais do que o vidro normal, pois a energia que entra e bate na protecção não vai conseguir sair com tanta facilidade. Por isso é que digo que se optar pelo baixo emissivo tem de ter a noção que de Verão vai aquecer mais.
  17.  # 17

Colocado por: fjscabralAquilo que eu considero mais importante é o conforto térmico durante o inverno

Então mete um destes...
      SGG_Climatop.png
  18.  # 18

Eu vou solicitar os dados técnicos de cada uma das propostas e coloco aqui e conto com a vossa colaboração para ajudar a escolher melhor.
    •  
      bcool
    • 14 maio 2014 editado

# 19

Colocado por: Jancidoo vidro baixo emissivo tem melhores resultados se colocado pelo interior.

Então e nessa situação, qual o tipo de vidro a colocar no exterior?

A característica baixo-emissivo é um determinado tipo de vidro ou uma "capa" colocada numa das faces de um vidro normal?
    Bc.
    •  
      bcool
    • 14 maio 2014 editado

# 20

Colocado por: bcoolA característica baixo-emissivo é um determinado tipo de vidro ou uma "capa" colocada numa das faces de um vidro normal?

Já percebi que é um vidro revestido com uma fina capa transparente baixa emissiva.

Agora, lendo o folheto:
    "SGG CliMaliT®PlUS permite-lhe reduzir os gastos com o
    aquecimento e arrefecimento.

No inverno
    Reduz o efeito de zonas frias junto das janelas, minimizando
    os gastos de aquecimento

No Verão
    a sua casa aquece menos, permitindo-lhe a poupança com
    a refrigeração dos espaços, ou tornando-a desnecessária."

Fico com a ideia de que não deixam fugir o calor de dentro de casa todo o ano, mas se no verão a casa aquece menos, isso quer dizer que esse efeito também se vai verificar no inverno, impedindo dessa forma o aproveitamento do sol para aquecimento! Ou não será assim?
    Bc

0.0246 seg. NEW