Tenciono comprar um terreno para construir a minha casinha. tenho um em vista, com preço interessante, a minha duvida é, no terreno por detrás, existe uma casa com janelas abertas, tenho que deixar o mínimo 3 metros ? do lado direito e em frente, caminho publico, do lado esquerdo terreno sem nada.
Queria fazer uma casa destas modernas (sem telhado) as antenas, parábolas, também contam na altura da casa ?
Como podem compreender não conheço nada em construção nem em regulamentos, o meu Pai aconselha-me antes de fazer alguma proposta para a compra do terreno, pedir informações, é por essa razão que peço a vossa ajuda.
Antecipadamente obrigada a todos que me poderão ajudar.
Convém contar pelo menos com os 3 metros de afastamento. Relativamente ao lado do terreno que confronta com a estrada, esse afastamento pode ser maior, depende da classificação da via (caminho municipal não classificado, classificado, ou outro) Talvez o melhor sítio para recolher algumas indicações reais seja mesmo na respectiva câmara Municipal. Localizando lá o terreno, será mais fácil darem-lhe algumas indicações básicas sobre a edificabilidade no terreno.
O meu pai é sábio, peça informações antes de adquirir o terreno. Quanto aos afastamentos tem de consultar o PDM da autarquia correspondente uma vez que os afastamentos não são iguais em todo o lado. Além disso tem de verificar os coeficientes de implantação, ocupação etc.
Quanto à cercea (altura) antenas e etc nao conta. Para casas de cobertura plana conta o ponto mais alto da cobertura (platibanda se for o caso) em coberturas inclinadas conta o ponto mais baixo do telhado.
Convinha também pedir uma opinião a um técnico ou gabinete de projetos para a aconselhar quanto à viabilidade do terreno.
A casa construída no terreno por detrás, deve de ter uns 30 anos, deve de estar entre 3 a 5 metros do limite do terreno do Senhor. O meu Pai diz que se construir a minha a 3 metros, vou ter vista direta para a casa do Senhor.