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  1.  # 1

    Boa Tarde


    Pretendo construir um telheiro o mais simples possível em betão, área de cobertura 16m2.
    Construção de 2 pilares na frente .
    Obra no 3ºandar de predio.

    Qual a maneira mais fácil e quais os custos de obra prováveis?

    Agradeço desde já todas as sugestões
      2014-05-13 14.16.34.jpg
  2.  # 2

    Olá boa tarde

    Depende de qunto pretende gastar, claro.
    está em que zona do pais?
    [pub]Faço projetos, se necessitar contacte-me.
    [email protected][/pub]
  3.  # 3

    Gastar o mínimo possível , vivo na zona de Abrantes.
  4.  # 4

    Colocado por: cmbentoem betão,


    Em betão necessita de licença camarária porque não o faz em madeira! Para além de sair mais em conta!

    Veja este tipo:
      pergola-de-madera2.jpg
  5.  # 5

    Colocado por: Costa53porque não o faz em madeira!

    Costa53, como estão esses pilares de madeira apoiados? estão chumbados ao chão? Têm verginhas roscadas no interior?
    Pergunto porque tenho uma varanda onde queria fazer uma pérgula dessas. Mas, como é um apartamento, tenho que fixar os pilares de madeira de forma a que o pavimento não fique ferido...
  6.  # 6

    Não sei bem mas em madeira casquinha laminada e tratada com telhasol 12 devera ficar por volta dos 650€ assim por alto nao da para ver bem as medidas ao certo. mas deverá fugir muito. ja fiz alguns mas em ponto maior.[pub]www.hvieiraconstrutor.com ou [email protected][/pub]
  7.  # 7

    Colocado por: 1976estão chumbados ao chão?


    Exato no patamar inferior que é visivel embora tenha uns ´´gatos´´ no pilar esquerdo á parede.

    Colocado por: 1976é um apartamento, tenho que fixar os pilares de madeira de forma a que o pavimento não fique ferido...


    Existe umas sapatas metálicas onde pode encaixar o pilar quadrado e fixá-las ao pavimento com bucha quimica sem ferir o pavimento.

    Para estabilidade maior da estrutura imagine que não existe uma parede lateral então poderá no encontro dos barrotes com a viga de apoio abrir uns entalhes de forma a encaixar os barrotes prevendo a sua inclinação para uma eventual cobertura e fixar por cima com parafusos.
  8.  # 8

    Colocado por: 1976Pergunto porque tenho uma varanda onde queria fazer uma pérgula dessas


    Se tiver dificuldade em chumbar os barrotes num paramento vertical da varanda por condicionantes de caixas de estores; criar pontes termicos ao isolamento etc. então tem estas peças que ajuda a fixar os barrotes na zona tardoz.
    Concordam com este comentário: 1976
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      estribo-ala-interna-s.jpg
  9.  # 9

    Aproveitando a 'discussão', pois parece-me adequado, coloco aqui a minha questão;

    Tenho um quintal em pavimento com uma rampa de entrada para estacionar o carro. Neste momento tenho uma das tais pérgulas de compra em ferro à qual retiro o toldo no inverno. Acontece que o toldo já está em fim de vida (ressequido e com dois rasgos) e o ferro já tem pontos com ferrugem que não vale apena reparar pois a parede do tubo é tão fininha que...

    Tenho também umas videiras a crescer (quase 2m de altura agora) cuja idéia era substituirem o toldo, mas tá a demorar o crescimento e o carro fica ao sol o dia inteiro.

    A minha idéia é construir uma pérgula, em tudo semelhante à que o Costa53 sugere no comentário #4, mas tenho algumas dúvidas sobre as quais gostava de ouvir opiniões;

    1- Depois da pérgula construida, aconselham-me a esperar que as videiras crescam para conseguir sombra natural? (e uvas claro ;p ) Serão as videiras má idéia e devo sim colocar outro tipo de material? estou a considerar também telha lusa ou painel sanduiche.

    2- Todos os barrotes serão aplicados na parede e muro. Qual a melhor solução? chumbar ou usar peças tal como o Costa53 indica no comentário #8?

    Tenho algum receio ao chumbar os barrotes no muro que a água ao escorrer se vá infiltrando no barrote e o apodreça. Mas como o muro tem uma inclinação, não estou a ver que existam peças que contemplem o angulo (junto imagem para esclarecer melhor)

    Estudo Pergula


    espero ter colocado tudo de forma clara, algo que não esteja não hesitem em perguntar que esclareço.

    desde já, o meu muito obrigado!
  10.  # 10

    Colocado por: nelsontiago1- Depois da pérgula construida, aconselham-me a esperar que as videiras crescam para conseguir sombra natural? (e uvas claro ;p ) Serão as videiras má idéia e devo sim colocar outro tipo de material? estou a considerar também telha lusa ou painel sanduiche.


    Uma pergola é diferente de um telheiro!
    Não esperava pelas videiras crescer em alternativa à telha e painel sandwich pode colocar malha sombreadora deste estilo:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nelsontiago
      20130924032531.jpg
  11.  # 11

    Caso opte por malha sombreadora esta deixa passar alguma luz (raios UV) em alternativa tem esta totalmente opaca:
    Concordam com este comentário: nelsontiago
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      kit_malla_sombreadora_3.jpg
  12.  # 12

    Para fixação da malha existe este tipo de clips resistentes e seguros:
    Concordam com este comentário: nelsontiago
      clip_sujecion_1.jpg
  13.  # 13

    Colocado por: nelsontiago2- Todos os barrotes serão aplicados na parede e muro. Qual a melhor solução? chumbar ou usar peças tal como o Costa53 indica no comentário #8?

    Tenho algum receio ao chumbar os barrotes no muro que a água ao escorrer se vá infiltrando no barrote e o apodreça. Mas como o muro tem uma inclinação, não estou a ver que existam peças que contemplem o angulo (junto imagem para esclarecer melhor)


    Quando existe receio existe sempre alternativa veja esta montagem em que em vex de fixarmos os barrotes á parede optou-se por colocar um barrote fixo na parede com trifons onde assenta os barrotes para a cobertura do telheiro para alem de referir as vigas laminadas em casquinha mas com tratamento para exterior não é como já vi por aqui vigas normais estas vigas laminadas quadradas no minimo de 14x14cm são extremamente caras, poderá ter como alternativa a colocação de vigas em madeira tratadas para exterior colocadas em paralelo vigas de 12x7 com um travamento no interior substitui uma viga laminada com custos inferiores embora esta cobertura tenha madeira tratada macho/femea poderá como alternativa colocar ripado e telha lusa ou painel sandwich.

    É só uma questão de puxar pela cabeça que alternativas existem!
    Concordam com este comentário: nelsontiago
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      pergola-madera-tratada.jpg
  14.  # 14

    No fundo encontrou-se uma alternativa às vigas laminadas por madeira normal com tratamento para exterior em autoclave de risco 4 com custos muito inferiores ás vigas laminadas.

    Veja que os pilares são barrotes quadrados de 10x10.
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  15.  # 15

    Muito obrigado pelos esclarecimentos, a opção talvez venha a ser essa com a malha sombreadora e ir reduzindo a sua àrea à medida que as videiras vão crescendo.

    Quando me referia ao receio de humidades não era tanto nas vigas, mas sim nos pilares, pois parece-me que devido à sua verticalidade o escorrer de águas vai direitinho à zona onde ficariam chumbados no muro. Em todo o caso, a inclinação do muro leva-me a crer que a única alternativa é chumbar mesmo.

    Não consegui perceber se era por isso que sugeria madeira normal para os pilares, ou apenas pela poupança nos custos.



    Por último; Fiz uma pequena pesquisa e encontrei isto que resume o tratamento em autoclave (serviu para mim e concerteza para quem como eu tenha curiosidade):

    Tratamento Autoclave por Duplo Vácuo
    Processos de Tratamento

    A/ PINTURA EXTERIOR (Classe Risco I e II) A aplicar em todas as superfícies exteriores da peça (trincha, rolo e pulverização).

    B/ DENTRO DE TÚNEL (Classe de Risco I e II) Pulverização de todas as superfícies das peça (jacto ou spray).

    C/ MOLHAGEM RÁPIDA (Classe de Risco I e II) Emersão das peças num tanque durante alguns minutos.

    D/ MOLHAGEM POR DIFUSÃO (Classe de risco I e II) Emersão das peças num tanque durante alguns minutos, posteriormente as madeiras são colocadas a coberto, para facilitar a difusão do produto.

    E/ AUTOCLAVE VÁCUO/PRESSÃO (Classe de Risco I, II, III e IV) As peças são colocadas na auto clave, é-lhes retirada parte da humidade e posteriormente
    são injectadas a pressão com produto de sais hidro-solúveis.

    F/ AUTOCLAVE VÁCUO/PRESSÃO/VÁCUO (Classe de Risco I, II, III e IV) As peças são colocadas na auto clave, é-lhes retirada parte da humidade, injectado produto e volta a ser retirada parte da humidade.

    G/ TRATAMENTO TÉRMICO (Classe de Risco I, II, III e IV) Consiste em submeter a madeira a alta temperatura entre 170 e 200 Graus


    Isto levou-me a outra dúvida; Qual a melhor madeira para exterior? laminada ou normal? podem ambas ter o mesmo tratamento?
  16.  # 16

    Colocado por: nelsontiagoIsto levou-me a outra dúvida; Qual a melhor madeira para exterior? laminada ou normal? podem ambas ter o mesmo tratamento?


    Será laminada porque tem maior resistência ou seja suporta maiores cargas.
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