Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Alguns exemplos BERRANTES de má engenharia e má execução! São exemplos a não seguir...

    Ligação Viga-Pilar ao lado.



    Tubo a atravessar uma Vigota



    Pilar ligeiramente torto



    Ligação pilar-laje



    Um tubo de água num pilar



    Cofragem mal feita dá nisto



    Para quê pilares:


    Parece-me a mim que isto pode ver a ser um problema gravissimo para quem habita aquela casa...


    Coisas da Casa
  2.  # 2

    Eu já vi muita coisa, mas tem aqui algumas que são dimaiss!
  3.  # 3

    Só uma pergunta... Qual é o "defeito" na 1ª foto?

    Cumps.
  4.  # 4

    A questão do pilar está torto dá-me é a sensação que o mesmo foi cheio às prestações (pelo menos em 2 vezes).

    Adriano onde foste buscar estas preciosidades :)

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  5.  # 5

    Colocado por: afsantosAdriano onde foste buscar estas preciosidades :)

    por aqui

    Colocado por: pedrosdsilvaSó uma pergunta... Qual é o "defeito" na 1ª foto?

    Além do pilar estar meio metro ao lado? (supostamente aquela viga devia apoiar nesse pilar),

    A viga principal apoia na viga de betão que está por cima da porta. Presumindo que existe betão entre elas e não tijolo como parece, aquilo tudo descarrega em cima do quê? de 20cm de tijolo de cada lado da porta? Quando tirarem aqueles prumos, deve ficar bonito
  6.  # 6

    Colocado por: pedrosdsilvaSó uma pergunta... Qual é o "defeito" na 1ª foto?

    Além do pilar estar meio metro ao lado? (supostamente aquela viga devia apoiar nesse pilar),

    A viga principal apoia na viga de betão que está por cima da porta. Presumindo que existe betão entre elas e não tijolo como parece, aquilo tudo descarrega em cima do quê? de 20cm de tijolo de cada lado da porta? Quando tirarem aqueles prumos, deve ficar bonito


    Ok, não estava a ver bem.... :)

    Cumps.
  7.  # 7

    A última é gritante!! Parece-me que aquela laje toda está assente apenas numa parede de tijolo 11 sem pilares???!!!
  8.  # 8

    A última é, realmente, muito gira.
    As "vigazinhas" têm menos de 10cm de espessura? Será que têm ferro? :-)
    Mas não deve ser em Portugal porque nunca vi tijolo com aquela dimensão (quadrados?).
  9.  # 9

    hehehhehe

    preços baixos dá nisso......
  10.  # 10

    Bom dia Sr. AdrianoP pelas fotografias deve ser engenheiro, talvez me possa ajudar num trabalho que tenho aqui pendente para entregar.. se poder tirar algumas duvidas, ficava-lhe muito agradecida
  11.  # 11

    Eu de engenharia não percebo nenhum... :)

    Não estou na área!! Apenas sou um caminhante nesta estrada de construir a minha própria casa...

    Coisas da Casa
  12.  # 12

    Colocado por: AdrianoPEu de engenharia não percebo nenhum... :)

    Quem faz uma casa é quase engenheiro, não se preocupe. A julgar pelo que vou vendo, não deve dever muito a alguns que por ai andam
    • LB
    • 27 agosto 2009

     # 13

    Na 1ª foto, não vejo qualquer problema. A viga não tem que apoiar no pilar. Trata-se de uma solução vulgar em engenharia civil, devendo a viga ser dimensionada para receber a carga concentrada excentrica.
  13.  # 14

    Colocado por: LBNa 1ª foto, não vejo qualquer problema. A viga não tem que apoiar no pilar. Trata-se de uma solução vulgar em engenharia civil, devendo a viga ser dimensionada para receber a carga concentrada excentrica.


    O que eu vejo é uma viga a ligar ao tijolo... o pilar está um pouco mais ao lado... terá sido falta de mira? :)
  14.  # 15

    a mim parece-me uma viga principal, se fosse para receber escadas talvez, mas não me parece que seja o caso.
    agora pode ser algo excentrico pode, mas custa-me a ver, parece mesmo uma viga principal pelas dimensões.
    se for o caso vamos ter problemas principalmente no vão da janela.
  15.  # 16

    Boas

    Na 1ª foto, não vejo qualquer problema. A viga não tem que apoiar no pilar. Trata-se de uma solução vulgar em engenharia civil, devendo a viga ser dimensionada para receber a carga concentrada

    Subscrevo

    cumps
    José Cardoso
    • LB
    • 27 agosto 2009

     # 17

    Isso imaginando que as paredes em alvenaria têm que ficar obrigatóriamente por baixo da viga, o que também não é verdade porque os esforços são absorvidos pela estrutura de betão e não pelas paredes (daí o facto de todas as cargas concentradas e distribuídas, serem consideradas no dimensionamento). O tempo das paredes mestras já lá vai.
    Cpts
  16.  # 18

    Boas

    Pessoalmente, neste caso não teria aplicado o tijolo e a altura da viga seria até à caixa de estore.

    cumps
    José Cardoso
    • LB
    • 27 agosto 2009

     # 19

    Isso seria uma boa solução, já que reforçava a viga no apoio da carga concentrada, além do mais aquela meia fiada de tijolo não está ali a fazer rigorosamente nada, dando até indícios de que o pé direito será bastante pequeno.

    Cupts
 
0.0206 seg. NEW