Colocado por: fjscabralMas numa discussão neste forum, encontrei uns vidros que podem apresentar vantagens para as duas situações do ano. Conseguem controlar a temperatura elevada no Verão e no Inverno conseguem reter o calor gerado no interior e ao mesmo tempo permitir que a radiação solar aqueça o interior da casa.Acho que está a fazer confusão, pois quando um vidro faz controlo solar é para Inverno e Verão, logo se não deixa entrar a energia de Verão, de Inverno também não. Agora que entra sempre alguma radiação entra.
Estarei a fazer confusão?
Colocado por: JancidoAcho que está a fazer confusão, pois quando um vidro faz controlo solar é para Inverno e Verão, logo se não deixa entrar a energia de Verão, de Inverno também não. Agora que entra sempre alguma radiação entra.
O que quererá dizer é vidro com controlo solar e baixo emissivo, esse não deixa entra tanta energia Solar nem deixa a energia sair com tanta facilidade.
Penso que no futuro criarão um vidro que reflecte a luz ou deixa passar dependendo da inclinação do Sol (Inverrno ou Verão), isso aí é que vai ser uma grande evolução.
Colocado por: fjscabralExiste, é vidro baixo emissivo basta ver na Saint Gobain na Guardian etc, eles têm vidros que são baixo emissivos com um factor solar(g) bastante alto, já se falou disto aqui no forum, o vidro baixo emissivo tem melhores resultados se colocado pelo interior.
Pois, é verdade. Neste caso prefiro fazer controlo da radiação solar no Verão com recurso a ensobramentos com uma cortina e no Inverno aproveitar esse calor dentro de casa. Mas eu gostava também que o calor gerado dentro de casa durante o Inverno ficasse retido da melhor forma. Existe solução para isso?
Colocado por: fjscabralPelo que percebo há vidros com proteção solar e vidro baixo emissivo. Certo?Certo, e os dois ao mesmo tempo também.
Colocado por: fjscabralEntão, pelo que entendo, eu posso abdicar do proteção solar e escolher o baixo emissivo. Dessa forma consigo com que o interior da casa seja quente e aproveito a radiação solar e ao mesmo tempo ajuda a reter o calor entretanto gerado pela radiação solar e/ou pelo aquecimento artificial.Exactamente.
Colocado por: fjscabralAté ao momento eu tenho duas propostas que julgo serem de vidro baixo emissivo, mas não sei as características deles, relativamente aos fatores u fator g.Peça a descrição dos vidros senão pode estar a comparar alhos com bugalhos.
Colocado por: fjscabralSão estes os mais "importantes" numa escolha que favoreçam no Verão e o Inverno (neste último caso favorecer a entrada de radiação calorifica dentro de casa e reter o calor no interior e/ou gerado)?Basicamente o factor g está relacionado com a energia que o vidro deixa passar para o interior quanto maior mais energia deixa entrar, depois tem o coeficiente K que lhe indica a energia que o vidro deixa passar da zona mais quente para a mais fria, neste caso quanto menor melhor.
Colocado por: fjscabralQue valores recomenda para o caso que exponho? Como são duas orientações acredito que necessite de vidros com características diferentes. Certo?Em relação aos valores a resposta anterior explica-lhe isso, para norte opte sempre pelo baixo emissivo, para Sul tem que decidir, ou só baixo emissivo, ou baixo emissivo com protecção solar, ou só protecção solar :) . Se tivesse estores exteriores nem pensava duas vezes, era baixo emissivo, agora com black-outs muito sinceramente você é que tem de decidir.
Colocado por: fjscabralEu com o vidro baixo emissivo, posso ter aquecimento pelo sol durante o Inverno? Procuro então por um "g" elevado e um "u" e um "k" reduzido (segundo me lembro do que está aqui no forum).Sim claro o vidro baixo emissivo é o vidro com o melhor compromisso para Inverno a nível de factor solar "g" e coeficiente de transmissão térmica "k".
Colocado por: fjscabralÉ mais fácil aproveitar o calor gerado pelo sol durante o inverno e colocar as cortinas black out durante os dias de calor no Verão, do que ter o Verão controlado e ter que recorrer a aquecimento no Inverno porque não consigo aquecer o quarto com os raios solaresSó mais uma achega, o vidro baixo emissivo com protecções por dentro vai aquecer mais do que o vidro normal, pois a energia que entra e bate na protecção não vai conseguir sair com tanta facilidade. Por isso é que digo que se optar pelo baixo emissivo tem de ter a noção que de Verão vai aquecer mais.
Colocado por: fjscabralAquilo que eu considero mais importante é o conforto térmico durante o inverno
Colocado por: Jancidoo vidro baixo emissivo tem melhores resultados se colocado pelo interior.
Colocado por: bcoolA característica baixo-emissivo é um determinado tipo de vidro ou uma "capa" colocada numa das faces de um vidro normal?