Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,
    fiz uma pesquisa antes de colocar a minha questão mas no meio de tanta página é difícil encontrar uma resposta mais especifica! Então, começo por pedir desculpa caso a resposta à minha pergunta já tenha sido respondida algures (mas não encontrei mesmo ... :/ )

tenho a minha casa à venda há um mês, tive 1 contacto para venda (que acabaram por não aparecer sequer para visitar o apartamento) e alguns para arrendar mas eu pretendia vender mesmo pois não tenho trabalho e muito provavelmente não irei conseguir na zona onde morava.

Questão:
    1. devo tentar uma imobiliária?
    (tive 2 contactos de imobiliárias: uma de lá que diz que vende por 75 mil - eu peço 87 negociável - outro da remax a dizer que vende por 92 mil mas quer exclusividade)

2- E entregar a casa ao banco, alguém sabe como funciona?

Tenho tido a ajuda dos meus pais mas eles só me pagam a prestação ao banco até julho e não concordam muito com a ideia do arrendamento. Não sei o que fazer porque também não quero levar uma 'taulada' de IRS. Será que um contabilista me sabe fazer uma simulação de quanto ficaria a pagar caso arrendasse?

Obrigada desde já.

Obrigada!
  2.  # 2

Claro que se conseguir vender a casa e depois com esse dinheiro abater a dívida ao banco, será o melhor para os dois lados.
  3.  # 3

usa o OLX e os anúncios nos supermercados locais

foi assim que vendi a minha no início do ano
  4.  # 4

Já agora uma questão. Se a senhora pediu, por exemplo, um empréstimo de 80mil €€€ para comprar a casa e agora quer vender/entrega-la ao banco. No caso de conseguir vendê-la, ela somente tem de pagar os 80mil? Ou tem de pagar o total de como se tivesse cumprido o crédito até ao fim? (por exemplo, 30 anos?) (que normalmente é o dobro do valor que pediu...)
  5.  # 5

Colocado por: ampmfazer uma simulação de quanto ficaria a pagar caso arrendasse?

É simples; paga 28% do valor das rendas.
    •  
      FD
    • 16 maio 2014

# 6

Colocado por: ampmQuestão:
    1. devo tentar uma imobiliária?
    (tive 2 contactos de imobiliárias: uma de lá que diz que vende por 75 mil - eu peço 87 negociável - outro da remax a dizer que vende por 92 mil mas quer exclusividade)

Não há nenhuma imobiliária que lhe diga que não vende.
    O que eles querem é angariar o imóvel e para isso, dizem-lhe que conseguem vender por X ou que a vendem já por Y.
    Essas promessas valem zero.
    A única coisa que precisa para saber se vende ou não: o preço está certo?
    Se o preço estiver certo, isto é, se a casa estiver ao mesmo preço ou mais barata que uma que tenha sido vendida recentemente, é possível vender sem qualquer ajuda de uma imobiliária.
    A burocracia é bastante simples de resolver e a divulgação não lhe custa nem 1/10 do que iria pagar de comissão.
    Tem é que ter alguma paciência, persistência e seguir os passos correctos. Se está desempregada, tem tempo para isso.
    Se a casa vale menos de 100.000€, o normal é cobrarem-lhe um mínimo de 5.000€ + IVA de comissão, o que pode muito bem recuperar ou abater parte ao preço de venda se fizer a venda sozinha.

Colocado por: ampm2- E entregar a casa ao banco, alguém sabe como funciona?

Chama-se "dação em cumprimento":
    - diz ao banco que não consegue pagar a casa
    - o banco manda avaliar a casa e diz que vale 100
    - se a dívida actual for menos de 100, por exemplo 80, recebe a diferença: 20
    - se a dívida actual for mais de 100, por exemplo 110, tem que pagar a diferença: 10
    - se não tiver a diferença para pagar, é-lhe proposto fazer um crédito no mesmo banco e fica a pagar parte de uma casa que não tem

Existe uma possibilidade que é a de o banco lhe criar um plano para evitar o incumprimento (Plano de Ação para o Risco de Incumprimento), leia aqui: http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/DireitosdosClientes/ApoioSobreEndividamento/Paginas/ApoioSobreEndividamento.aspx

Colocado por: ampmSerá que um contabilista me sabe fazer uma simulação de quanto ficaria a pagar caso arrendasse?

Faça o download do simulador de IRS e faça a ampm a sua própria simulação: https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/main.jsp?body=/de/menuDownIRS.jsp

Se está desempregada, se arrendar por um valor relativamente baixo, é muito possível que não tenha que pagar qualquer IRS.
    Tem é que pedir o englobamento dos rendimentos das rendas, muita atenção a isso. Para mais informações: https://forumdacasa.com/discussion/32852/englobamento-das-rendas-2013/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ampm
    •  
      FD
    • 16 maio 2014

# 7

Colocado por: TyrandeNo caso de conseguir vendê-la, ela somente tem de pagar os 80mil? Ou tem de pagar o total de como se tivesse cumprido o crédito até ao fim? (por exemplo, 30 anos?) (que normalmente é o dobro do valor que pediu...)

Só tem que pagar o capital em dívida, ou seja, o que está a dever, acrescido de uma penalização de até 0,5% ou 2%, consoante a taxa seja variável ou fixa.

Quando o crédito tem poucos anos, o capital em dívida é sempre quase o mesmo que o valor de compra, porque as primeiras prestações são só para pagar juros.
    Quando o crédito já tem alguns anos, o valor em dívida começa a descer.

Por exemplo, comprou por 100, pediu 100, irá pagar 30 de juros ao longo de 30 anos (número hipotéticos só para exemplificar):
    No final do ano 1 -> pagou 3 de juros, deve 100
    No final do ano 5 -> pagou 2 de juros e amortizou 1 da dívida, deve 99
    No final do ano 10 -> pagou 1 de juros e amortizou 2 da dívida, deve 97
    Etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
  6.  # 8

Obrigada a todos pelas opiniões!

O que me parece é que os bancos , no caso de avaliarem a casa por menos do que aquilo que devo, devem tentar negociar uma prestação menor para amortizar a restante divida, certo?

Vou tentar ir a um local da Rede de apoio ao consumidor endividado para tentar saber, no caso, do banco avaliar por menos, o que posso fazer para não ficar em dívida porque a verdade é, se vendemos uma casa é porque não a podemos pagar, e acho que as pessoas não querem lucrar com isso. eu pelo menos, só não quero ficar a dever ao banco ... :(
    •  
      FD
    • 19 maio 2014

# 9

Colocado por: ampmO que me parece é que os bancos , no caso de avaliarem a casa por menos do que aquilo que devo, devem tentar negociar uma prestação menor para amortizar a restante divida, certo?

Não é bem isso mas, na prática, é a mesma coisa.
    O que fazem é extinguir um crédito e criar outro para pagar o que não conseguiu pagar do primeiro.
    E por vezes, a diferença na prestação até nem é tanta quanto isso... depende muito de muita coisa.

O ideal para si é não meter o banco ao barulho.
    Ou vende ou arrenda.
    Para vender, se se quer ver livre do problema, venda pelo valor da dívida, se este valor não for superior ao valor médio pelo qual foram vendidas casas semelhantes. Se for esse o caso, esqueça a venda, porque não a vai conseguir.
    Pondere o arrendamento mas, faça o possível e o impossível para não arrendar a incumpridores natos. Leia aqui no fórum como o conseguir, por exemplo:
    https://forumdacasa.com/discussion/33013/arrendar-apartamento-dicas-e-sugestoes/
    https://forumdacasa.com/search/?PostBackAction=Search&Keywords=FD%3APassos+para+arrendar+uma+casa&Type=Comments&btnSubmit=Pesquisar
  7.  # 10

Estou a tentar 'ver-me' livre deste 'problema' e penso que o arrendamento não me vai facilitar (desculpem a minha teimosia mas queria mesmo ver se não recorria a isso).

Disseram-me há algum tempo que 'existem formas' de não ter de pagar ao banco a diferença??? Será???

Também sei de um caso em que a pessoa não tinha dinheiro e o banco lhe deu um 'prazo' de 2 anos sem pagar. Vou tentar saber se isso é possível, pelo menos dava-me mais margem de manobra para a tentar vender...
  8.  # 11

FD,
    li o post que colocou no link e gostei das suas sugestões mas a questão é que se algo correr mal no arrendamento não tenho ninguém que me ajude nessas despesas...ou seja, acabo por ter sempre um problema...
    •  
      FD
    • 19 maio 2014

# 12

Colocado por: ampmDisseram-me há algum tempo que 'existem formas' de não ter de pagar ao banco a diferença??? Será???

Desconheço.

Colocado por: ampmTambém sei de um caso em que a pessoa não tinha dinheiro e o banco lhe deu um 'prazo' de 2 anos sem pagar. Vou tentar saber se isso é possível, pelo menos dava-me mais margem de manobra para a tentar vender...

De certeza que foram 2 anos sem pagar nada?
    Existem duas possibilidades:
    -> alarga o prazo do empréstimo, pagará mais no total mas, baixará a prestação actual
    -> pede carência de capital, do exemplo que falei no comentário #7, paga só a parte dos juros durante algum tempo, o que baixará a prestação actual

Estas possibilidades deverão ser propostas no PARI (Plano de Ação para o Risco de Incumprimento) de que falei acima.
  9.  # 13

Liguei para a pessoa que me falou nisso e a 'forma' a que se referia era a insolvência... :(

Sim, supostamente não pagou nada durante 2 anos...

Já agendei uma consulta na APOIARE para ver se me conseguem dar alguma ajuda.

A avaliação que o banco faz do imóvel é paga?
    •  
      FD
    • 19 maio 2014

# 14

Colocado por: ampmLiguei para a pessoa que me falou nisso e a 'forma' a que se referia era a insolvência... :(

Isso é algo bem mais complicado.
    Durante 5 anos fica completamente "vedada" de gerir o seu dinheiro, por exemplo.

Colocado por: ampmA avaliação que o banco faz do imóvel é paga?

Normalmente, sim.
  10.  # 15

Colocado por: FD

Normalmente, sim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ampm

E tem de ser o banco a fazer a avaliação bancária?
    E se ela descordar do valor da avaliação bancária que o banco está a fazer?
    Pode contratar uma empresa certificada que o faça?
    •  
      FD
    • 19 maio 2014

# 16

Colocado por: TyrandeE tem de ser o banco a fazer a avaliação bancária?
    E se ela descordar do valor da avaliação bancária que o banco está a fazer?
    Pode contratar uma empresa certificada que o faça?

Há por aí conversas para mudar isto mas, por enquanto, é o banco que manda fazer e com quem quiser.
    Os peritos são certificados mas, isso não quer dizer que não haja discrepâncias.
    Pode contestar a avaliação, por vezes dão o braço a torcer mas, é um terreno ligeiramente pantanoso...

Por outro lado, é algo em que o devedor estará sempre em desvantagem - mesmo que a avaliação não agrade, o banco pode então simplesmente dizer que não quer a casa para nada e que, o devedor tem que cumprir o contrato como foi estabelecido.
    Ou seja, ou se sujeita à avaliação ou resolve o problema por si próprio, sem o banco...
  11.  # 17

Então o banco ainda pode dizer que não aceita eu entregar a casa? :(
    •  
      FD
    • 26 maio 2014

# 18

Sim.
  12.  # 19

Colocado por: ampmEntão o banco ainda pode dizer que não aceita eu entregar a casa? :(

Pode pois, mas mesmo que o banco aceitar a casa não fica livre da divida, se actualmente a casa valer menos do que o banco lhe emprestou e o capital em divida for superior ao que a casa vale actualmente tem sempre que pagar a diferença ao banco.
  13.  # 20

Colocado por: FD
    Não há nenhuma imobiliária que lhe diga que não vende.
    O que eles querem é angariar o imóvel e para isso, dizem-lhe que conseguem vender por X ou que a vendem já por Y.
    Essas promessas valem zero.
    A única coisa que precisa para saber se vende ou não: o preço está certo?
    Se o preço estiver certo, isto é, se a casa estiver ao mesmo preço ou mais barata que uma que tenha sido vendida recentemente, é possível vender sem qualquer ajuda de uma imobiliária.
    A burocracia é bastante simples de resolver e a divulgação não lhe custa nem 1/10 do que iria pagar de comissão.
    Tem é que ter alguma paciência, persistência e seguir os passos correctos. Se está desempregada, tem tempo para isso.
    Se a casa vale menos de 100.000€, o normal é cobrarem-lhe um mínimo de 5.000€ + IVA de comissão, o que pode muito bem recuperar ou abater parte ao preço de venda se fizer a venda sozinha.

As imobiliárias fazem-me muita confusão. Cobram uns 6% (IVA incluido) de comissão, quando o proprietario pode perfeitamente comprar um anuncio no casa.sapo. Custa 150€ a opção "para sempre", isto é, o anuncio fica lá até a casa ser vendida sem pagar mensalidade (paga 150€ apenas uma vez). Consegue-se tantas visitas através do casa.sapo como através de uma imobiliária. Posteriormente, caso tenha uma proposta, contrata um advogado para tratar de todos os tramites legais (e para dar seriedade à coisa e inspirar confiança ao comprador), pagando uns 500€ ao advogado. No final a venda da casa custou-lhe 650€. Caso tivesse optado por uma imobiliária teria pago 6000€.

Ainda hoje estou para perceber qual o propósito da existência das imobiliárias. Basicamente são um intermediário cujo unico propósito é incrementar o valor final do imóvel.
    Concordam com este comentário: LuisPereira, Delfim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Extravagancia

0.0230 seg. NEW