Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Sou proprietario de um lote de terreno e gostava de exclarecer uma questao que por acaso reparei.

Tenho um projecto aprovado para uma moradia e nas plantas entregues na camara, o desenho tem uma indicaçao de area.

Esse valor de area é o mesmo que tenho na caderneta predial, e pelo qual pago IMI.

A quando da compra do terreno foi efectuado, e pago, um levantamento topografico. Todos esses trabalhos foram pedidos pelo gabinete de arquitectura, o gabinete perdeu todos os documentos referentes ao meu projecto sem nunca me ter entregue copias de tudo (topografico, projeto execuçao,etc).

No entanto eu tenho um ficheiro AutoCad com os desenhos (porque estava num email trocado entre mim-arquitecto-empreiteiro), e descobri que o desenhado tem menos 10m2 que o declarado.

Ja fui a CM ver o loteamento, e noto que as dimensoes nao batem certo com o projecto entregue.

Falei com o topografo que tambem nao tem o trabalho(ja foi em 2005), na CM nao me entendo com o engenheiro responsavel pois diz que se está declarado pelo arquitecto nao interessa o que está no AutoCad .
    Tenho relaçoes cortadas com o arquitecto por diversas razoes ao que agora posso juntar nestas idas a CM que podia ter efectuado a casa com uma area bastante superior pois ele podia-se ter informado melhor acerca das areas maximas autorizadas (tive de cumprir um prossuposto de 135m2 de area de construçao, num terreno de 280m2, com area de implantaçao permitida de 90m2 ),

Lote Nº6
    1

A grande diferença sao estes 0,5 metros na frente do terreno
    2

O que está no projecto entregue na CM
    3

O que realmente existe de area (271 VS 281 )
    2

No terreno, o muro foi contruido pelo que está no AutoCad, o terreno ao lado nao tem nada construido.

O que posso fazer ? Tenho razao no que vejo?
  2.  # 2

Colocado por: p.rodriguesCM nao me entendo com o engenheiro responsavel pois diz que se está declarado pelo arquitecto nao interessa o que está no AutoCad

Sim, então o projecto aprovado é o que tem a CM, pode ter os ficheiros CAD que quiser que o que vale é o que esta aprovado.
    Para alem disso, o que prevalece é o que está "escrito" em relação ao "desenhado", ou seja, pode até o desenho em CAD tem uma área que pode ser correcta, mas no desenho vem la escrito outra, vale o que está escrito.

Promova um projecto de alterações ao Loteamento, com outro técnico, se quer levar a sua avante.
  3.  # 3

Colocado por: brunomrosa

Sim, então o projecto aprovado é o que tem a CM, pode ter os ficheiros CAD que quiser que o que vale é o que esta aprovado.
    Para alem disso, o que prevalece é o que está "escrito" em relação ao "desenhado", ou seja, pode até o desenho em CAD tem uma área que pode ser correcta, mas no desenho vem la escrito outra, vale o que está escrito.

Promova um projecto de alterações ao Loteamento, com outro técnico, se quer levar a sua avante.

Dos desenhos entregues na CM, nenhum tem as dimensoes exteriores do lote so consigo ver no Cad, mas isso nao interessa para nada?

Para mim noutros casos considerava isto como falsas declaraçoes, pois se está desenhado uma coisa e declarado outra, o que posso chamar? É um erro do arquitecto?

Esse projecto de alteraçoes ao Loteamento, pode ser entregue no conjunto de um projecto de alterçoes de arquitectura ?
  4.  # 4

Colocado por: p.rodriguesDos desenhos entregues na CM, nenhum tem as dimensoes exteriores do lote so consigo ver no Cad, mas isso nao interessa para nada?

Não tem ali um desenho que diz 11,50 x 24,00 ? o L6 ?

Colocado por: p.rodriguesPara mim noutros casos considerava isto como falsas declaraçoes, pois se está desenhado uma coisa e declarado outra, o que posso chamar? É um erro do arquitecto?

Mas penso que ainda não percebi o que pretende. Quer actualizar IMI ? Aumentar o meio metro de terreno que não está conforme ?
  5.  # 5

Colocado por: brunomrosa

Não tem ali um desenho que diz 11,50 x 24,00 ? o L6 ?

Mas penso que ainda não percebi o que pretende. Quer actualizar IMI ? Aumentar o meio metro de terreno que não está conforme ?

Essas dimensoes é o que está no loteamento da camara municipal.

O desenho entregue na camara, com a moradia desenhada é copia do que esta no AutoCad, em que esta declarado os 280m2 , mas desenhado só estao 270m2.

Eu quero saber, se tenho direito aqueles metros ou nao porque ainda nao percebi o porque de ter sido desenhado daquela forma.
  6.  # 6

Já confirmou se não cedeu terreno para o domínio publico, para fazer nomeadamente o passeio ?
    Eu também não consigo perceber a planta que coloca aí retirada do autocad.

Coloque uma planta de implantação, do projecto de arquitetura, onde se veja de facto a implantação da casa e o lote, e os lotes vizinhos também para se perceber o que está a acontecer.
  7.  # 7

A planta de AutoCad era somente para mostrar que a area desenhada é menor que aquela que esta escrita.

Na planta que tenho, nao tenho da para ver os lotes vizinhos. Até a implantaçao da casa do lote5 está mal desenhada .
  8.  # 8

Essas situações, infelizmente são frequentes.
    O projecto do loteamento tem descrito determinadas dimensões. Mas durante a obra não cumpriram o projecto do loteamento, foi acumulando erros.
    Ou face à indefinição do perfil de arruamento (é frequente nalgumas AUGI) o passeio desenhado, não é aquele que terá realmente de ficar e facilmente perde os tais 50cm. ( já me aconteceu num projecto recente no Concelho de Loures)

De qq maneira no procedimento administrativo, deveria ter-se rectificado as áreas do lote com a realidade.
    Manter os índices de construção do quadro síntese do loteamento. Também terá que cumprir com os afastamentos e poligono de implantação definidos na planta síntese do loteamento.

PS: Outra situação que também é frequente, mas parece não ser o seu caso. Os vizinhos irem construindo/ demarcando os seus lotes e o ultimo ( se ninguém for monitorizando o loteamento = Camara municipal) vai ficando com cada vez menos área....
  9.  # 9

Eu sofri com isso de ser o último , mas a câmara "amavelmente", vai me ceder terreno público em espaço continuo , mas porque principalmente tem o interesse de realizar a construção de um passeio.
  10.  # 10

Colocado por: Pedro BarradasEssas situações, infelizmente são frequentes.
    O projecto do loteamento tem descrito determinadas dimensões. Mas durante a obra não cumpriram o projecto do loteamento, foi acumulando erros.
    Ou face à indefinição do perfil de arruamento (é frequente nalgumas AUGI) o passeio desenhado, não é aquele que terá realmente de ficar e facilmente perde os tais 50cm. ( já me aconteceu num projecto recente no Concelho de Loures)

De qq maneira no procedimento administrativo, deveria ter-se rectificado as áreas do lote com a realidade.
    Manter os índices de construção do quadro síntese do loteamento. Também terá que cumprir com os afastamentos e poligono de implantação definidos na planta síntese do loteamento.

PS: Outra situação que também é frequente, mas parece não ser o seu caso. Os vizinhos irem construindo/ demarcando os seus lotes e o ultimo ( se ninguém for monitorizando o loteamento = Camara municipal) vai ficando com cada vez menos área....

Agradeço desde já todas as respostas.

Isto pode parecer mesquinho andar a chatear por 10m2, mas isto é a soma de vários erros em obra. E se ando a resolver tudo, queria ver isto esclarecido.

A questão com o passeio, acho que não é disso, pois quando eu me refiro aos 0,5 metros, são em largura na frente do terreno.

Com esta imagem assim vê-se melhor.

VS

Aqueles 0,5 metros x +/-24 = 10/12m2 que é a area em "falta" .

Outra questão, já que se falou em passeio, nas autorizações para o loteamento existe declarações arquivadas no processo em como está efectuado estruturas com o passeio publico em toda a volta, mas isso não existe somente construíram nas casas que foram construídas e nos outros lotes não fizeram.
    Agora tenho de ser eu a construir o passeio ? Apesar de estar lá declarações de engenheiro e fiscalização da câmara em como estava construído?
  11.  # 11

Já lá foi medir in sito ?

Colocado por: p.rodriguesApesar de estar lá declarações de engenheiro e fiscalização da câmara em como estava construído?

A Câmara foi dizer que estava construido passeios e não está lá nada ? Isso há qualquer coisa de estranho.
  12.  # 12

O Loteamento é camarário, foi promovido por particular, ou foi resultante de AUGI?
  13.  # 13

Colocado por: brunomrosaJá lá foi medirin sito?

Medir o que?
    O meu terreno? Se sim, o muro divisor para o lote ao lado foi construido seguindo as medidas do AutoCad.

Colocado por: Pedro BarradasO Loteamento é camarário, foi promovido por particular, ou foi resultante de AUGI?

O loteamento foi promovido por particular.

Ah, e isto começou a surgir duvidas, porque esse mesma pessoa que era dono e loteou os terrenos sempre me disse que o terreno iria até uma certa arvore e caixa de electriciade. E a quando do inicio de obra, essa pessoa estava doente e acabou por morreu, e eu confiei totalmente naquilo que o arquitecto indicou.
    Agora tenho duvidas em relação a todos os trabalhos do mesmo (sei que não é simpático, mas para ele tudo se resolvia com telas finais, mesmo uma alteração de fachada em obra! )
  14.  # 14

Então e a Câmara efectuou a recepção provisória e definitiva sem estarem concluídas todas as infra-estruturas !?!?
  15.  # 15

Colocado por: Pedro BarradasEntão e a Câmara efectuou a recepção provisória e definitiva sem estarem concluídas todas as infra-estruturas !?!?

Eu não sei o que entende por recepção provisória e o resto, mas isto foi um processo iniciado em 1994, e nas declarações do loteamento na câmara esta recibos de caução e declarações de técnicos de câmara a dar autorização para as várias fazes, 3 fazes em que a segunda fase seria essa de completar passeios. E tem as declarações da câmara Municipal de fiscalização a indicar que está concluído as várias fases!

Em conversa com o engenheiro da câmara acerca disto, só me respondeu que para eles está dado como construído logo tenho de construir por minha conta ou nunca irão dar a licença de habitabilidade.
  16.  # 16

Falsas declarações dos técnicos da câmara?!!
  17.  # 17

Ou roubaram o revestimento dos paseios entretanto!!?! Você é que sabe se vale apnea arranjar guerras com a Câmara, ou com o eng.º que assinou a recepção defnitiva do loteamento...
  18.  # 18

Colocado por: Pedro BarradasFalsas declarações dos técnicos da câmara?!!

Qual é a definição de um passeio publico?

Isto é considerado ?

Ou somente isto?

19.  # 19

Colocado por: Pedro BarradasOu roubaram o revestimento dos paseios entretanto!!?! Você é que sabe se vale apnea arranjar guerras com a Câmara, ou com o eng.º que assinou a recepção defnitiva do loteamento...

Não roubaram de certeza, conheço a zona desde o inicio do projecto .

Eu estou com a obra parada devido a múltiplos factores.

O empreiteiro fugiu, o director obra desapareceu com o livro de obra, o director de fiscalização que é/era o autor do projecto deixou passar erros, tal como dar inicio de trabalhos para aguas que agora tenho de voltar a partir paredes com tubos de agua, etc.

Para juntar a festa, devido a isso com as aguas, preciso de nova licença de construção, e para tal preciso dos termos de responsabilidades dos autores dos projectos especialidades e arquitectura. O de arquitectura não assume responsabilidade de nada e fechou o gabinete, e o de especialidades esta em angola e não me responde a emails!

Parece que paguei 10 000€, para projectos, para agora ter de arranjar outros somente por causa desses termos de responsabilidades, que a câmara ja recebeu por 2 vezes (inicio construção + 1 prorrogação) .
  20.  # 20

O passeio (infraestrutura) tem de estar de acordo com o projecto de Obras de urbanização aprovado...
    Se estava no projecto, especificado revestido com terra batida e lancil xpto, está de acordo com o projecto ;)

0.0215 seg. NEW