Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Descobri finalmente um terreno de que gosto e no qual gostaria de construir a minha casa. No entanto, precisava de esclarecer uma dúvida básica, pois não quero estar a investir no terreno para depois chegar à conclusão de que não posso construir por ser excessivamente caro.

No terreno em questão, a casa pode ocupar uma área de 250 m2. Ora digamos que eu quero utilizar toda essa área.

A minha dúvida prende-se com o custo de construção por m2. Tenho lido imensos tópicos aqui no fórum, mas confesso que só consegui ficar mais confuso :) Ora aqui vai:

- Se o custo por m2 for de 800 EUR, por exemplo, e se a casa tiver rés-do-chão e 1º piso, são 800 EUR x 250 ou 800 EUR x 500?

Obrigado!
  2.  # 2

Se a casa tiver os 250 m2 de implantação e 500m2 em dois pisos (como mero exemplo), então serão os 800 EUR X 500.
    Os 800 são meramente indicativos, é provável que seja mais, dependendo dos requerimentos mínimos pretendidos.

Cpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Clockmaker
  3.  # 3

Quando se apresenta um projecto a uma construtora, o orçamento que esta entrega é sempre feito com base nos m2?

Quando refere que os 800 Eur são indicativos, significa que o orçamento da construtora pode sofrer alterações ao longo da construção?
  4.  # 4

Colocado por: ClockmakerQuando se apresenta um projecto a uma construtora, o orçamento que esta entrega é sempre feito com base nos m2?

Quando refere que os 800 Eur são indicativos, significa que o orçamento da construtora pode sofrer alterações ao longo da construção?

O orçamento fornecido pela construtora deverá ter em conta o que especifica o projecto de execução, nas suas peças desenhadas, no mapa de quantidades e caderno de encargos.
    São indicativos, porque uma obra pode custar pouco menos que isso ou muito mais. Depende do tipo de acabamentos, tipo de construção, terreno, etc...

Cpts
  5.  # 5

Já agora, só mais uma dúvida: um arquitecto, com base no projecto desenhado, consegue ter uma noção mais ou menos aproximada dos custos da obra?
  6.  # 6

Sim consegue, e se contratar projeto de execução é possível saber o custo de construção com bastante exatidão.

Chamo-o atenção de três coisas:

1. Onde viu que podia ocupar 250m2? Na certidão de teor das finanças? Isso não tem grande validade, consulte a câmara municipal e o respectivo PDM para ver o que dá para fazer nesse terreno.

2. O preço 800€/m2 é um valor indicativo, pode ser facilmente ultrapassado, no entanto com bom projeto e bom acompanhamento à obra pode até reduzir esse valor.

3. De certeza que quer uma casa com 500m2? Isso é uma coisa enorme, uma casa com boas áreas T4 consegue-se entre 250/300m2 e já falo muito à vontade porque se apertarmos um pouco com 180/200m2 já consegue uma bela casa.

Contrate um técnico para o acompanhar neste processoso.

Boa sorte
    Nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  7.  # 7

Antes de mais, agradeço-lhe os seus esclarecimentos!

Colocado por: doisarquitectos
    1. Onde viu que podia ocupar 250m2? Na certidão de teor das finanças? Isso não tem grande validade, consulte a câmara municipal e o respectivo PDM para ver o que dá para fazer nesse terreno.

Foi o proprietário do terreno que me deu essa informação, com base no que está definido no PDM. O terreno tem 3000 m2 e permite a construção em 250 m2 para a casa (depois é possível usar o resto para outras coisas como piscina, corte de ténis e por aí fora).

2. O preço 800€/m2 é um valor indicativo, pode ser facilmente ultrapassado, no entanto com bom projeto e bom acompanhamento à obra pode até reduzir esse valor.

Espero conseguir um preço bastante inferior por m2... 800 EUR/m2 é um valor pouco convidativo para a construção que gostava de fazer...

3. De certeza que quer uma casa com 500m2? Isso é uma coisa enorme, uma casa com boas áreas T4 consegue-se entre 250/300m2 e já falo muito à vontade porque se apertarmos um pouco com 180/200m2 já consegue uma bela casa.

Uma vez que, no caso de avançar com a compra, terei um terreno tão grande ao meu dispor, gostaria de tirar o maior partido da área da casa. Até porque me parece relativamente fácil ocupar esses 250 m2 x 2... Repare... Piso superior: 2 quartos + 2 suites (1 das suites com closet) + 1 escritório/biblioteca. Piso inferior: cozinha grande + sala jantar + sala estar + sala de jogos (eventualmente + piscina interior).

Seja como for, isso também dependeria muito do projecto. Gostava de contratar um gabinete de arquitectura/arquitecto para fazer uma coisa bem feita e estaria completamente aberto a sugestões.
  8.  # 8

Colocado por: Clockmaker2 quartos + 2 suites (1 das suites com closet) + 1 escritório/biblioteca. Piso inferior: cozinha grande + sala jantar + sala estar + sala de jogos (eventualmente + piscina interior).

com estes requisitos pode começar por esquecer os 800€\m2 e começar a multiplica-los por 2 ou por 3,

essas coisas são muito bonitas, mas custam muito caro a fazer e a manter,
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Picareta
  9.  # 9

Conte no mínimo com os 1200€ + IVA/ m2 de Ab....
    para requisitos desses, com piscina interior aquecida, depois tem de ter climatização e ventilação controlada, etc....
    Também falta saber qual a área máxima de construção. é que pode bem não ser o 2X 250m2, percebe!!!!
  10.  # 10

Colocado por: Clockmaker- Se o custo por m2 for de 800 EUR, por exemplo, e se a casa tiver rés-do-chão e 1º piso, são 800 EUR x 250 ou 800 EUR x 500?

Se puder construir 500m2 de construção, não faça uma moradia, faça um prédio com 4 apartamentos e venda-os.

Colocado por: ClockmakerJá agora, só mais uma dúvida: um arquitecto, com base no projecto desenhado, consegue ter uma noção mais ou menos aproximada dos custos da obra?

Se o arquitecto que escolher não souber fazer uma estimativa de custos de construção, arranje outro.

Colocado por: ClockmakerFoi o proprietário do terreno que me deu essa informação

Uiii...essa informação não vale nada.

Colocado por: ClockmakerEspero conseguir um preço bastante inferior por m2...

Se não percebe nada de obras, como é que pode fazer uma afirmação destas.

Colocado por: ClockmakerUma vez que, no caso de avançar com a compra, terei um terreno tão grande ao meu dispor, gostaria de tirar o maior partido da área da casa. Até porque me parece relativamente fácil ocupar esses 250 m2 x 2... Repare... Piso superior: 2 quartos + 2 suites (1 das suites com closet) + 1 escritório/biblioteca. Piso inferior: cozinha grande + sala jantar + sala estar + sala de jogos (eventualmente + piscina interior).

E isso vai dar quanto de IMI todos os anos?
  11.  # 11

Colocado por: Picareta
    Se puder construir 500m2 de construção, não faça uma moradia, faça um prédio com 4 apartamentos e venda-os.

O senhor não leu o que eu escrevi. São 250 m2. 500 m2 é no caso de rés-do-chão e 1º piso. E, que eu saiba, não pedi opiniões quanto ao que fazer com o terreno.

Uiii...essa informação não vale nada.

O senhor voltou a não ler o que escrevi. Disse-me o proprietário com base no PDM. Se o homem quisesse iludir-me, num terreno de 3000 m2 atiraria com um número substancialmente maior, não lhe parece? Para mais, disse-lhe que, no caso de comprar, só o faria depois de verificar tudo na câmara. Por isso, confio plenamente nessa informação.

Se não percebe nada de obras, como é que pode fazer uma afirmação destas.

Não fiz nenhuma afirmação, apenas expressei um desejo. E não é necessário perceber das coisas para se expressar um desejo.

E isso vai dar quanto de IMI todos os anos?

É o senhor que me vai pagar o IMI? Então porquê essa preocupação quando não falei no assunto e nem sequer sabe o valor da minha conta bancária.

Agradeço encarecidamente respostas às minhas perguntas e opiniões sinceras, mas dispenso ironias e comentários desagradáveis. E aquilo que me ofereceu foi uma mão cheia deles.
  12.  # 12

Colocado por: jorgealves
    com estes requisitos pode começar por esquecer os 800€\m2 e começar a multiplica-los por 2 ou por 3,

Colocado por: Pedro BarradasConte no mínimo com os 1200€ + IVA/ m2 de Ab....
    para requisitos desses, com piscina interior aquecida, depois tem de ter climatização e ventilação controlada, etc....

Muito obrigado pela informação. É-me importante perceber com que tipo de valores devo contar para saber se posso avançar com este tipo de construção e quando.
  13.  # 13

Pelos vistos quer uma casa toda xpto. Para isso nem 1000€ por m2 chega. Depois é o pé direito que se quer alto é mais x. Depois é os caixilhos que se quer dos bonitos e bons é mais y. Depois para uma casa dessas vai querer um bom isolamento é mais x...

Eu tenho uma casa simples (dois quartos, duas wc, Sala, cozinha, e lavandaria), e creio que deve ultrapassar os 900€/m2. Sem piscinas nem excentricidades por ai além.

Outra coisa importante: esta murado? Murar um terreno desse tamanho anda na ordem das dezenas de milhares de euros.
  14.  # 14

Colocado por: ClockmakerE, que eu saiba, não pedi opiniões quanto ao que fazer com o terreno.

Pois não, mas é sempre bom ouvir (ler) outras opiniões, principalmente sendo de borla !!

Colocado por: ClockmakerDisse-me o proprietário combase no PDM.

Pois...mas foi ele que disse, e isso não vale de nada, e não interessa a base para nada.

Colocado por: ClockmakerNão fiz nenhuma afirmação, apenas expressei um desejo. E não é necessário perceber das coisas para se expressar um desejo.

Seja o que for...Dizer que deseja construir por um valor inferior a 800€/m2, sem ter qualquer conhecimento dos custos de uma obra é preciso ter muita fé !!!
    E porquê 800 e não 400?

Colocado por: ClockmakerÉ o senhor que me vai pagar o IMI? Então porquê essa preocupação quando não falei no assunto e nem sequer sabe o valor da minha conta bancária.

Não é uma preocupação minha, estava apenas a alertá-lo que o IMI é função da área de construção, mas se a sua conta bancária lhe permite negligenciar este tipo de questões, melhor para si, mas não pode é criticar quem o alerta para esse tipo de questões.
  15.  # 15

Clockmaker,

reforço o que o Picareta referiu, antes de comprar o terreno devia ir à Camara informar-se dos condicionalismos todos do terreno. O vendedor diz o que lhe convém para vender, muitas vezes nem eles percebem bem quais são as condicionantes do terreno e o que significa, por exemplo, um terreno estar inserido em RAN ou REN. Há ainda muitos mitos para a construçao neste tipo de terreno.

Eu tive uma experiencia muito desagradavel ha uns anos com um terreno de 10 mil m2 em Sintra. O proprietario tambem me garantia que era possivel construir, ate já tinha submetido projecto à Camara para uma casa enorme. Felizmente, antes de finalizar o negocio tive conhecimento que o projecto tinha sido rejeitado por excesso de area. A area permitida era menos de metade do que ele tinha me dito. É claro que eu só soube disto por minha iniciativa, pois telefonei para a Camara e disseram-me isto tudo. O proprietario nao me disse nada. Resumindo, a area que era permitida nao chegava para construir a casa que pretendia. Acabei por desistir do negocio.

Fica o conselho. Cabe-lhe a si decidir o que fazer com ele.
    Boa sorte!
    Xana
    •  
      FD
    • 16 maio 2014

# 16

Cuidado com as casas muito grandes (500m2 é uma casa muito grande).

Não tem nada a ver com contas bancárias e se se pode ou não pagar.
    Não sei a idade do Clockmaker mas, é muito comum casas grandes serem mais prejudiciais que benéficas:
    -> mais gastos para a equipar e mobilar
    -> mais gastos com a limpeza
    -> mais gastos com o aquecimento/arrefecimento (climatização)
    -> mais gastos com a manutenção (por exemplo, sempre que for preciso pintar, vai gastar muito dinheiro)
    -> mais gastos com a segurança (um alarme para 150m2 é completamente diferente de um alarme para 500m2)
    -> maior probabilidade de avarias, de necessidade de reparações, de gastos extraordinários
    -> menor acessibilidade para pessoas idosas e com dificuldade de locomoção (grandes distâncias a percorrer para tarefas rotineiras, escadas, etc.)
    -> pagará mais impostos (e a tendência é para aumentar ainda mais)
    -> maior dificuldade na revenda
    -> aquele sentimento de "casa vazia"

Deve fazer uma casa à sua medida e daquilo que precisa hoje e ainda mais importante, amanhã, não mais.
    Conheço n casos de pessoas que construiram ou compraram casas grandes e que, com o avançar da idade, venderam e foram para casas mais pequenas, porque as casas grandes eram completamente desadequadas.

Mesmo aqui no fórum, encontra um bom relato: https://forumdacasa.com/discussion/19468/de-moradia-para-apartamento-upgrade-ou-downgrade/
    Concordam com este comentário: xana, valtores

0.0199 seg. NEW