Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Como escavar um túnel debaixo da estrada?

Olá mais uma vez,

Tenho visto inúmeras estradas, pavimentadas em alcatrão, a serem rasgadas para fazer passar tubos de água, tubagem para cabos elétricos, etc., etc., tudo coisas de pequena dimensão (no máximo 10/15cm diâmetro).

O grande problema de rasgar o alcatrão é que a posterior emenda nunca fica bem feita, porque o alcatrão, aplicado em alturas diferentes, não une bem.

Perante isto, pergunto-me, e pergunto agora ao fórum também,

se não haverá forma de escavar um túnel pequeno (15/20cm diâmetro) debaixo da estrada,

ao longo de uns 5/6 metros de extensão (correspondentes à largura da estrada).
    Nota: Faço esta pergunta, admitindo que o pavimento da estrada se encontra a uma cota superior ao terreno envolvente.

Obrigado novamente pela atenção :)
  2.  # 2

Usando uma prima da MICAS, mas porque são "gajas" caras ...
  3.  # 3

E não há nenhum tipo de broca, que possa ser extendida, metro a metro, por exemplo?

Por exemplo, para fazer os furos de água, que tipos de brocas se usam? Não sei se haverá alguma coisa parecida, mas para furos na horizontal...
  4.  # 4

O problema dos furos na horizontal é que têm que ser encanizados quase ao mesmo tempo que se fura, a tecnologia existe só que para esse tipo de trabalhos não é rentavel.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  5.  # 5

Já por aqui se fez uma coisa dessas num atravessamento duma EN.,com um máquina de furos para poços artesianos ( tinhamos cota para instalar o equipamento na horizontal).. Outra hipotese é alugar um "toupeira"... caro p/ burro!!! ;)
  6.  # 6

Obrigado.
    Pelo menos já ficamos a saber que existe. É um começo.
    Conhece a designação dessa tecnologia? Qual a ordem de grandeza, dos custos envolvidos?

E algo, mais artesanal, não há nada?
    A minha perspetiva inicial era encontrar alguma coisa que fizesse o furo e (assumindo que as paredes do furo não desabam logo) enfiar logo um tubo corrugado, desses do saneamento, de medida correspondente.

Tecnicamente qual é a grande dificuldade de executar este tipo de furos?
    - remover o entulho criado, à medida que a broca vai avançando, ou
    - evitar o desabamento das paredes do furo?
  7.  # 7

A grande dificuldade é ter cota e espaço para a instalação do equipamento e o dasabamento das paredes.
  8.  # 8

Colocado por: Pedro BarradasJá por aqui se fez uma coisa dessas num atravessamento duma EN.,com um máquina de furos para poços artesianos ( tinhamos cota para instalar o equipamento na horizontal)..

Aqui no fórum? Não encontrei o tópico. Pode colocar aqui a referência?

Colocado por: Pedro BarradasOutra hipotese é alugar um "toupeira"... caro p/ burro!!! ;)

Uma "toupeira" é a tal prima da MICAS que o Sr. zedasilva falou?
    De que preços estamos a falar, para ficar com uma ideia?
  9.  # 9

Não.. numa obra "minha"... já faz uns bons 10 anos.
    Não tenho ideias de preços para esse serviço.. E como deve compreender cada caso é um caso. Tem de pedir cotação para o seu caso.
  10.  # 10

Duas técnicas: uma mais pesada que outra:

https://www.youtube.com/watch?v=Jcb0_woV7c0

https://www.youtube.com/watch?v=68STnPZCsmk

Não é complicado, apenas caro. São técnicas que apenas se justificam em casos muito especiais. Só a movimentação de equipamento custa muito dinheiro.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

Boas,

Tenho um amigo que fez isso para passar um cabo debaixo de uma nacional, mas tem a sorte dos terrenos terem um desnivelamento de um metro, e era para um cabo electrico.
    Acho que o sitema que usou foi mesmo o do tipo abertura de furos mas manual. vou lhe perguntar de novo sobre a maquineta.

Tem desnivel do terreno a estrada ?
  12.  # 12

Procure forma de fazer a "obturação" e depois diga como fez, depois peço-lhe ajuda na perfuração de um buraco idêntico, mas mais largo, lá prós lados do Banco de Portugal. Dizem que há muito ouro por aquelas bandas :-)
  13.  # 13

E é possível fazer isso sem problemas com a câmara ou com as estradas de portugal.
    • LVM
    • 17 maio 2014

# 14

Colocado por: pc ferreiraE é possível fazer isso sem problemas com a câmara ou com as estradas de portugal.

Um atravessamento de uma estrada obriga sempre ao licenciamento de quem tem a juridisção da mesma, a Estradas de Portugal ou a Autarquia.
    Furar tipo toupeira é caríssimo e só se usa quando não é possível abrir a vala.
    Se abertura e fecho da vala forem executados como deve ser, não há problema nenhum en atravessar desta forma.

0.0114 seg. NEW